Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Herois do Futuro: Educando para a vida

Edição n° 1312 - 01 Junho 2012

 

Unindo a comemoração pelo Dia das Mães e uma confraternização com os velhinhos do Lar de São Vicente de Paulo, os adolescentes do projeto Heróis do Futuro, idealizado e mantido pela empresa Sak´s, tiveram, no sábado, 26, mais uma oportunidade de uma boa ação. E foi uma tarde gostosíssima na fazenda do empresário José Renato Marques, com almoço, jogos, descanso e muita animação, tudo coordenado pela pedagoga do projeto, Maria de Lourdes Folleto Vasquez, e pelo próprio empresário que fez questão 

de estar presente.

 

Adolescentes, mães e convidados chegaram cedo à fazenda e foi um amanhã de lazer completa, de acordo com Lourdes. “Mães jogando bola com os filhos, idosos de cadeira de rodas no meio do pomar, muito riso, muita alegria. As mães fizeram o café da manhã, o almoço. Foi gratificante”, ressaltou a coordenadora, destacando que o objetivo principal dessa atividade foi fazer com que os idosos também participassem da vida desses adolescentes de alguma forma, e que as mães pudessem conhecer um pouco daquilo que eles fazem no dia a dia, de filantropia e de ajuda aos outros”, justificou, informando que a visita ao Lar de S. Vicente, para ajudar nas tarefas e estar com os idosos, é feita mensalmente pelos 'heróis'. 

Falando sobre o projeto, Maria de Lourdes explica que hoje são atendidos 19 adolescentes, filhos de funcionários da empresa. “Eles são assistidos diariamente. Têm acompanhamento nas atividades escolares, nas  notas, pagam até multa quem tirar nota vermelha. Dinheiro vai pra uma caixinha e foi essa caixinha das notas vermelhas que os ajudou a comprar os presentes  para os idosos. Isso é uma forma de fazer com que eles assumam a responsabilidade com eles mesmos, com a família e com a sociedade e,  uma forma de fazer com que eles interajam com os outros”, justificou. 

Para Lourdes, nesse final de semana foi plantada mais uma semente, sem contar que essa é uma forma de tirá-los um pouco da ociosidade causada pelo uso excessivo da internet. “O uso da internet hoje é uma das nossas grandes preocupações, não só nossa, mas de muitos pais. São horas e horas na internet, o jovem, o adolescente não sabe mais interagir com os outros. Interagem no computador, mas frente a frente eles não têm conversa mais. No Heróis do Futuro, as tardes desses adolescentes são ocupadas com outras atividades  e cada vez que conseguimos tirá-los no final de semana para uma atividade física ou interação com outras pessoas é muito bom”, disse Lourdes que completa um ano de trabalho com os jovens, reconhecendo essas atividades como  o teatro, leitura, música, jogos e ações sociais, os jovens estão substituindo o mundo egocêntrico da internet. 

De acordo com a pedagoga, esse incentivo ao estudo e essas atividades saudáveis fazem parte  da política da empresa. “Hoje temos jovens do Heróis Do Futuro na assessoria  da empresa. Temos jovens no RH, na produção, almoxarifado. José Renato, o idealizador do projeto, diz que um dia quer ver a empresa povoada por Heróis do Futuro e eles estão trilhando esse caminho”, afirmou. 

Além das atividades culturais, sociais e escolares, os Heróis do Futuro têm também um momento junto a todos os setores da empresa. “Eles aprendem um pouco de tudo dentro da empresa, já com uma certa remuneração. Isso porque, se quiserem, a partir dos 16 anos serão contratados e serão absorvidos nos diversos setores e continuam sendo assistidos pelo projeto”, informou Lourdes.     

 


‘A arte na formação dos Heróis’ 

 

 

Arnaldo Júnior dos Santos, psicólogo, que trabalha no projeto Heróis do Futuro ministrando aulas de dança, fala de sua experiência e do trabalho que realizada com os adolescentes. “Estou com os jovens pelo segundo ano e trabalhamos com a dança como forma criativa, como forma de resgate da espontaneidade e também para a qualidade de vida. Paralelamente, trabalhamos  dinâmicas de grupo, relações, comunicação, enfim todos os aspectos que envolvem a fase da adolescência, que é uma fase de descoberta e mudanças”, disse. 

