Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Funcionários da Prefeitura particpam de palestra sobre Ergonomia

Edição n° 1311 - 25 Maio 2012

Os médicos Rubens Ferrari e Marcelo Assunção, membros  da CRST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, da  regional de Uberaba,  estiveram em Sacramento, dia 24, para ministrar palestra sobre Ergonomia, por  iniciativa do setor de Segurança  no Trabalho da Prefeitura, que tem como chefe, Gislene Gonçalves de Souza. 

De acordo com Gislene, a PMS iniciou a implantação desse setor há pouco mais de um ano. “Esse setor vem sendo desenvolvido há um ano e três meses, e esta capacitação deveria ser na Semana Interna de Prevenção de Acidente (SIPA), que nós não temos ainda. Para desenvolver um trabalho de ergonomia, precisamos de um Proerg, um programam de ergonomia de acordo com cada setor da PMS e hoje estamos  dando o pontapé inicial” justifica.

De acordo com a chefe do setor, a necessidade dessa promoção em saúde  nasceu a partir da verificação dos casos de afastamento, licenças. “Trabalhamos junto ao Departamento  Pessoal e constatamos que a maioria das doenças são tendinite, tenossinovite, LER DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho), fibromialgia, e outras, todas, doenças decorrentes do trabalho. Então, alguma coisa deve ser feita”, ressalta. 

A palestra do dia 23 reuniu servidores dos setores de obras, educação, assistência social e esportes. A próxima, no dia 12, será para o pessoal da saúde. “Depois desse ciclo de palestras, cada funcionário vai preencher um questionário para detectar as queixas mais comuns e, a partir daí, elaborar o Proerg”.

 

Ergonomia previne problemas por posturas incorretas

 

O médico Rubens Ferrari explica que a Ergonomia “estuda desde a postura das pessoas até a disposição dos móveis. “É uma ciência que está em voga hoje e que precisa de fisioterapeuta para ajudar com a parte prática, por isso a presença do Marcelo aqui, para mostrar as posturas incorretas nos mais variados trabalhos”, diz, acrescenando: “Não adotar a postura correta implica em problemas de saúde, simplesmente por não observa a postura correta. E isso  não acontece só no trabalho, ocorre até no lazer”, afirma.

Ferrari explica que o objetivo da palestra e passar essas orientações, mas que só tem  resultado dependendo do trabalhador em relação à adequação do ambiente e dos móveis, com a ajuda da empresa. “Afinal, não  tem como adequar uma cadeira para cada tipo de pessoa. É como um  carro, cujos bancos são feitos sobre as orientações de ergonomistas  e ele tem que ser adequado  de acordo com o tamanho, o seu peso, a altura de quem vai sentar. E quantas pessoas observam isto? Então, aqui será assim, a semente será plantada, mas vai depender exclusivamente do empregado  ter a postura correta, a atividade laboral, etc”, destaca.

O fisioterapeuta Marcelo Assunção incumbido da parte pratica explica que a conscientização é primordial  para que as pessoas adotem as posturas corretas, a relação do empregado com o seu ambiente de trabalho  e a maneira mais agradável de se fazer isso é a ginástica laboral, feita no seu ambiente de trabalho. “Durante essa ginástica laboral, podemos dar muitas orientações a respeito da postura no trabalho, da disciplina no trabalho, em relação à interferência e adaptação do trabalhador com o instrumento de trabalho”, ressalta.

Para Marcelo, a parte estrutural é também muito importante. “ Mas se a pessoa não a usa adequadamente, ela não  tem razão de ser. É aí que entra a conscientização”, frisa, alertando que “para se obter alguns certificados, as empresas devem atender a certas exigências como ter médico do Trabalho, centro de ginástica laboral e isto cada vez mais tem sido cobrado”.