Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento realiza 1ª exposição ranqueada de gado Nelore

Edição nº 1176 - 23 Outubro 2009

Começou a I Exponelore de Sacramento. São 92 animais de alta linhagem. Conforme avaliação da empresária, Mirela Guimarães, da MGM Assessoria e Eventos, que há 18 anos trabalha na organização de eventos da raça nelore. “Os animais são de altíssimo nível, a estrutura do parque muito boa e, em sendo a primeira exposição tudo está muito bem organizado. A partir dessa primeira Exponelore, a valorização dos animais da raça no município será muito maior”, avaliou.

A Exponelore é a primeira exposição ranqueada do município. “A partir de então, os animais julgados passam a fazer parte do ranking nacional, revistas de especializadas, programas de TV, ou seja, a valorização da raça no município será muito grande e renderá divisas aos criadores e ao município como um todo”, afirmou o coordenador do evento, Luciano Skaff, que falou ao ET, agradecendo o apoio da Prefeitura. 

O importante também na Exponelere – segundo Skaff – é o seu alcance nacional. “Por tratar-se de uma exposição de nível nacional, conta pontos pra grandes campeonatos da raça no país, trazendo para um retorno muito grande para o município. São 13 expositores e 92 animais, o que é uma vitória para nós nesse primeiro evento, porque para se ter o julgamento para o ranking são necessários no mínimo 60 animais e nós conseguimos 100. temos boas expectativas futuras, sem contar que a exposição pode influenciar outros produtores no melhoramento genético”, disse.

Para o próximo ano, já está prevista a realização de leilão de elite, ao vivo, via TV, o que sem dúvida atrairá um grande número de criadores na cidade. Justificando a participação da empresa MGM Assessoria e Eventos, Luciano explica que a exposição de nelore não tem shows. Aqui reúnem-se os criadores, avaliam-se os animais, procede-se o julgamento e cada um torce para a melhor pontuação, porque quanto maior a pontuação, maior será o preço do animal. A valorização de um animal pontuado é muito maior no mercado, praticamente triplica”, disse mais.

A importância da contratação de uma empresa deve-se à experiência profissional. A empresa conhece os contatos, os criadores, os expositores...”, justifica Skaff, endossado por Mirela: “Temos conhecimento dos contatos, há criadores que vivem em função de exposições, leilões, ou seja, a empresa sabe quem vai buscar. E afirmo que já tivemos sucesso nessa I Exponel, a estrutura ficou muito boa. Posso dizer que começamos com nota 100”, elogiou.

Para o vice-prefeito, Pedro Teodoro, agropecuária é uma das riquezas do município e deve ser feito o investimento. “Ficamos felizes por tantos criadores acreditarem no potencial da cidade e se fazerem presentes com tantos animais. Isso vai trazer no futuro muito retorno. Enquanto o país busca ajustar-se à crise econômica, Sacramento tem investido em novas alternativas e uma delas é a agropecuária, ramo muito promissor, quando se trabalha com alta genética. A prefeitura tem que apoiar, incentivar e criar condições para que outros criadores invistam em melhorias genéticas”

De Sacramento participam da I Exponelore, o empresário José Humberto Ramos, da fazenda Gameleira; Valéria Silveira Skaff, da fazenda Boa Vista; os demais expositores vieram de Rio das Flores (RJ), Barretos, Ituverava, Patrocínio Paulista, Restinga, Sales Oliveira (todas do estado de São Paulo) e das cidades mineiras, Conquista, Pains e Uberaba

 

Como curiosidade, destacamos um animal de 36 meses que na pesagem, no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha, local do evento, pesou uma tonelada e cem quilos (1.100kg).