Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Majella é o novo bispo redentorista

Edição nº 1184 - 18 Dezembro 2009

Em entrevista à mídia virtual católica, Pe. Majella se confessou surpreso e emocionado, vendo sua nomeação como um chamado de Deus e um serviço à Igreja. “Senti que era um chamado de Deus e obedeço. Não sei por que razão o Senhor está me chamando, mas Ele sabe”, disse. “Acolho este chamado também como cruz, porque a cruz é sinal de redenção”, disse mais, lembrando que se inspirou em Josué ao aceitar a nova missão. “Uma figura bíblica que ficou no meu coração foi Josué, quando Deus entregou-lhe o povo de Israel, no lugar de Moisés. Deus disse a Josué, 'Eu estarei com você, seja firme e corajoso. Não tenda nem para esquerda nem para a direita'. É isso que quero fazer: sentar-me no chão para não fazer acepção de pessoas”, afirmou o missionário, agradecendo. “Tenho muito a agradecer a Deus por estar na CNBB, que está sendo uma verdadeira escola para mim. Através de minha vida aqui acolho este chamado, este serviço, em total comunhão com os bispos da Igreja”.

A ordenação episcopal de Dom Majella está marcada para o dia 27 de fevereiro, às 18h00, no Santuário Nacional de Aparecida. O bispo ordenante será o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.


Quem é Dom Majella

 

Mineiro de Juiz de Fora, Pe. Majella, que desde 2007 ocupava o cargo de subsecretário-geral adjunto da Conferência dos Bispos do Brasil – CNBB, nasceu no dia 19 de outubro de 1953, ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, aos 16 anos. O curso de Filosofia foi nas Faculdades Salesianas de Lorena entre 1973 a 1975. Fez o Noviciado para a Vida Religiosa Redentorista e a profissão religiosa em 1977 e, logo após, a profissão perpétua em 1980. Foi ordenado diácono por Dom Lelis Lara, então bispo auxiliar de Itabira-Coronel Fabriciano (MG). A ordenação sacerdotal foi em 14 de março de 1981, em Volta Redonda (RJ), na Igreja de N. Sra. das Graças, por Dom Waldyr Calheiros de Novaes, Bispo de Volta Redonda.

Ao longo dos 28 anos de vida religiosa, Pe. Majella acumulou inúmeras atividades em seu currículo, desempenhou os seguintes cargos: vigário paroquial na Basílica Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida; do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na diocese de São João da Boa Vista; Paróquia Santíssima Trindade em Tietê; Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento (1986/1987), Paróquia Santo Afonso na Tijuca. Superior e Reitor do Seminário Redentorista em Sacramento (MG); Superior da sua Comunidade no Seminário Santa Teresinha em Tietê, São Paulo; Reitor do Seminário de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, (1990/1995), Superior da Comunidade Alfonsianum em São Paulo; Reitor do Seminário Redentorista Santo Afonso em Aparecida; Auxiliar do Mestre de Noviços e Mestre de Noviços em Tietê, São Paulo. Além desses cargos foi membro do Conselho Provincial da Província Redentorista de São Paulo; do Secretariado Interprovincial de Espiritualidade Redentorista; do Secretariado Provincial de Formação Redentorista de São Paulo; da Coordenação dos Mestres de Noviços Redentoristas do Cone Sul da América Latina, Secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2 da CNBB e da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI). 

Os estudos foram muitos ao longo dos anos, incluindo no seu currículo o curso de Espiritualidade, no Rio de Janeiro, especialização em Teologia Litúrgica, na Pontifícia Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção, em São Paulo e o curso de Espiritualidade Redentorista, em Roma, na Itália.

Diocese de Jataí: Onde padre Majella trabalhará a partir de agora


Padre Majella assumirá a vaga deixada pelo bispo dom Aloisio Hilário de Pinho, 75, e será o quinto bispo a assumir a diocese de Jataí (GO) criada em 1956.  Localizada na região sudoeste goiano, a diocese de Jataí abrange 27 municípios, com 29 paróquias, divididas em cinco regiões pastorais, com uma população de 530 mil habitantes e área de 62.978 km2. O clero é formado por 34 sacerdotes diocesanos, 11 dos Institutos de Vida Consagrada e 19 diáconos permanentes. Além disso, conta com 11 seminaristas, 21 comunidades de Vida Consagrada e sete Centros de Treinamentos destinados à formação dos leigos. A diocese de Jataí pertence à Regional Centro-oeste da CNBB, na Província eclesiástica de Goiânia.