Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parque Náutico continua na raia para sediar seleções

Edição n° 1322 - 10 Agosto 2012

A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram, dia 1º, em São Paulo, a escolha de 54 destinos brasileiros para Centro de Treinamento de Seleções (CTS), para a Copa de 2014. A região Sudeste ficou com 30, sendo 20 de São Paulo e apenas 4 de Minas Gerais; o Sul, com 14; o Norte,  com 4; o Nordeste e o Centro Oeste, ambas com 3 cidades.

As cidades mineiras classificadas são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Ipatinga, sendo desclassificadas as demais candidatas, como Araxá, Uberaba, Patos de Minas, Caxambu, Poços de Caldas, Caeté, Extrema, Governador Valadares, Formiga, Sete Lagoas, Varginha e Sacramento (Parque Náutico de Jaguara).

De acordo com o empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, no primeiro semestre de 2013, haverá nova seleção para a elaboração de um catálogo contendo 90 cidades (o mínimo de 64), para oferecer às 31 seleções participantes, até o final do próximo ano, quando ocorrerá o sorteio dos jogos. 

‘‘- A Secretaria da Copa de Minas Gerais já convidou as cidades desclassificadas para voltarem a se inscrever para a nova seleção de 2013 e comunicou a contratação do técnico Carlos Alberto Parreira para trabalhar na busca de seleções para hospedar-se em Minas. E como somos uma das cidades, deveremos nos inscrever novamente’’, garantiu o empresário, antevendo a divulgação do Parque Náutico e da cidade de Sacramento. 

De acordo com Ivan, o Projeto Regional Integrado, que objetiva lutar para trazer seleções para a região, após a escolha de duas cidades da região, Uberlândia e Ribeirão,  deverá ser mantido. 

‘‘- Assim que os novos dirigentes municipais forem escolhidos, serão realizados entendimentos para a continuidade das reivindicações para as melhorias na infraestrutura de estradas e hospitais; a elaboração de roteirização e sinalização turística; capacitação de mão de obra, dentre outras’’, informou o empresário, de olho nos turistas estrangeiros e nacionais, em decorrência do grande potencial turístico da região.