Segundo Arnaldo, são trabalhados com os jovens todos os tipos de dança, desde o clássico ao contemporâneo. “Eles desenvolveram muito ao longo deste tempo, aprenderam muito em todos os aspectos”, reconheceu, informando que os adolescentes interagem também junto com outros projetos da cidade, no gênero, como o Projovem.  

 

 

A emoção de José Renato 

 

 

Entre os adolescentes, o empresário José Renato participava da confraternização não escondendo sua emoção ao reencontrar entre os internos do Lar, um antigo trabalhador da fazenda onde nasceu. “É difícil descrever, mas é uma coisa que precisamos fazer mais vezes. Encontrei aqui um senhor que trabalhei  com ele quando morava na roça, na fazenda do padrinho Gaspar.   Ele não me reconheceu, mas eu o reconheci na hora, o senhor Antônio. Foi uma emoção grande pra mim, e aí a gente percebe que faz muito pouco em benefício do próximo. Esse é um momento que nos faz refletir um pouquinho e descobrir que podemos fazer muito mais”, afirmou, emocionado.

Falando sobre o projeto Heróis do Futuro, reconheceu o empresário que o retorno está sendo muito rápido. “Não apenas para eles, que depois de poucos anos saem com uma experiência profissional, aptos a serem absorvidos pelo mercado de trabalho nesse segmento, como também para a empresa, que encontra ali uma mão de obra já qualificada. E o mais importante, o seu rendimento escolar melhorou substancialmente, pois ao invés de ficar em casa, na ociosidade, sem a presença dos pais, pois, normalmente, hoje, todos trabalham fora, ele está aqui sendo acompanhado em suas atividades escolares. O resultado disso tudo é que, no último ano, não tivemos nenhuma reprovação entre eles”, informou.

José Renato destacou também a interatividade dos adolescentes na fazenda, junto às mães e aos idosos do Lar de São Vicente. “É muito bonito ver essa amizade recíproca, esse respeito e esse reconhecimento dos adolescentes para com os mais velhos”, reconheceu, lembrando que sua ideia inicial, ao conceber um projeto para a Sak's, era o de trabalhar com os idosos. “Eu tinha outro projeto em mente, porque quando fazíamos doação de casa em casa, várias vezes me deparei com pessoas abandonadas, que ninguém ajudava, e o meu projeto era  levar essas pessoas para uma casa para serem assistidas. Cheguei a alugar uma casa onde passariam o dia. Com café da manhã, almoço, atividades, lanches, banho, jantar e retornariam à casa, ao entardecer. Aqui na fazenda seria um local onde elas viriam para se divertir. Mas devido aos problemas burocráticos e responsabilidades para lidar com idosos, conforme muitos nos alertaram, decidimos mudar o projeto. E valeu a pena. Uma vez por mês visitamos o Lar de S. Vicente e hoje, fazemos essa interatividade, uma oportunidade de estarem juntos num momento de lazer”, finalizou. 

 

 

O agradecimento...

 

 

Para Valdeci José dos Reis, presidente do Lar São de Vicente de Paulo, acompanhando os idosos  na fazenda, a importância do trabalho e de atividades como a  daquele dia são indescritíveis . “É uma coisa muito especial essa interação com a criançada. É muito bom. Eles estão juntos com os idosos  e o que percebemos é o prazer que todos sentem em estar participando. É um experiência fantástica isto aqui. Sem contar que isso faz muito bem para os idosos. O lar é grande, mas eles precisam de novos espaços, contato com a natureza, com o verde, espaços que acabam  ficando restrito no Lar.   Ficamos agradecidos ao empresário José Renato, à Lourdes e a todos os adolescentes por essa parceria”, agradeceu.

Bento Eurípedes (foto), conhecido como ‘Poeta de Deus’,  agradeceu em nome dos idosos do Lar. “Queremos agradecer a todos que nos trouxeram aqui, que fizeram isso pra nós, fizeram a comida, nos deram de comer, beber. Agradecemos a todos e pedimos a Jesus que dê força e saúde para todos, que os defenda de coisas que possam prejudicá-los”, disse declamando a prece de Cáritas:

 

 

 

“Deus nosso Pai, 

que Sois todo poder e bondade, 

dai força àqueles que passam pela provação, 

dai luz àqueles que procuram a verdade,

e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. 

Deus, 

dai ao viajante a estrela Guia, 

ao aflito a consolação, 

ao doente o repouso. 

Pai, 

dai ao culpado o arrependimento, 

ao espírito, a verdade, 

à criança o guia, 

ao órfão, o pai. 

Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.  (...)