Com o tema, “Como produzir o melhor queijo do Brasil”, o Laticínios Scala encerrou no último dia 27, a V Semana de Qualidade, que visa sensibilizar os colaboradores para investir sempre na qualidade dos produtos Scala. “Dentro desse objetivo, a ideia do evento é mostrar que a qualidade é feita por todos”, explicou Darley Luiz Ferreira, Gerente de Qualidade da empresa.
Para o gerente, o tema foi bem provocativo e foi exatamente o que se percebeu na participação de todos nas várias atividades realizadas, como palestras, jogos interativos e o III Concurso de Cartazes.
“- O que vai fazer o Laticínio Scala a fabricar o melhor queijo do Brasil são as atitudes de todos, razão de envolvermos todos os setores da empresa, desde a plataforma de recepção, até o queijo embalado, passando pela pessoa que faz o atendimento telefônico, parte administrativa”, explicou.
Outro fator que se incorpora a essas atitudes, lembrou Darley, é o trabalho feito com os fornecedores. “Todo o leite que chega na plataforma é inspecionado, mas temos uma equipe de campo que dá suporte aos fornecedores, para que possam agir proativamente, para que o leite tenha sempre boa qualidade, afinal no período de pico, o laticínio recebe 420 mil litros de leite por dia”, justificou.
Avaliando a participação dos funcionários, disse que foi muito satisfatória, exigindo de alguns até um esforço maior do que o comum. “A aceitação dos colaboradores foi bastante satisfatória, apesar da rotatividade do horário. Temos funcionários que acordam às três da manhã pra trabalhar e depois de seu turno retornam à palestra”, afirmou.
Outro aspecto ressaltado por Darley é que a Semana de Qualidade, além de muito dinâmica e provocativa e convidativa. “Por conta das premiações, a Semana é muito chamativa, o que soma e acaba fazendo a interatividade, sem contar que é um momento de confraternização, de estar com o outro, um contato que muitas vezes não ocorre no dia a dia do trabalho”, ressaltou.
Gilmar Gomes vence concurso de cartazes
O III Concurso de cartazes é aberto a todos os setores, podendo ser feitos em grupo ou individual. “O pessoal se esforça, esmera para fazer o melhor cartaz. Para a apuração, fazemos a votação popular e um júri específico elege os dez melhores, provocando empolgação nos participantes, além do mais, tem uma boa premiação. Com isso ganha a empresa, o colaborador, o consumidor, enfim todos, porque a qualidade está sempre em primeiro lugar”, justificou Darley.
Reconhecendo que a empresa Scala é um dos principais expoentes na movimentação da economia da cidade, o gerente informa que a empresa tem mais de 500 funcionários diretos. “Somos mais de 500 colaboradores diretos, além dos indiretos e fornecedores, todos unidos em busca da qualidade de nossos produtos, que ganham novos mercados: além de São Paulo, Minas Goiás, Distrito Federal, Paraná, estamos abrindo o mercado no nordeste” informou.
O gerente de Qualidade Darley Luiz Ferreira é farmacêutico industrial, especialista em Engenharia de Produção e MBA em Gestão Industrial e funcionário Scala há 12 anos. “Hoje eu sou gerente, mas ingressei na empresa como Técnico de Alimentos, trabalhei no laboratório, na produção e hoje trabalho com a qualidade dos produtos da empresa”, informou, ressaltando a importância do aprimoramento. “Há tempos a empresa Scala vem mostrando que ela é porta de entrada para muitas pessoas e que há a possibilidade de crescimento sem precisar sair do município, bastando para isso que o funcionário se profissionalize, invista em conhecimentos, se capacite, isto é: estude”, frisou.
Francine Franco Amaral, Consultora de Marketing da empresa, ministrou a palestra do encerramento da Semana de Qualidade, na sexta-feira, 27, fazendo uma abordagem sobre a estratégia da empresa em permanecer no ranking como fabricante de um dos melhores queijos do Brasil. “A empresa Scala se preocupa muito com a qualidade de seus produtos e temos que mostrar para os colaboradores que queremos produzir os melhores produtos de laticínio e qual é o papel de setor, de cada funcionário para essa qualidade. Não é um setor sozinho, um funcionário sozinho que vai produzir esse queijo de qualidade, mas o coletivo; isto é, cada um na sua função tem um papel importante para produzir este melhor queijo e demonstrar essa qualidade para o mercado”, explicou.
Conheça os vencedores do concurso de cartazes (fotos):
1° Lugar: Gilmar Gomes (Setor Utilidades) : TV 32”
2° Lugar: Marcelo Timóteo (Setor Controle de Qualidade): Tablet
3° Lugar: Tânia Marques e Natalia Batista – Setor: Administrativo – Scala I (Prêmio uma Bicicleta)