Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

OAB realiza XVI Simpósio Jurídico prestando homenagens

Edição n° 1340 - 14 Dezembro 2012

A 116ª Subseção da OAB de Sacramento realizou, na noite da terça-feira, 11, no Pacheco´s Buffet, o XVI Simpósio Jurídico, uma concorrida noite de homenagens, em comemoração aos 80 anos da Instalação da OAB mineira;  70 anos da criação da Caixa de Assistência dos Advogados e os 15 anos da OAB de Sacramento. Na programação, solenidade de entrega de Carteiras de Advogado aos recém aprovados pelo exame da Ordem: Bruno Mateus do Nascimento, Claudia Zanim Motta, Flávia Cristina Jerônimo Correa, Leonardo Borges Martins, Renata Afonso Cruvinel e Roberto de Almeida e Lourdes.

 

A solenidade

 

As solenidades contaram com a presença dos representantes dos poderes constituídos do município, prefeito Wesley De Santi de Melo; presidente da Câmara, José Maria Sobrinho e juíza Letícia Rezende Castelo Branco, além de eminentes convidados do mundo jurídico mineiro, entre eles, Raimundo Cândido Jr., Procurador Geral da República; Walter Cândido dos Santos, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados e Helena Delamônica.

A presidente Dora Cerchi abriu o Simpósio com um discurso em tom de despedida, antevendo a posse do novo presidente eleito, José Rosa Camilo, depois de dirigir a Ordem por dois mandatos. “É com muita emoção e alegria que presido a última  solenidade de meu mandato. Emoção, porque nesta noite de gala, vamos evocar o passado e reviver momentos de altaneira grandeza de colegas ilustres que dignificaram nossa Subseção e que, impregnados do sentimento de melhor servir à Seccional Mineira, contribuíram para sedimentar o respeito à nossa Casa do Advogado 'Dr. Felipe Venites', disse, fazendo nominalmente vários agradecimentos àqueles que de alguma forma contribuíram para o crescimento da instituição.

Dirigindo-se aos neoadvogados, desejando-lhes um futuro auspicioso, afirmou: “Esta celebração não deve resumir-se estritamente a festejar o passar do tempo, mas tem também, o importante significado de registrar uma trajetória de honra e austeridade, ao homenagear os valorosos e valorosas colegas bacharéis aqui inscritos e que nesta memorável noite, receberão solenemente suas carteiras de advogados e advogadas.  

 

Noite de homenagens 

À Conselheira Seccional e Coordenadora Subseccional da Escola Superior de Advocacia,  Ivone Regina, a primeira presidente da OAB local coube o discurso de homenagens. 

Ivone Regina lembrou os esforços envidados para a instalação da 116ª Subseção e os apoios recebidos na época;  os membros da primeira diretoria  Hildeberto Júlio Castanheira (vice-presidente, Luiz Rodrigues de Souza, (secretário-geral), Robertson Costa  Santos (secretário adjunto),  Dora Cerchi (Tesoureira) e José Loyola (tesoureiro adjunto)  e os primeiros bacharéis a receberem suas Carteiras em Sacramento: Bruno Scalon Cordeiro,  Gustavo Humberto Ramos e à estagiária Débora Silva de Araújo. 

A conselheira lembrou ainda a homenagem feita ao brilhante advogado Dr. Felipe Venites, que dá nome à Casa do Advogado  e enumerou os vários feitos e conquistas  da OAB na cidade, ano a ano. 

Num preito de gratidão, foram homenageados pelos 80 anos da OAB/MG os advogados Raimundo Cândido Júnior, Marcelo Leonardo e Luiz Cláudio da Silva Chaves. 

Pelos 70 anos da criação da Caixa de Assistência dos Advogados, foi homenageado o atual presidente Walter Cândido dos Santos, que tomará posse como  Conselheiro da OAB Nacional. 

Pelos 15 anos da OAB/Sacramento, homenagens à atual presidente Dora Cerchi e demais membros da diretoria  José Rosa Camilo; Ney Luiz Alcântara Alves; Bruno Scalon Cordeiro, representado pelo advogado . Kesley Seyssel de Melo Rodrigues;, Giovanna Taisse Oliveira e Géorgia de Melo Borges. 

Homenagens também para o ex-presidente Juarez Ribeiro Venites; o ex - desembargador e benfeitor da OAB local, Sérgio Antônio de Rezende; os advogados Hélder Silva Batista e Egmar Souza Ferraz, respectivamente, presidentes das seccionais de Uberaba e Uberlândia;  Eliseu Marques de Oliveira, vice presidente da OAB/MG; Helena Delamônica, secretária adjunta da OAB/MG; Antonio Fabricio de Matos Gonçalves, tesoureiro da OAB/MG; Fabiana Faquim, secretária da Caixa de Assistência dos Advogados, representada por Isabel Caputo; Lúcio Aparecido de Sousa e Silva, diretor tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados e os representantes dos três poderes constituídos:  prefeito Wesley De Santi de Melo; presidente da Câmara, vereador José Maria Sobrinho e a juíza Letícia Rezende Castelo Branco e o representante do Ministério Público, Promotor José do Egito de Castro Souza. 

