Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

OAB entrega ‘Troféu OAB Mulher 2010’

Edição nº 1199 - 31 Março 2010

A 116ª Subsecção da OAB de Sacramento comemorou o Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira, 26, homenageando as advogadas Geórgea de Melo Borges, Helena Delamônica e Silvana  Lourenço Lobo, e a diretora da Casa do Menor Rosa da Matta, irmã Maria das Graças dos Santos, todas agraciadas com o Troféu OAB/Mulher 2010. 

A reunião festiva contou com as presenças dos três poderes, nas pessoas do prefeito Wesley De Santi de Melo, juíza Roberta Rocha Fonseca; e vereador Danylo Gonçalves Silva, representando o presidente Carlos Alberto Cerchi; promotor José do Egito Castro Souza; Eliseu Marques de Oliveira, vice-presidente da seccional da OAB/MG; diretoria da OAB local , advogados e familiares das homenageadas. 

Abrindo a solenidade, a presidenta Dora Cerchi destacou a ascensão cada  vez maior da mulher no cenário nacional. “Essas notáveis mulheres, desde as mais simples 'rainhas  do lar', às mais brilhantes profissionais liberais, empresárias, educadoras e tantas mais, que com o suor de seus rostos e seus trabalhos dignos, lutam pela sobrevivência de seus familiares. Essas mulheres, que com luta e coragem descortinaram novos horizontes para a humanidade, numa grande expectativa da liberdade democrática, demonstrando que realmente não pode continuar havendo discriminação ou distinção de sexo entre o homem e a mulher, sobretudo, porque o grito do trabalho e da justiça ecoa mais alto”, disse.

Parabenizando as mulheres afirmou a presidente que a mulher está vencendo todos os preconceitos. “Parabéns, pois, a todas nós, mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher. Por estarmos vencendo todos os preconceitos em busca de nossa justa e merecida igualdade social e de liberdade”, disse. 

Saudando as homenageadas com o Troféu OAB Mulher, ressaltou: “As drªs  Geórgea, Helena Delâmonica e Silvana Lobo, e irmã Maria das Graças, fizeram justiça a este importante e significativo troféu. Cada qual em seu mister de trabalho, fomentando e promovendo o ideal de servir, visando a consolidação das boas relações, do diálogo, do crescimento jurídico, social e da paz entre os seus membros e da comunidade onde vivem. Parabéns a todas”.

 

Quem são as homenageadas...

 

Geórgea de Melo Borges 

Sacramentana, filha de Jorge João Borges (in memoriam) e de Cirlene da Glória Melo Borges. Desde pequena deixou aflorar não só o espírito de liderança e espontaneidade, como a responsabilidade e o gosto pela leitura, o que a fez comunicativa.  Estudou a pré-escola na Gotinhas de Mel, depois Barão da Rifaina, Coronel José Afonso de Almeida, onde concluiu o Ensino Médio e logo ingressou na Universidade de Uberaba – Uniube, graduando-se Direito. De volta às origens, Geórgea logo integrou-se na OAB local, cativando a  todos com o seu dinamismo.  Participativa,  está sempre ligada à vida  da OAB, com presença em congressos, simpósios e festividades.

 

Helena Delamônica

Vice presidente da OAB/MG é uma das grandes revelações na história da advocacia mineira. Virtuosa, coerente, leal e reta nos seus propósitos, angariou o respeito de todos que tiveram e têm o prazer de conviver com ela, seja como vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, presidente da ABMCJ, dentre outras.

Fina no atendimento aos advogados da capital ou do interior do estado e presidentes de subseções, sempre conciliando capacidade, técnica com sensibilidade.  Helena Delâminica é casada e mãe de dois filhos, Pedro e Laura, ambos advogados. Laura, poliglota, prepara-se para a carreira diplomática no Itamarati.  

 

Silvana Lourenço Lobo

Natural de Belo Horizonte, formada pela Faculdade de Direito da UFMG e é mestra em Ciências Penais, defendendo a dissertação, “A Idade no Direito Penal Brasileiro”. Professora desde 1993, lecionando nas Faculdade de Direito Milton Campos, Academia Militar e Minas Gerais e na FUMEC, na qual é coordenadora de curso. Exerce a advocacia na área criminal comum, com ênfase na área do Direito Penal Militar. Desde 1998, é Defensora Pública, lotada na  Segunda Defensoria  Pública, junto à Justiça Militar Estadual.  Junto à OAB, ocupou a coordenação criminal da Escola Superior de Advocacia, conselheira efetiva e foi membro da banca de  Exame da Ordem, várias vezes.

