Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Eleições escolares começam

Edição n° 1259 - 27 Maio 2011

Enquanto os candidatos aos cargos nas superintendências se preparam para as inscrições, os candidatos a diretores e vices das escolas estaduais estão em plena fase de campanha com a divulgação de chapas por meio de assembléias nas escolas. A divulgação iniciou no dia 20 e vai até 24 horas antes do início da votação prevista para o domingo, 5 de junho.  A convocação e cadastro da comunidade escolar para a votação começou na quarta-feira, 25. 

 

QUEM PODE VOTAR

 

 

De acordo com os artigos  9 e 10 da Resolução nº 1812/11, da SEEMG, podem votar: 

- Os Profissionais em exercício na escola ou em licença, podendo votar em todas as escolas onde lecionam

- Os alunos regularmente matriculados e freqüentes acima de 14 anos

- Os pais ou responsáveis dos alunos regularmente matriculados e freqüentes abaixo de 14 anos

O votante só terá direito a um voto por escola, independente se pertencer a um ou mais segmento.

Ainda de acordo com a lei, nas escolas onde houver apenas uma chapa inscrita, essa chapa será indicada se obtiver mais de 50% dos votos válidos. No caso de duas ou mais chapas será eleita aquela que obtiver o maior número de votos. Na hipótese de duas ou mais chapas obterem o mesmo número de votos válidos, haverá nova consulta à comunidade escolar para a escolha entre as chapas empatadas, em data prevista para o dia 12 de junho.  

 

 

Conheça os candidatos a diretora e vices de cada escola

 

 

EE Afonso Pena 

Tânia Aparecida Moreno, 31, é formada em Letras pela Uniaraxá e pós-graduada em Tecnologia da Informação e Gestão Informatizada para o Ensino Fundamental pela UFJF e é  professora de Língua Inglesa há 13 anos na E.E. Dr. Afonso Pena Jr. Líder nata, atuante em várias escolas da cidade, comprometida com a causa real da educação, contribui diariamente para a formação dos jovens, com dinamismo, criatividade e comprometimento.  Além do magistério, sua vocação musical apresentou-se muito cedo, quando aos 13 anos já ensinava várias pessoas a arte de tocar teclado, sendo que muitos de seus alunos atuam no campo artístico e cultural, profissionalmente. A decisão de  pleitear a direção da E.E. Dr. Afonso Pena Jr., nasceu do intuito de trabalhar em prol de uma educação moderna, porém resgatando os valores tão necessários à sociedade atual, contribuindo para a formação das crianças e adolescentes, para que a educação pública possa ser reconhecida e os educadores respeitados e valorizados.

Maria Aparecida Belai Bonetti é formada em Letras e pós-graduada em Ciências da Religião, casada, mãe de duas filhas. Professora  atuante há 21 anos e atualmente na E.E.Dr..Afonso Pena Jr. Trabalhou em várias escolas municipais e estaduais, sempre demonstrando comprometimento e dedicação pela educação de crianças, jovens e adultos, além de participar de projetos sociais e entidades filantrópicas. 

 

 

 

EE Barão da Rifaina  

Alice Jerônimo de Melo, 47 anos, sacramentana, ingressa no magistério em 1990, como professora de Ciências. Aprovada em concurso público em 1991, para o cargo de professora de Ciências,  tomou posse na E. E. Barão da Rifaina. Como professora, realizou inúmeras feiras de Ciências, despertando a criatividade e aguçando a busca de conhecimentos de seus alunos. Em 05/12/99 foi eleita pela comunidade escolar para assumir a direção da Escola, cargo que ocupa  até hoje, no terceiro mandato. Como diretora elevou os índices de aprendizagem dos alunos, ficando a escola  classificada em 2010 como a melhor escola da SRE de Uberaba e a 7ª de Minas Gerais, no PROALFA. Implantou na escola o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos a nível de Ensino Fundamental e Médio, Projeto Acelerar para Vencer, Projeto de Tempo Integral e a Educação Profissional com o curso PEP EJA Gestão de Pequenas Empresas. Reformou o prédio escolar, informatizou a escola, adquiriu grande quantidade de mobiliário e equipamentos, tornando o ambiente escolar mais confortável e prazeroso. 

Cladir Aparecida Zago de Faria, 46 anos, sacramentana, cursou o Magistério e Licenciatura Plena em LETRAS  e pós graduação em  Metodologia do Ensino de Portugues. Trabalhou como professora primária nas escolas. Tomou posse na EE Barão da Rifaina em 1991, onde leciona Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio e exerce o cargo de vice diretora desde 2005. 

Wênia Aparecida de Souza, 37 anos, sacramentana, formada em Estudos Sociais pela UniAraxá. Atualmente tem se dedicado ao ensino de Geografia, Ensino Religioso  e História nas Escolas Municipais Dr. João Cordeiro e Coronel Júlio Borges e na Escola Estadual Barão da Rifaina. Entre os interesses e preferências de Wênia encontram-se  o “gosto” pela vida em família e a missão de   educar.

