Edição nº 1342 - 28 Dezembro 2012
A Câmara Municipal de Sacramento, em sessão solene realizada na última sexta-feira, 21, inaugurou a reforma e ampliação do Paço Municipal, que recebeu elevador e banheiros para cadeirantes, e homenageou 18 cidadãos pelos relevantes serviços prestados ao município.
Receberam o Título de Cidadão Hononário de Sacramento, Aníbal Camilo Togni, Aparecido Alves Claudino, Kesley Seyssel de Melo Rodrigues, José Pereira dos Reis, Moacyr Camargosr, Vlademir Berlese e Wagner Sebastião de Oliveira, além de Audálio Dantas e Sílvia Madalosso Dreher, que justificaram a ausência. Foram agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo 'Dr. Clemente V. de Araújo', o deputado Antônio Lerin, Armando Vicentini, João Jarnaldo de Araújo, vereador José Carlos Basso De Santi Vieira, Profa. Maria José Vieira Afonso de Almeida, Neuza Aparecida Pinheiro de Melo, Oralda Martins Manzan, Oswaldo Borges de Araújo e Reinaldo Jerônimo.
Paço Municipal ganha acessibilidade
O Paço Municipal 'Dr. Juca Ribeiro' passou por ampla reforma em dezembro de 2006, mas pouco tempo depois, problemas no telhado obrigaram a mesa administrativa a fazer novas intervenções para corrigir o defeito, até que o atual presidente, José Maria Sobrinho, decidiu investir numa reforma mais ampla, incluindo a acessibilidade do prédio, obrigatória desde a lei de dezembro de 2004. O prédio passou agora a ser dotado de elevador e banheiros para cadeirantes.
Conforme planilha de reforma, foram executadas as seguintes obras: plataforma de elevação vertical; reforço de estrutura do anexo para construção do pavimento superior; rampa de acesso aos sanitários com instalação de guarda-corpo e corrimão; sanitários masculinos, femininos e para pessoas com necessidades especiais; uma cozinha para atendimento ao pavimento superior da casa; troca do carpete do plenário; troca dos vidros das janelas da fachada adequando-os às normas de segurança exigidas pelo corpo de bombeiro; construção de banheiro para atendimento no salão de despacho; construção de uma cabine de som em vidro temperado; adequação de iluminação do plenário da casa; troca do forro de gesso no salão nobre e pintura geral do prédio. A primeira planilha custou R$ 317 mil, mais um aditivo.
Os cadeirantes, Edmilson Peres e Jaqueline de Carvalho Aguiar, inauguraram o elevador, após o corte da fita inaugural pelos vereadores, presidente José Maria Sobrinho e Bruno Scalon Cordeiro, seguido do descerramento da placa com os dizeres:
“- Aos 21 dias do mês de dezembro de 2012, a Câmara Municipal de Sacramento entrega ao povo desta cidade o conjunto de edificações, reformas e ampliações realizadas neste Paço Municipal, em especial a implementação de acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, em reconhecimento à isonomia do direito à dignidade que deve imperar entre todos os cidadãos. Dezembro de 2012. Dr. José Maria Sobrinho - Presidente e demais vereadores.
Os novos filhos das terras do Borá
Cerca de nove personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadania e outras nove com a Comenda do Mérito Legislativo, apresentadas pelos vereadores e aprovadas por unanimidade pela casa.
Receberam o título de Cidadania Honorária de Sacramento, Aníbal Camilo Togni, natural de Poços De Caldas, atua no município há muitos anos, como presidente da empresa Togni Materiais Refratários; Aparecido Alves Claudino, natural de Iporã (PR), mudou-se para Sacramento, onde exerce o cargo de Diretor Geral da Suapi; José Pereira dos Reis, mineiro de Perdizes, fez história na cidade pela participação nas folias de Reis; Kesley Seyssel de Melo Rodrigues, natural de Uberaba, é advogado na cidade; Moacyr Camargo, paulista da cidade de Dracena é músico e compositor, com uma ficha de trabalhos dedicados ao Colégio Allan Kardec; Vlademir Berlese (Mirim), natural de Brodoswki (SP), dedica-se ao ramo do agronegócio no município; Wagner Sebastião de Oliveira, natural de Pedregullho (SP), é comerciante empreendedor na cidade e membro da diretoria da Associação Comercial de Sacramento. O jornalista, paulistano, descobridor de Carolina Maria de Jesus, em São Paulo, Audálio Dantas, e a pedagoga Sílvia Madalosso Dreher, natural de Horizontina (RS) justificaram suas ausências.
Após a proclamação, dos novos filhos da terra foram saudados com o Hino de Sacramento, interpretado por Rafael de Araújo (violão), Camila Rocha (voz) Douglas de Souza (clarineta).
Os novos comendadores...
A Comenda da Ordem do Mérito Legislativo 'Dr. Clemente Vieira de Araújo' é outorgada àqueles que, na opinião dos edis, merecem a honraria por contribuírem de algum forma com a cidade, através de seu trabalho e voluntarismo.
Foram agraciados com a comenda, deputado estadual Antônio Lerin; empresário do Comércio, Armando Vicentini; psicólogo holista e acumputurista, João Jarnaldo de Araújo vereador por quatro mandatos, José Carlos Basso De Santi Vieira; professora de Geografia aposentada pela EE Cel. José Afonso, Maria José Vieira Afonso de Almeida; voluntária nas obras sociais da cidade, Neusa Aparecida Pinheiro de Melo; voluntária nos serviços da Igreja Católica, Oralda Martins Manzan; vicentino, voluntário da Creche São Vicente de Paulo, Santa Casa e do dispensário dos pobres, Oswaldo Borges de Araújo e o empresário do ramo de som e discografia, há mais de 30 anos, Reinaldo Jerônimo.
O presidente da Casa, vereador José Maria Sobrinho recebeu como homenagem a moção de congratulação e de um cartão de prata, entregues pelo vereador Danilo Gonçalves Silva em nome de todos os demais vereadores.
O deputado Lerin falou em nome dos homenageados, agradecendo a honraria; o vereador Bruno Scalon Cordeiro discursou em nome da casa e, por fim, o presidente José Maria Sobrinho, único vereador reeleito, saudou os homenageados, após prestar homenagem ao vereador Bruno Scalon Cordeiro, prefeito eleito.