Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

RETROSPECTO: O giro da semana

Edição n° 1312 - 01 Junho 2012

IV FESTIVAL DE INVERNO PNJ

 

Arte, cultura e história deram o mixno terceiro final de semana do IV Festival de Inverno, no Parque Náutico de Jaguara, com apresentação, do sábado,do grupo Timbó,  de Perdizes  e Batuk, de Araxá; dança com os alunos da professora Lícia Pícolo (Academia Atlântica)  e o ponto alto que foi o debate sobre a Revolução de 1932 – 80 anos. 

Dividiram a mesa redonda o Prof. Ivan Barbosa, mestre em Direito, aposentado pela Universidade Federal de Minas Gerais, fazendo uma magnífica análise conjuntural do movimento, que tem precedentes na Revolução de 1930. Umaverdadeira aula de história num dos cenários da Revolução. 

A professora mestra, Gabriela Engler Marques, da Unesp, falou também de forma brilhante da participação das 'Mulheres Francanas' na Revolução Constitucionalista de 1932, num testemunho de quem é neta de um combatente condecorado. Mas o testemunho mais emocionante foi mesmo de Da. Glória Afonso, narrando os combates ocorridos entre paulistas e mineiros às margens do rio Grande, na Estação do Cipó, onde morava na época, na fazenda dos pais. Mediada pelo Prof. Carlos Alberto Cerchi, os 80 anos da Revolução Constitucionalista que, para os debatedores foi, na verdade, uma Guerra Civil, foi excelente. Alvo para que todos os professores de história da cidade e tantos outros estivessem ali presentes.

No domingo, 27, na pauta, 90 anos da Semana de Arte Moderna, sob a coordenação da arquiteta Virgínia Dolabella. Outro tema candente mostrando outra revolução ocorrida no país, no campo das letras, da cultura e das artes. O dia terminou com apresentação musical com talentos da cidade de Conceição das Alagoas e de Sacramento, Grupo Insensato e do projetoProsa Boa  e Arte, coordenado por Júlio Cesar Pereira. 

Neste final de semana,presença da  Academia de Letras do Triângulo Mineiro, a partir das 10h. Garimpo de Talentos,Banda Lira do Borá, Coral Edin Neves e mesa redonda  abordando o tema, Separatismo do Triângulo Mineiro, sob a coordenação do  Prof. Guido Bilharinho e, no domingo, 3, participação da Fundação Cultural de Uberaba.