Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

OAB Sacramento realiza XIII Simpósio Jurídico

Edição nº 1182 - 04 Dezembro 2009

A 116ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Sacramento realizou, no sábado, 28, o XIII Simpósio Jurídico, com a presença do advogado eleito para a seccional mineira da OAB, Cláudio da Silva Chaves, e o palestrante, Lúcio Aparecido de Sousa e Silva. Diretor-Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, reeleito, para falar sobre, “A Caixa de Assistência dos Advogados e seus Benefícios”.

Durante a solenidade, logo após o juramento proferido pela neo advogada, Geisa Aparecida Augusto Pires Pacheco, cinco novos advogados receberam solenemente a carteira da OAB, um certificado obtido após prova de conhecimentos, aplicada pela própria OAB. São eles, Geisa Pacheco e Leandro Martins de Oliveira, paraninfados por Ivone Regina Silva; Guilherme Vilela de Almeida Borges, paraninfado pelo pai, José Carlos Rodrigues Borges; Marcela Prado De Santi, paraninfada por Nei Luiz Alcântara Alves; Marco Aurélio Florêncio de Melo, paraninfado por Itair dos Reis Ferreira e Rafael Catani, paraninfado pelo avô, Ármilon Ribeiro de Mello.

Abrindo o simpósio, a presidenta da 116ª subseção da OAB, Dora Cerchi, destacou a presença do novo presidente eleito da OAB/MG e demais eleitos para a seccional mineira. “Vencendo dificuldades, superando obstáculos de toda ordem, podem ufanar-se de terem desempenhado um trabalho profícuo, atuante, equilibrado e vigilante junto à OAB e à Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, que os fizeram merecedores da estima, da admiração e do respeito de colegas, funcionários e advogados inscritos na Seccional, e consequentemente, reconduzidos ao novo triênio”, disse.

A seguir saudou os novos bacharéis. “Temos também a grande honra de outorgar a seis bachareis, suas Carteiras de Advogado, os quais muito enriquecerão as fileiras de nossa Subseção. E é por isto, que estamos muito orgulhosos em recebê-los e felizes por continuarem entre nós, em defesa do estado democrático de direito. Assim, todos nós advogados, aqui estamos irmanados no propósito de acolhê-los e de contribuir para que sua permanência em nossa subseção seja de eficiência, de honradez e de proveito máximo para a nossa instituição”.

 

Juíza Cintia recebe troféu OAB Mulher

 

A juíza Cíntia Fonseca Nunes Junqueira de Moraes recebeu da 116ª Subseção da OAB o troféu, OAB Mulher, homenagem anualmente prestada pela instituição, no Dia Internacional da Mulher, pelos relevantes trabalhos realizados na comunidade. O troféu foi entregue pela advogada Daisy Silvana Maluf Paulino da Costa, presidenta da Comissão da OAB Mulher, que, em eloqüente discurso, saudou a homenageada.

A advogada enalteceu a juíza pelo trabalho na cidade, pela profissional, mãe e mulher que é, ressaltando a seriedade com que pauta a sua vida, recordando ainda os momentos em que a meiga menina Cintia, filha da promotora Dale da Fonseca, era sua vizinha e da amizade que sempre as uniu.

 

“ – Dra. Cintia, você é daquelas pessoas de quem nós nos recordaremos por todos e muitos anos, porque muito mais que uma celebridade, você é uma simples pessoa, você é aquela que é capaz de conduzir as pessoas para todos os caminhos, e se nesse momento, eu convidasse toda as pessoas que aqui estão e nós nos déssemos as mãos e juntos com você fizéssemos uma roda imensa e cantássemos as cantigas de roda, eu tenho muita certeza de que todos, nesse momento, estaríamos cantando sobre o amor, a amizade, a consideração e o respeito...”, discursou a advogada Daisy.


Paraninfos homenageiam afilhados

 

Coube a advogada Ivone Regina Silva, conselheira seccional da OAB mineira, em nome dos demais padrinhos, saudar os neo advogados. Após discorrer sobre o papel do advogado e  seu importância na sociedade, dirigindo-se aos novos advogados, afirmou: 

“ - Cada um  de vocês mergulhará na vida jurídica, viverá os embates dos interesses,  penetrará nos conflitos que se  instalarão no meio social,  lidará com autoridades boas e más,  colegas dignos e indignos. 

Cada um de vocês tem a responsabilidade de fazer a sua parte, contribuir um pouquinho para o engrandecimento do respeito à dignidade humana. Cada um de vocês terá oportunidade, cotidianamente, de trabalhar pela humanização do Direito, espargindo os frutos colhidos na sua escola e no seu lar, dando a parte de sua colaboração no sentido da afirmação do homem e da defesa de sua dignidade. 

 

Quando a lei, instrumento cotidiano de seu labor, se tornar fria, dura, inflexível, coloquem uma dose de amor   na interpretação legal, vejam o pouco de Deus que existe em cada homem e façam vivas as palavras do Senhor”, disse e alertou-os para o dia a dia da profissão.

Presidente da OAB prega a valorização do advogado por si mesmo
Luis Cláudio Silva Chaves, atual vice-presidente da Seccional Mineira e eleito Presidente para o triênio 2010/2012,  encerrou o Simpósio, que falou da importância do advogado e do orgulho que deve ter de si mesmo “tenham orgulho de ser advogados, a OAB pode fazer muito pelo advogado, mas uma coisa o advogado pode fazer por si mesmo, é se orgulhar de ser advogado, é efetivamente compreender que advocacia não é apenas indispensável à Justiça. A advocacia é indispensável à pacificação social. Nós somos pessoas que temos o compromisso de lutar pelo cidadão, lutar em prol  da defesa de sua vida, da defesa de seus direitos, de sua liberdade”, disse.
“ - Nosso papel é fundamental e nós temos que nos valorizar antes de exigir das  autoridades a valorização da nossa classe. Evidentemente, temos que lutar por muita coisa, mas o fundamental é que cada um dos advogados mineiros tenham orgulho de ser advogados”, disse mais, e enumerou as várias competências da OAB e concluiu agradecendo o apoio recebido pela sua eleição ao cargo de presidente da OAB/MG. 
Ao falar ao ET sobre suas metas à frente da OOAB mineira, disse:  “Primeiro é uma luta intransigente pela defesa das prerrogativas através da ampliação do 'Disque Prerrogativa', com a criação de inúmeros delegados em Minas Gerais. Num segundo plano, esperamos uma descentralização administrativa da Caixa de Assistência, capaz de permitir uma série de benefícios aos advogados do interior do Estado. Queremos também investir firme na cidadania É a OAB mostrando a 'cara', mostrando que deve lutar pelo combate à corrupção, lutar pelo cidadão mineiro”, disse.
Sobre a eleição para o OAB federal, uma aspiração dos advogados mineiros, Chaves afirmou: “Temos vários projetos nacionais, dentre eles, a quebra da clausula de barreira para o jovem advogado, o reconhecimento do direito do voto para o estagiário na OAB e o maior, as eleições diretas para a OAB Federal. Todo advogado do Brasil deve ter o direito de escolher a sua autoridade maior”.