Encerrando as homenagens, disse a Conselheira Ivone: 

“- Se conseguimos descrevê-los com correção e os adjetivamos com justa prodigalidade, tenham a certeza, caríssimos homenageados, que tudo foi fruto de nosso senso de justiça e gratidão. Assim, agradecemos a Deus pela oportunidade que nos proporcionou prestar-lhes esta homenagem,  pedindo-Lhe que suas bênçãos continuem  a iluminar todos quantos labutam  na seara do Direito, na hercúlea tarefa de conduzir os advogados e advogadas  na edificação do bem comum, da paz social  e do respeito ao Estado Democrático de Direito”.

 

Raimundindo declara amor a Sacramento

 

Raimundo Cândido Júnior (Raimundinho), ex-presidente da OAB/MG, atual Conselheiro na OAB Nacional, cidadão honorário sacramentano, que instalou a subseção da OAB na cidade,  com uma simpatia ímpar, falou da satisfação de voltar à cidade depois de quase quatro  anos.

“- Sacramento está sempre dentro do meu coração, porque uma das coisas de que muito me orgulho é de ser cidadão honorário desta terra”, declara. Na sua mensagem, destacou a importância da presença e a unidade dos três poderes e do Ministério Público. “Minha mensagem é a de sempre, de crença nos advogados. E quero parabenizar o trabalho da OAB local, agradecer aos advogados de Sacramento, aqueles que passaram pela diretoria da OAB e fê-la grande”, disse, agradecendo o apoio que deram para a que foi reeleição da  chapa encabeçada pelo advogado Luiz Cláudio e desejando sucesso à nova diretoria da OAB local, que será presidida pelo advogado José Rosa Camilo.

Dirigindo-se aos neoadvogados, num discurso cativante, afirmou: “Lembrem-se de que essas carteiras vão lhes dar muitas responsabilidades. São como sementes que vocês vão lançar á terra. E, como bons plantadores, observando a ética e os deveres profissionais, vocês verão um dia essas sementes transformadas em árvores frutíferas e frondosas. Dessa árvore, que se chama Advocacia, vocês vão se alimentar e à sua família e, merecidamente, descansar sob sua sombra”. 

Aconselhando, afirmou aos neoadvogados: “Lembrem-se, porém, que nenhuma semente vira árvore da noite para o dia, tem-se que exercitar a paciência que é a ciência da paz, que tudo acontecerá no tempo certo. Tenham três vezes paciência, que vocês serão felizes. Primeiro, paciência para com Deus, o tempo dele é diferente do nosso. Isso significa fé; segundo, paciência para com vocês mesmos, isso significa esperança. Quem espera,  sempre alcança e, finalmente,  paciência para com o próximo, com os nosso irmãos, isso se chama caridade, significa amor, o maior ensinamento de Deus”, encerrou, sob os aplausos dos presentes. 

Em entrevista ao ET, Raimundinho justifica sua ausência da cidade. 

“- Depois que me aposentei como Procurador da República e ter deixado a presidência da OAB, decidi cursar  Doutorado em Processo Coletivo na UFMG, para não deixar no meio do caminho uma caminhada que iniciei há muito tempo atrás. Mas nunca me esqueci de Sacramento, cidade que elevo em prosa e verso por onde vou . Além disso, sou Conselheiro Federal e meu mandato encerra em 31 de janeiro e aí vou me aposentar de vez”, justificou. 

Questionado sobre a possibilidade de pleitear a OAB  Federal, Raimundinho,  como é conhecido, disse que não tem essa vaidade, ainda mais em eleições indiretas, antevendo, porém, a expectativa de eleições diretas. “Eu disse na reunião do Conselho, na semana passada, que ninguém é candidato de si mesmo, alguém tem que te lançar candidato, isso significado porque te querem candidato”. 

A noite festiva encerrou com muita descontração no jantar ao som do músico, Paulinho Gomes. 

 

Neoadvogados recebem a Carteira da OAB

 

Prestigiados pelos familiares e amigos e todos os presentes no Simpósio, os jovens bacharéis entraram triunfantes para receberem as Carteiras de Advogados. Após o juramento, proferido pelo jovem advogado Roberto de Almeida e Lourdes, os neoadvogados receberam as carteiras e  trocaram presentes. 

Encerrando a  solenidade, discursaram Helena Delamônica, Walter Cândido dos Santos e Raimundo Cândido Jùnior , todos parabenizando a OAB local e os neoadvogados. 

Helena Delamônica  na sua mensagem destacou a satisfação por estar mais uma vez em Sacramento e agradeceu o carinho sempre recebido pela classe dos advogados. “É uma alegria poder comemorar com Sacramento os 15 anos da instalação da subseção, os 80 anos da OAB mineira e os 70 anos da Caixa de Assistência. E também a entrega de carteiras a seis novos advogados, é um momento memorável para todos nós”.

Walter Cândido dos Santos, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, eleito Conselheiro da OAB Federal, falando  aos presentes, lembrou da importância da Caixa de Assistência para a classe. “Acredito que deixamos um bom legado na OAB de Minas Gerais. A OAB, sempre digo, é uma obra inacabada, e cada um que vem deixa  a sua contribuição, o seu legado. O mais, tenho que agradecer o apoio à nossa chapa que nos faz chegar ao Conselho Federal”, disse parabenizando os jovens advogados e dando-lhes as boas-vindas à classe.