Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parque Náutico de Jaguara está na pré seleção dos Centros de Treinamentos das Olimpíadas de 2016

Edição n° 1257 - 13 Maio 2011

Os proprietários do Parque Náutico de Jaguara, Ivan Sebastião Barbosa, a esposa Ruth Scalon e as filhas Paula, Renata e Simone estão radiantes e vêem coroado de êxito os investimentos feitos e o empenho que têm feito no sentido de tornar o Parque Náutico de Jaguara uma das sedes para o Mundial de 1914 e, também, como Centro de  Treinamento – CT, dos  pré-jogos das Olimpíadas de 2016. As chances pela primeira opção parecem mais remotas, uma vez que o comitê da CBF apontou para serem visitadas pela FIFA, as cidades de Uberlândia e Araxá. Mas como CT das Olimpíadas de 1916, o Parque Náutico está entre os locais selecionados.

O comunicado oficial foi feito ao empresário Ivan Barbosa, no dia 2 de maio, já com o convite para participar do Seminário de Orientação, no  próximo dia 23, no Rio de Janeiro. Ivan, é claro, confirmou presença no evento. Após o seminário, será assinado o termo de adesão e aí, serão realizadas as visitas técnicas. 

 

21 CTs pré-selecionados em 16 cidades 

 

De acordo com os jornais “Hoje em Dia” e “Estado de Minas”, edições de 3/5/2011, dos 334 CTs, dos quais 147 serão escolhidos, 21 estão em Minas Gerais e um deles, em Sacramento, no Parque Náutico de Jaguara. 

Relatam os jornais, que o processo de seleção é dividido em várias fases, que serão concluídas em janeiro do próximo ano. A partir daí, as instalações selecionadas serão incluídas  num guia a ser lançado nos Jogos de Londres em 2012 e, entregue aos Comitês Olímpico e Paraolímpico. 

Os jornais informam ainda que após o Seminário previsto para o dia 23, o termo de adesão será assinado e as visitas técnicas serão feitas por uma comissão multidisciplinar formada por 15 membros do Comitê Organizador Rio 2016, com apoio do Comitê Olímpico  e Paraolímpico brasileiros e o Ministério do Esportes. 

Cerca de duas mil delegações desembarcarão no Brasil, alguns meses antes das Olimpíadas para treinamentos e aclimatação. 

A maior parte dos centros de treinamento estão concentrados na região sudeste e sul. Os estados que mais  receberão   seleções são São Paulo, 87; seguido do Rio de Janeiro, 84; Paraná, 43; Santa Catarina, 25; Minas Gerais, 21;  Espírito Santo, 16; Rio Grande do Sul,13

Além de Sacramento  e Belo Horizonte estão pré-selecionadas outras 14 cidades de Minas:   Além Paraíba, Barbacena, Eloi Mendes, Governador Valadares, Ipatinga, Itamonte, Itaúna, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso,  Uberlândia, Varginha e Viçosa. 

 

Seis cidades mineiras são pré-selecionadas  para receber seleções na Copa de 2014

 

O Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA divulgou, no sábado, 7, a lista dos candidatos a servirem como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) na Copa do Mundo da FIFA/ Brasil 2014. Enquanto que para as Olimpíadas de 2016, Minas Gerais tem 16 cidades pré-selecionadas, para a Copa do Mundo de 2014, são apenas 6. 

No Estado, além de Belo Horizonte (uma das sedes do Mundial), foram pré-selecionadas seis cidades: Araxá (Estádio Fausto Alvim), Extrema (Hotel Fazenda das Amoreiras), Juiz de Fora (Estádio Municipal Mário Helênio), Matias Barbosa (Hotel Haras Morena), Montes Claros (Estádio José Maria Melo) e Uberlândia (Complexo Municipal Virgílio Galassi). Inicialmente, eram 17 cidades mineiras concorrentes.

São necessários 64 CTs, mas  o Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa pretende preparar 90, por isso, em todo o país, são 145 locais pré-selecionados, que, segundo a Fifa, atendem aos requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros. 

A partir de agora, todas as cidades serão visitadas pela equipe de vistoria da Fifa. E a  primeira lista das cidades com potencial para sediar os CTs, será divulgada até dezembro. Porém a FIFA em seu site oficial ressalta: “Vale lembrar que a presença de um local nesta lista não quer dizer que este tenha sido aprovado definitivamente pelo Comitê Organizador e muito menos seja garantia de que será utilizado na Copa do Mundo. Estes são os locais que atendem apenas aos requisitos básicos (…)”.

A FIFA informa ainda  que a empresa que presta serviços técnicos ao Comitê Organizador da Copa de 2014 realizará, até o fim de julho, a inspeção nos Campos Oficiais de Treinamento. 

Os representantes das seleções nacionais poderão conhecer os locais aprovados pelo Comitê Organizador no próximo ano e a escolha definitiva das seleções só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013. (www.superesportes.com.br/ Com adaptação para o ET)