 

 

 

EE Cel. José Afonso de Almeida

Chapa 1

Monica Vieira Almeida, 45, é sacramentana, filha de Franklin Vieira e Auta Ferreira Vieira. Todos os estudos até concluir o secundário foram na Escola Coronel e depois de se formar em Estudos Sociais e Geografia, cursou pós graduação em Direito Educacional. Mônica é professora há 27 anos, tendo passado por todas os níveis educacionais desde a pré-escola ao Ensino Médio em várias escolas da cidade, lecionando. Nos últimos anos, passou a atuar apenas na Escola Coronel, no ensino Médio, sempre dando assistência e coordenando projetos pedagógicos de valorização pessoal e de aprendizagem para os alunos dos diferentes níveis. Criou e desenvolveu por dez anos o projeto Geo Music. Atualmente, faz projetos com vários profissionais da cidade para estimular os alunos a prosseguirem os estudos. Casada com Vânio José Almeida, Monica é mãe de Ana Flávia e Ana Jùlia 

Adriana Marcondes Monteiro e Resende, 45, é sacramentana,  nível superior em Pedagogia, com especialização em Supervisão Escolar. Trabalhou como educadora na Creche São Vicente de Paulo e, como professora,  nas escolas Afonso Pena, Eurípedes Barsanulfo e Coronel, desenvolvendo projetos de sucesso. Como Especialista da Educação atuou nas escolas Barão da Rifaina, Coronel José Afonso de Almeida e  Sinhana Borges e atualmente trabalha como professora de uso da biblioteca, na escola Coronel.

José Bonifácio Cruvinel, 59, é sacramentano, formado em Matemática, pela Faculdade de Letras São Tomás de Aquino e pós graduação na Faculdade Barão de Mauá, em Ribeirão Preto.  Trabalhou no Banco do Brasil entre 1974 a 1995, chegando a gerente de agência  e pela experiência no Magistério chegou ao quadro de instrutores do banco. Trabalhou em várias escolas e soma hoje cerca de 40 anos de experiência no Magistério, lecionando atualmente na Escola Coronel.  

Maria Tereza Silvério é professora graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz  de Fora (UFJF) e pós graduada em Educação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Profª Nair Fortes Abu-Mehy”, de Além Paraíba (MG). Servidora pública estadual há 21 anos, atua como professora de Educação Física, estando sempre à frente de equipes desportivas, dentre elas  as equipes participantes  do JES e do JEMG, além de ser membro atuante no Setor  da Juventude “Caminho Novo”, da Paróquia de N. Srª do Patrocínio do Ssmo Sacramento.

 

 

 

Chapa 2

Salma Silva de Almeida, 40, é professora de Matemática do ensino fundamental e Médio desde 1990, com especialização em Matemática e Metodologia de Ensino. Trabalhou em várias escolas, mas seu objetivo sempre foi o de  trabalhar na Escola  Coronel, onde estudeu durante 11 anos e sempre teve laços afetivos. Iniciou na Escola Coronel como professora e logo  foi indicada pelo Colegiado como vice-diretora, em substituição, podendo então colaborar na biblioteca e com o caixa interno . Em 2004, foi convidada a ser vice e foi com muita satisfação que encarou esse novo desafio, com o qual muito aprendeu e passou a ter experiência nos três turnos. Atualmente, é vice-diretora no vespertino e responsável pela parte financeira, cargo que ocupa há vários anos como Tesoureira. Para Salma, o aprendizado foi grande  nas duas gestões em que atua como vice-diretora e acredita que como diretora poderá concretizar o aprendizado de oito anos em prol de  melhorias para a escola. 

Arlete Marcondes Silva é professora do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, com  licenciatura plena em Pedagogia e pós graduação  em Psicopedagogia Ensino-aprendizagem. Tem pela Escola Coronel um grande carinho, pois ali fez os seus estudos até concluir o Magistério e iniciou sua carreira profissional e para onde retornou  em 2005, após trabalhar noutros estabelecimento. Na Coronel estudaram também seus filhos Aluísio, Ana Carolina e Ana Claudia e foi com satisfação que aceitou o convite para vice-diretora. 

Cristiane Alves de Souza Florêncio, 33, nasceu  em Campinas e em 1992 mudou-se para Conquista. Formou-se em Letras pela Uniube, iniciando-se na carreira do Magistério em Conquista,  lecionando no Ensino fundamental. Após concluir a faculdade, passou a lecionar também em Sacramento. Hoje com 10 anos de carreira, Cris se dedica aos alunos e à escola acreditando num ensino de qualidade, com a certeza de poder contribuir para um futuro melhor aceitou o convite para vice-diretora.  

Walnilda Abadia Batista Vieira, 48,  anos, formada em Letras, com especialização em Metodologia da Língua Portuguesa, atua há 24 anos no Magistério. Já exerceu a função de vice-diretora na antiga EM Maria Crema e é  professora de Língua Portuguesa no período noturno da Escola Coronel, onde coordena projetos da área com os demais professores, dentre eles, o projeto Arte e Linguagem desenvolvido juntamente com a professora Maristela Borges Tura.  Walnilda  é Coordenadora de Cursos do NEHCA/IFTM pela Prefeitura Municipal. 

 

 

 

EE Sinhana Borges 

Márcia Cordeiro Borges Bizinoto, 49, é  sacramentana professora de Língua Portuguesa. Atuou, inicialmente, como regente de turmas/aulas. Em 1998 começou a exercer a função de vice-diretora e assumiu a  direção da escola entre 2000 a 2004. Retornou às salas de aula, até  2007, quando voltou a ser eleita diretora, cargo que ocupa até os dias atuais. Nas suas gestões, implementou as ações pedagógicas através de projetos estruturadores, tais como GDP (Grupo de Desenvolvimento Profissional), PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), Projeto “Mais Educação”, Projeto Incluir. Reformou de maneira integral o prédio escolar, implantando uma infra-estrutura segura, com colocação de câmeras, portão eletrônico e muro.

Thaisa Castro Lobato Pires, 45, sacramentana, com habilitação em Língua Portuguesa, Pedagogia, Orientação Educacional e Inspeção Escolar e pós-graduada em “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa”. Atuou como professora de Língua Portuguesa entre 1986 a 2000 e regente de turmas entre 1986/2007, assumindo naquele ano o cargo de vice-diretora que ocupa até os dias atuais, além de trabalhar na rede municipal.