Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentanos são homenageados em Ouro Preto

Edição nº 1203 - 30 Abril 2010

Três sacramentanos, o Prof. Elvani de Oliveira Pavanelli; a advogada Conselheira da OAB, Ivone Regina Silva, e a pedagoga Mariu Cerchi foram agraciados com a Medalha da Inconfidência, por indicação do sacramentano, Desembargador Sergio Antonio Rezende, presidente do Tribunal de Justiça e Minas Gerais – TJMG, também agraciado com a medalha.

A Medalha da Inconfidência, criada em 1952,  é a mais alta honraria outorgada  pelo governo de Minas às personalidades e entidades que contribuem para o desenvolvimento e a projeção mineira. A medalha foi idealizada durante a gestão de Juscelino Kubitscheck e é entregue sempre com quatro designações: Grande Colar — Comenda Extraordinária, para chefes de Estado; a Grande Medalha, a Medalha de Honra, e a Medalha da Inconfidência. Anualmente, entre os agraciados estão ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais. O governador Antonio Anastásia presidiu pela primeira vez, a cerimônia.

 

Elvani Oliveira Pavanelli nasceu em Sacramento, filho de Arnaldo Lopes Pavanelli e Maria Abadia Oliveira Pavanelli. Aqui estudou  até concluir o ensino médio e o curso de Contabilidade. Formou-se em História pela UNESP,  Direito pela Faculdade Municipal de Franca e Administração de Empresas pela UNAERP. 

Profissionalmente, sua história está ligada à Educação, como professor nas escolas Coronel José Afonso de Almeida e Maria Crema, em Sacramento. Na cidade  de Uberaba foi professor na Faculdades São Tomás de Aquino,  COC,   EE Quintiliano Jardim e Inspetor de Ensino na 25ª DRE, e, em Araxá, professor na Faculdade Municipal. Foi diretor financeiro da empresa Pavanelli Materiais de Construção. Retornando a Sacramento em fins dos anos 90,  foi o professor fundador do curso Pré Vestibular Logus e diretor fundador do Colégio Rousseau, uma das escolas referência na cidade.

Paralelamente à função de professor, foi diretor da Organização dos Universitários de Sacramento – ODUS, vice-prefeito em Sacramento, assessor administrativo municipal, diretor presidente do Sacramento Clube, Sócio fundador do Rotary Clube de Sacramento e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Sacramento. 

Elvani é casado com Maria Abadia Loiola Pavanelli, pais de Ana Olivia e Antônio. 

Pela sua contribuição à educação local e de outras cidades, seu engajamento social  e seu empreendedorismo, Elvani recebeu o mérito do Estado de Minas Gerais. 

 

Ivone Regina Silva é símbolo de mulher batalhadora  na cidade, pelos serviços prestados à educação, à filantropia, à política e  ao Direito, segmentos que trazem a marca de seu idealismo e perseverança herdados dos pais, Ivanir Júlio Silva (Ledo) e Esperança Gobbo Silva. O espírito de  liderança é sua marca maior, desde os tempos de estudante do Magistério, na Escola Coronel, onde se formou professora primária em 1962, lecionando também  Matemática. 

Mas logo galgou cargos, passando a diretora  da Escola Prado Lopes, na cidade de Conquista e em Sacramento,  nas escolas Escola Estadual “Sinhana Borges”, por 14 anos e, EE Cel. José Afonso de Almeida.  

Os estudos não pararam. Concluiu três cursos superiores, Pedagogia com especialização em Administração, Supervisão e Orientação Escolar e em seguida os cursos de Matemática e Direito, tornando-se bacharel em 1982. Aposentou-se em 1987, como professora e diretora.  

A partir daí seu foco passa a ser a política, ocupando o cargo de vereadora por 12 anos, e a  advocacia, profissão que a consagrou mais uma vez, pelas inúmeros benefícios viabilizados para a classe dos advogados, um deles a  criação da 116ª subseção da OAB na cidade.

A Medalha da Inconfidência é apenas mais uma das tantas outras homenagens que Ivone meritoriamente recebeu ao longo de sua vida profissional, dentre elas o  Troféu Pedro Aleixo, Troféu, Carlos Drummond de Andrade e a maior honraria do TJMG,  a  Medalha Desembargador Hélio Costa, dentre outras concedidas na cidade pelos poderes executivo e legislativo.  


Mariú Cerchi Borges, sacramentana, filha de Ettore Cerchi e Conceta Lenza Cerchi, passou boa parte de sua vida em Sacramento, onde estudou até concluir o Magistério na Escola Coronel e mais tarde graduou-se em Peagogia pela Filosofia Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino de Uberaba – Fista, onde habilitou-se em Orientação Educaciona. O curso de  Metodologia do Ensino Superiorfoi na UFRGS e  especializou-se em Psicodrama Pedagógico pela SOBRAP - Sociedade Brasileira  de Psicoterapia , Dinâmica de Grupo e Psicodrama. 

Em Sacramento, , asumiu as aulas de Psicologia da Educação no Curso de Formação de Professores (Normal) e no curso Ginasial, aulas de História do Brasil. Mudando-se para Uberlândia em 1962, continuou no Magistério em diversos colégios tanto da rede estadual como privada. Foi também professora na UFU, na Faculdade de Filosofia, Faculdade de Artes, Faculdade de Ciências Econômicas, chegando a exercer a função de orientadora psico-pedagógica na DIVOP (Divisão de Orientação Psicopedagógica), na Universidade. Com a garra herdada dos pais italianos, Mariú foi incansável na vida educacional,  destacando-se inclusive como palestrante, sendo agraciada com medalhas como mérito pelo seu trabalho. 

Mariú é viúva de  Saulo Humberto Borges, com quem teve três filhos: Caprice Maria, Saulo Humberto e Maruzza Tereza.