 

Ir. M. da Graça  dos Santos

 Mineira de Nova Serrana, há 16 anos está em Sacramento, num grande trabalho na Casa do Menor Rosa da Matta, da qual é a atual diretora. Irmã Graça, como é carinhosamente chamada, desde cedo mostrou sua vocação para a vida religiosa. Aos 21 anos, ingressava no aspirantado na Congregação das Irmãs Franciscanas de Na. Sra. do Amparo, onde professou os votos perpétuos em 1986. Desde a sua profissão, irmã Graça esteve em várias frentes de trabalho  e apostolado em Barra Mansa e Petrópolis (RJ), Mateus Leme (MG) e, finalmente chegou a Sacramento em 1994, realizando um profícuo trabalho com as crianças de Rosa da Matta e seus familiares.

 

OAB/MG homenageia advogadas Dora Cerchi e Ivone Regina

 

Após  receber a honraria, a Secretária da OAB/MG, Helena Delamônica usou a tribuna para anunciar a entrega do troféu às advogadas Ivone Regina Silva e Dora Cerchi, elogiando a  iniciativa da OAB/Sacramento pela criação do Troféu OAB/Mulher. “Em nome da Seccional mineira, prestamos uma homenagem a Ivone Regina, na qualidade de Conselheira, que nos tem prestado brilhantes trabalhos junto às comissões, e a Dora Cerchi, que tão bem dirige a subseção de Sacramento. Ambas, merecidamente, fazem jus ao troféu OAB/Mulher, que é uma referência para nós”, disse, passando às mãos de Dora Cerchi , também um certificado em nome do presidente da Seccional mineira, Luiz Cláudio Silva  Chaves.

 

Agradecimentos

Helena Delamônica encerrou a solenidade, agradecendo em nome de todas as homenageadas, ressaltando a importância do evento e as palavras elogiosas da presidenta Dora Cerchi e de Ivone Regina. “Em nenhum momento vi tanta distinção a mim dirigida. Nunca tive uma colocação tão profunda como a de hoje, de uma maneira que aqueceu meu coração, porque dentro da realidade prática e objetiva, temos pouco acesso a palavras tão carinhosas. Foi de uma fidalguia imensurável”, disse, cumprimentando as demais autoridades e elogiando a presença dos poderes constituídos. “Todos  os poderes estão aqui, traduzindo toda a hospitalidade dessa comunidade. Deixa-nos felizes a presença de vocês todos nessa solenidade”, destacou e concluiu espelhando-se na religiosa, irmã Maria da Graça: “Uma pessoa tão especial que cuida da espiritualidade de uma maneira concreta. É muito fácil irmos à missa ou ao culto e ouvir o padre ou pastor falarem de uma maneira veemente, todos ficamos embevecidos, mas saímos dali e quinze minutos após voltamos ao nosso conformismo, à nossa comodidade e ninguém faz mais nada em prol do próximo. A irmã, não. Ela conseguiu conciliar espiritualidade e ao mesmo tempo transformar isso em atitude prática. É exemplo para nós”.

 

Conselheira Ivone saúda homenageadas

 

Coube à advogada e conselheira, Ivone Regina Silva, idealizadora da premiação e do Troféu OAB/Mulher a saudação às homenageadas.  “A humanidade atingirá o cúmulo da ventura, quando cada individuo compreender que sua felicidade reside na felicidade dos outros”, disse, citando Emile Zola. 

E prosseguiu ressaltando características profissionais e pessoais de cada uma das agraciadas com o Troféu OAB Mulher 2010. “Meu abraço a todas que foram agraciadas com o troféu, pelos méritos próprios que conquistaram com seu trabalho, sua capacidade, idealismo e especialmente, porque compreenderam ao longo de suas vidas que 'a sua felicidade reside na felicidade dos outros', por isto, nada mais são do que 'uma beleza imensa...' “, concluiu, convidando o cantor, Luiz Alberto, para homenagear as agraciadas com a canção, 'Paz do meu amor', de Luiz Vieira: “Você é isso, uma beleza imensa, toda recompensa de um amor sem fim...”