Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Projetos de revitalização do Desemboque e Cipó já estão com governador Prof. Anastasia

Edição nº 1199 - 31 Março 2010

 

O prefeito Wesley De Santi de Melo protocolou em Belo Horizonte, no gabinete do novo governador, Prof. Antônio Anastásia, os projetos de revitalização do Conjunto Ferroviário do Cipó, com  implantação do Espaço Cultural e Turístico; e o “Redescobrir o Desemboque”. Em visita à cidade no ano passado, Anastasia prometeu recursos no valor de R$ 2 milhões para implementação dos projetos. 

O projeto protocolado visa recuperar e revitalizar o patrimônio ferroviário histórico, arquitetônico e cultural, viabilizando, através do resgate dos valores e tradições da cultura imigrante e ferroviária, o turismo ecológico e a educação ambiental e histórica, além de servir como geração de emprego e renda. 

Desativada em 20 de maio de 1975, a histórica Estação do Cipó vem desde então sofrendo, além da deterioração do tempo, constantes ações de vândalos que depredam e furtam peças do patrimônio, apesar de seu tombamento, corrido através da lei 209, de 04/04/1989. 

Justifica o prefeito Wesley no projeto que “o Espaço Cultural poderá trazer muitos benefícios para o turismo, tais como  ocupação de espaços para artesanato, museu, lanchonete, centro de informações turísticas e área verde (entorno e APP). Com isso, o governo pretende aumentar o fluxo de turistas e aumentar o período de sua permanência, gerando assim a melhoria das condições sócio-econômicas”. 

O projeto “Redescobrir o Desemboque” trata da exploração planejada da oferta turística do povoado que é o berço da colonização do Triângulo Mineiro e Sul de Goiás. “Através dessa proposta buscaremos o desenvolvimento sustentável, trazendo ao povoado o que há muito tempo se espera: um novo apogeu, porque este projeto objetiva recuperar e resguardar todo o patrimônio histórico, arqueológico, arquitetônico e cultural do povoado”, ressaltou o prefeito Wesley. 

 

(Fonte: Ass.com/PMS -  Daniel Afonso)