Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Orquidófilos realizam IV Exposição de Orquídeas

Edição nº 1183 - 11 Dezembro 2009

Reunindo mais de 80 expositores de 14 cidades, incluindo expositores locais, ligados ao Círculo Orquidófilo de Sacramento, associação presidida pelo empresário, Reginaldo Lorenzato, a beleza das orquídeas enfeitaram o imenso orquidário em que se transformou o salão 'Dr. Paulo da Graça Lima', no Paço Municipal, entre os dias 4 e 6, durante a IV Exposição Nacional de Orquídeas. 

Avaliando a exposição, Lorenzato mais uma vez se confessou satisfeito. “A cada ano aumentam os expositores, porque as notícias de nossa exposição vão se espalhando. O evento neste novo espaço trouxe um número grande de visitantes. Nesses três dias um grande número de pessoas de Sacramento e cidades vizinhas passaram por aqui e a gente vê que o interesse pelas orquídeas tem crescido na cidade', avaliou. 

Valdenez Augusto Jordão, presidente da CAOB – Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, veio a Sacramento pela primeira vez. Primeiro para prestigiar o evento, segundo, para julgar as plantas.

E a avaliação foi altamente positiva. “Eu não vi as exposições anteriores, mas com essa fiquei surpreso pela qualidade das plantas e plantas diferentes, coisa que não vimos noutras exposições esse ano. Com essa completam 85 exposições julgadas por mim este ano, então dá pra fazermos uma boa avaliação. O nível da exposição aqui está alto, com um padrão de plantas muito bom”, avaliou. 

 

Cultivo de orquídea exige muito cuidado

 

Antes da entrega da premiação aos três primeiros colocados em cada categoria (Botânica, Espécie, Avançada, Hibrida e Exótica), o juiz Jordão alertou todos os orquidófilos sobre os cuidados necessários com o uso de inseticidas e fungicidas, principalmente os que são à base de cobre, altamente cancerígenos, alertando ainda que a partir do próximo ano, não será mais permitida a venda desses produtos fracionados, através de lei federal.

As orquídeas são julgadas em cinco categorias: Botânica, Espécie (plantas nativas do Brasil e as mais valorizadas), Híbrida (resultado do cruzamento das orquídeas nacionais e estrangeiras), Avançada (plantas que ao longo do tempo evoluíram e deram origem a outras espécies com florescimento precoce) e Exótica (plantas que não existem no Brasil, mas que são aqui cultivadas). 

Sacramento levou três primeiros lugares nas categorias Botânica, Híbrida, (ambas de Álvaro Miranda Rodrigues, de Araxá, filiado ao Círculo Orquidófilo de Sacramento), Avançada (Reginaldo Lorenzato) e híbrida. As demais premiações foram para as cidades de Franca (SP), Catalão (GO), Igarapava (SP), Leme (SP), Rio Claro (SP), São Carlos (SP), São Joaquim da Barra e Batatais (SP). 

 

Carlos Alberto Cerchi, presidente da Câmara, falando sobre a Casa abrir as suas portas para a IV Exposição Nacional de Orquídeas, ressaltou a Lei Orgânica da Câmara, que contempla a proteção do meio ambiente, da fauna e da flora. “A família das orquídeas é uma das mais extensas na natureza, uma planta nobre, que atrai o interesse das pessoas. O Círculo Orquidófilo de Sacramento está de parabéns por trazer para a cidade um evento de projeção nacional”, disse, afirmando que a Câmara sentia-se orgulhosa e feliz por sediar o evento. “Isso significa estar de mãos dadas com a sociedade”, reconheceu o presidente.