Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Conquista é homenageada na abertura do III Festival de Inverno

Edição n° 1257 - 13 Maio 2011

O Parque Náutico de Jaguara iniciou, no último sábado, 7, as  apresentações do seu III Festival de Inverno. Antes de sua abertura oficial, o proprietário do Parque, Ivan Sebastião Barbosa Afonso - ao lado do prefeito Wesley De Santi de Melo, da prefeita Vera Guardieiro e do presidente da Câmara, Túlio Moreira, ambos de Conquista, cuja cidade completa 100 anos, e é um dos destaques no Festival - destacou alguns aspectos, tais como a robustez do Festival que reúne várias cidades da região: Sacramento, Pedregulho, Conquista, Igarapava, Uberaba, Franca, Araxá, São Joaquim, Rifaina, Conceição das Alagoas, Perdizes.

“Esse festival conseguiu agregar diversas cidades da região e, agora, o nosso grande sonho: a universidade - Unifacef. Eu sonhava trazer universitários pra este evento, e vamos a cada ano atribuir a esse festival um formato especial”, disse, ressaltando os 100 anos da vizinha cidade de Conquista. “Para homenagear Conquista com todo o seu povo, eu lembro que Conquista ensina o Brasil, porque elegeu uma mulher sua governante”, elogiou. 

Ivan Barbosa reafirmou seu contentamento com a realização do III Festival de Inverno. “Estamos muito entusiasmados com este Festival, mas, não existiria o festival sem os nossos sonhos e o entusiasmo e adubo que recebi de pessoas como Walmor Júlio e Berto Cerchi. Nós não teríamos a coragem e a audácia de vir para o Sertão da Farinha Podre e fazer festivais, se não tivéssemos recebido o entusiasmo de alguns. Por isso, digo a todos vocês, que esse festival que já se incorpora, robustece na sua terceira edição, pois temos aqui, uma irmandade de comunidades regionais. Este é o grande sonho de alguém que um dia quis ser pastor, mas conseguiu ser apenas professor”, afirmou emocionado, lembrando sua passagem pelo seminário. 

A prefeita Vera agradeceu, também emocionada, e falou da cidade que governa. “Sinto-me pequena para estar falando alguma coisa de Conquista, mas com toda simplicidade, agradeço imensamente por esse trabalho fantástico que vocês estão realizando”, disse, lendo o trecho de um livro, datado de 1917, que enaltece a cidade. Lembrou também o Hino Oficial de Conquista, composto por  Mafalda Monte (Letra) e Odílio Fuczato, presente ao encontro, tocando acordeão.  “Todos sabem o que temos, nessa terra  em que vivemos. É grande em vegetais e outros produtos mais. É a terra mais divina que possui Minas Gerais. Por mais terras que eu conheça, não existe a que mereça, como a ti igual valor. O seu nome simboliza e ainda profetiza, ó Conquista, o amor”.

O vereador Túlio parabenizou os organizadores do evento, ressaltando igualmente sua importância para a divulgação cultural da região e agradeceu pelo destaque dado a Conquista pelo seu centenário

O prefeito Wesley De Santi ressaltou sua alegria em marcar presença nas três edições do Festival e destacou o trabalho dos anfitriões. “Nós que estivemos no primeiro festival e vimos aquela timidez com que começou o Festival, hoje vemos a robustez que ele está ganhando, trazendo lazer e cultura para a região”, frisou, estendendo cumprimentos à cidade de Conquista pelo seu centenário. 

 

Uma tarde de arte e cultura

 

A abertura do III Festival de Arte foi marcada com muita música e teatro. Abrindo as apresentações artísticas, o Coral de Vozes de Conquista, que cantou e encantou com um mix bem eclético, fazendo um passeio pelo mundo da música, italiana, dadas as raízes da cidade, clássicos da  música popular brasileira, com as apresentações entremeadas com trechos da história da cidade. 

Participação do grupo, Sociedade dos Poetas Vivos, formado por Genildo Antônio, Luiz Alberto, Munir Jacób e Walmor Júlio, com o poema, “Operário em Construção”, de Vinícius de Moraes, acompanhados pela pianista, Claúdia Regina Garcia Cruvinel, ao teclado, e Álvaro Juarez no solo da música Construção, de Chico Buarque. 

Sob a regência da professora Cláudia Regina  Garcia Cruvinel, os baixinhos e jovens do Coralnel, da EE Cel. José Afonso de Almeida e alunos de seu núcleo musical, deram um show a parte. Cantaram, tocaram e encantaram. 

A peça de teatro “O 8º dia da criação”, sob a direção de Walmor Júlio Silva, marcou o encerramento da tarde de abertura do III Festival de Inverno, levando para o palco, jovens atores da Pastoral da Juventude, chamando todos à reflexão sobre a necessidade da preservação ambiental. Interação especial de pessoas da platéia convidados a fazer parte da peça, além de Simone Camilo, Geraldo Magela Carvalho, Genildo Antônio e Munir Jacób. Slides e sonoplastia a cargo de Patrícia Manzan e Maria Elena de Jesus.   

No artesanato, presença da Associação Sacramentana de Artesãos e Artistas – ASAA, sob a coordenação da presidente, Leila Tiago e demais membros da diretoria. 

Neste final de semana, na programação do Festival, a participação de Rifaina e Pedregulho, com o Encanta Vale, com oficina de grafite, exposição de histórias em quadrinhos, música, com o grupo Cangarussu, arte cênica com o Grupo Schiva, dentre outras atividades. Todos lá!