No limiar de sua gestão, o prefeito Wesley De Santi de Melo inaugurou essa semana, 26 e 27, quatro obras na cidade: reforma e adequação da EM Luiz Magnabosco, quadra esportiva e praça no Alto da Santa Cruz e praça no Residencial Paulo Cervato IV. Num preito de gratidão, homenageou o ex-prefeito Luiz Magnabosco, Natalício Mendes de Oliveira Cláudio Ferraz e Antônio Spirandelli, respectivamente,
na denominação dos logradouros públicos.
“- São cerimônias simples, com convite apenas aos familiares, mas para mim muito importantes e de grande significado, porque estamos homenageando grandes homens, uma forma de perpetuar os nomes dessas pessoas e de suas histórias”, justificou ao ET. Em todas as cerimônias de inauguração, a presença dos familiares, que agradeceram a homenagem como forma de valorização pelos feitos que
cada uma dessas pessoas realizou pela cidade’’.
Escola Luiz Magnabosco ganha rampa de acessibilidade
Municipalizada em 2009, a EM Luiz Magnabosco, antiga Escola Tancredo Neves, ganhou reforma e duas rampas de acessibilidade. “Homenageamos Luiz Magnabosco, a quem conhecíamos como Dídia, por vários motivos, um deles pelo fato de ter sido um grande prefeito desta terra e muito ter feito pela educação no município. Outro, é que foi o Dídia o construtor do prédio da então Escola Tancredo Neves, que tão bem serve os moradores dos bairros Perpétuo Socorro e Alto da Santa Cruz”.
O prefeito lembrou que realizou na sua gestão a encampação da escola pelo município, as reformas e adequação para acessibilidade. “Não poderíamos encerrar nossa gestão sem deixar registrada essa homenagem que consideramos legítima e justa”, frisou, convidando Joaninha Magnabosco e filhos para descerrarem com ele a placa de denominação.
Primeira diretora da escola, de 1986 a 1992, Joaninha agradeceu a homenagem. “Quando falaram da homenagem ficamos muito felizes e agradecidos e hoje concretizando esse ato, aqui estamos, Sr. Prefeito, para agradecer essa que consideramos uma justa homenagem, feita a um homem que muito fez por Sacramento”, agradeceu.
Joana lembrou que no bairro havia uma Escola Combinada com poucas salas. “Como estava urbanizando a praça, projetou também a construção de uma nova escola, aproveitando uma fase de expansão da rede escolar no Estado. Não foi fácil, porque tínhamos que ter um determinado número de alunos que atendesse ás exigências. E devemos muito à superintendente de Ensino da época, Profa. Terezinha Zago, que deu todas as orientações necessárias, e ele conseguiu dar uma escola estadual para o bairro, o que foi muito bom, porque antes os alunos saiam daqui e iam estudar lá em cima. A escola valorizou muito o bairro”, recorda.
Alto da Santa Cruz ganha praça e quadra esportiva
O prefeito Wesley inaugurou no mesmo dia, no bairro Alto da Santa Cruz, duas obras que receberam nomes de dois exemplares cidadãos, Natalício Mendes de Oliveira, que denomina a quadra de esportes, e Claudio Ferraz, a praça do bairro, ambos moradores do bairro.
O prefeito Wesley enalteceu os homenageados que servem de exemplo para a comunidade altacruzense. “Natalício foi um cidadão exemplar, líder na sua comunidade e exemplo de trabalhador e cidadão comprometido com as questões sociais do bairro e nos deixando uma família admirável”, lembrou.
Prosseguiu o prefeito, lembrando que a Lei que denomina a praça de Cláudio Ferraz foi sancionada por Celso Bizinoto Almeida, governo em exercício na gestão 2001/2004. “Cláudio foi um desportista que conquistou várias medalhas, um exemplo de trabalhador e de cidadão, que fatalmente morreu ainda jovem vítima de um acidente enquanto trabalhava. Uma vida efêmera, mas cheia de exemplos, por isso, nada mais justo que concretizemos o sonho da comunidade de ter estas benfeitorias, que formam o completo esportivo e de lazer”.
Dentro do projeto, a praça já tem espaço reservado para um Academia Viva, cuja verba já está depositada. “Não houve hábil para sua instalação, mas tenho a certeza de que vai incrementar ainda mais a praça Claudio Ferraz”, disse, lembrando que na urbanização daquele espaço, construiu em seu governo outras duas obras, o Centro de Convivência dos moradores e uma pista de skate”, lembrou, agradecendo aos deputados Delvito, Antônio Andrade e Deiró Marra, pela viabilização de parte dos recursos.
Famílias agradecem
Natalício Mendes de Oliveira morreu em 2009 e sempre foi morador do Alto Santa Cruz, onde criou família, oito filhos, ao lado da esposa Suarina Peixoto Mendes. Agradecida, uma das filhas, lembrou a figura paterna. “Ficamos honrados e muito agradecidos pelo Baguá ter se lembrado de papai, um homem simples, trabalhador rural e morador do bairro. É uma honra e agradecemos de coração”, agradeceu.
Tereza Ferraz da Silva, mãe de Cláudio Ferraz, recorda que o filho morreu no dia 23/12/2000, num acidente na empresa onde trabalhava. Claudio tinha 20 anos. Nasceu em Ribeirão Preto, mas ainda criança a família mudou-se para Sacramento, fixando residência no Alto Santa Cruz. Claudio tornou-se um grande atleta do Karatê na cidade, conquistando inúmeras medalhas e troféus em campeonatos. Sobre a homenagem a mãe disse: “Somos gratos ao prefeito por concretizar essa homenagem, porque Cláudio merece, ele deixou muitos troféus e medalhas e serve de exemplo para os jovens”.