Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Os novos comendadores

Edição nº 1185 - 25 Dezembro 2009

A Comenda da Ordem do Mérito Legislativo “Dr. Clemente Vieira Araujo” é a maior honraria do Poder Legislativo outorgada a todos aqueles que de alguma forma se destacam nos trabalhos, sociais, filantrópicos, empresarias, educacionais, profissionais, enfim em quaisquer áreas com reconhecidobeneficio para a cidade e seu povo. O patrono na honraria, 'Clemente Vieira Araujo' é uma justa homenagem ao médico e ex-prefeito que administrou a cidade entre 1955 a 1958. Foram agraciados com a comenda:

 

Douglas Brigagão

 

O empresário Douglas Tadeu Brigagão, 62,  recebeu a homenagem  por indicação do vereador José Maria Sobrinho, pelo trabalho que desempenhou para por 32 anos junto ao poder Judiciário da comarca, mais precisamente nos cartórios, Criminal e Eleitoral, o que lhe rendeu também a Medalha  Desembargador 'Hélio Costa', em 1996;  e, pelo que representa para a cidade, como cidadão e empresário do ramo de vidraçaria, juntamente com o genro Gleiston. Além de toda a sua força no trabalho, há que se destacar o seu espírito altruísta, caritativo, discreto. Os amigos conquistados são inúmeros e das amizades cuida, com o mesmo zelo com que cuida da família, religião e bem estar de todos.

Filho de Eurípedes Brigagão e de Catarina Name Brigagão, Douglas sempre viveu em Sacramento, onde atuou e atua mostrando sempre conduta ilibada. Casado com Alice Name dos Santos Brigagão, Douglas é pai de Aline e Michelle e vovô de Rafael. 

 

Fred Crema 

 

O publicitário e empresário, Frederico Crema Leis, 39, recebe o reconhecimento através do vereador Carlos Alberto Cerchi, pelo relevante trabalho no âmbito ambiental no município, junto à empresa Maritaca Turismo, empresa que criou depois de uma rica experiência por vários países. Voltada para o turismo pedagógico, com especial atenção ao desfrute de boas férias e conhecimento das belezas da fauna e flora da região, a Maritaca Turismo representa um diferencial muito forte na área de turismo ecológico. 

Natural de São Paulo, filho de Silvio Leis e da sacramentana, Maria Abadia Crema Leis, Fred Crema, Fred Maritaca ou simplesmente Maritaca, como é chamado na cidade é formado em Publicidade e Propaganda, Música e Fotografia, e após viver seis anos fora do Brasil retorna e escolhe Sacramento em 2007, para plantar aqui a sua empresa.

Mas a sua obra não parou na agência de turismo. Fred colocou logo em prática o seu lado ambientalista e em 2009, dá inicio àquele que viria se tornar um dos maiores projetos  de conscientização ecológica dos municípios de Sacramento e Conquista: o Semeando o Futuro. 

 

Enfermeira Otanira

 

A enfermeira Otanira Maria de Oliveira, 63, recebe a homenagem por iniciativa do vereador Luiz Antônio Sinhoreli, pelos 32 anos dedicados à Santa Casa, como auxiliar de enfermagem, aliada a uma rica história de vida. 

Filha de João Gonçalves Pereira e de Geny Fernandes de Oliveira, Otanira, nasceu na região da Gruta dos Palhares, onde viveu boa parte de sua infância, até que  a família decidiu mudar-se para Uberlândia, retornando às terras do Borá em 1965, ano em que se casou e  retornou a Uberlândia. Dez anos mais tarde ficou viúva, com  três filhos Virginia, Alessandra e Júlio, o que a faz retornar às suas origens.

Otanira não esmoreceu, foi à luta e em meio a trabalhos domésticos, conseguiu iniciar o curso de Atendente de Enfermagem e, a convite de irmã Tereza, ingressa na Santa Casa de Misericórdia,  inicia também em Belo Horizonte, através de incentivo da irmã, o curso de Auxiliar de Enfermagem. 

Na Santa Casa, foram 32 anos de trabalhos de enfermagem, mas Otanira era muitas vezes mais que isso, era a amiga, a mãe, a conselheira, aquela que tentava amenizar todas as dores, numa total dedicação ao próximo. 

 

Sebastião Scalon 

 

O empresário aposentado, Sebastião Olinto Scalon, 91, recebe o reconhecimento do vereador Marcelino Marra Batista, pelos relevantes serviços prestados à cidade ao longo de sua vida. É com certeza, um dos empresários aposentados, mais altruístas e que mais plantou a semente do desenvolvimento nessas terras.  

Filho de Ernesto Scalon e Luzia Jerônimo Scalon, Sebastião herdou de seus ancestrais a saga dos primeiros imigrantes que aportaram nesse país em busca de trabalho. O economista Sebastião tem a sua marca na história empresarial,  filantrópica e religiosa da cidade com a fundação de várias empresas, dentre outras,  a Rádio Sacramento (1981), idealizada pelo saudoso padre Julio Negrizzolo; o condomínio Silvio Crema (1997), além da atuação em diversos segmentos como Santa Casa, Sindicato Rural, dentre outros. Como católico dá o seu exemplo de cristão praticante em todos os sentidos e com a sua vida de uma retidão ímpar vai conquistando as pessoas que o conhecem. 

Da cidade, que muito lhe deve, já recebeu a sua mais alta honraria, a Comenda da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, outorgada pelo então prefeito, José Alberto Bernardes Borges. Também o Jornal  “O Estado do Triângulo”, o reconheceu em 1981, como Personalidade do Ano e, agora, com justiça recebe a mais alta honraria do Legislativo Sacramentano. 

Sebastião Scalon é casado há 63 anos com Leny Cunha Scalon, juntos criaram os filhos Regina, Rute (Ivan) e Reginaldo (Lilia), que lhes deram  sete netos e um bisneto.