Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Loja Maçônica Gal. Sodré presta homenagens a três notáveis sacramentanos

Edição nº 1170 - 11 Setembro 2009

Os irmãos da Loja Maçônica General Sodré prestaram justas homenagens a três grandes sacramentanos, integrantes daquela ordem. Os fundadores, Edson Rezende Pícolo e Herculano Almeida, e o sócio remido, Walter Rios (Tenim) durante sessão solene realizada na última terça feira, 8, na presença além dos irmãos, de familiares e amigos dos homenageados.  

O venerável Celso Sebastião de Oliveira justificou a honraria, falando da importância dessas três grandes personalidades de Sacramento e do papel que desenvolveram dentro da Loja, fundada em 24 de maio de 1953. Lembrou ainda, da primeira iniciação feita em Sacramento, com o primeiro irmão da cidade, depois dos fundadores, Hermínio Pícolo, em 1954, pai de Edson. Recordando os irmãos que passaram pela ordem, Celso falou de sua iniciação com o irmão Ivomir Cunha e lembrou ainda a honra de homenagear, em reunião realizada naquela Loja, o Sr. Hermínio, na data em que completava 101 anos de idade. 

Edson, Herculano e Tenim, foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito e Medalha Manoel dos Reis Correia, pelos relevantes serviços prestados à ordem.

Coube aos irmãos uberabenses Júlio Maria, Vicente Paulo de Almeida Resende e José Manoel Rios entregarem o Diploma e aos familiares dos homenageados, Lícia Pícolo, Rodrigo Almeida e Walter Rios Jr. condecorarem os homenageados com a Medalha.

O orador da noite, o advogado e maçom, José Rosa Camilo, em eloquente discurso, enalteceu a vida dos homenageados, recordando pormenores de seu trabalho na sociedade, de sua dedicação, honradez e empenho demonstrados ao longo de sua vida, além da grande obra deixada em favor da ordem, dos irmãos e da família (Veja na página 2, a síntese do discurso).

Em nome dos homenageados, Edson Pícolo, agradeceu a honraria . “O tempo passa, mas estamos aqui nesta loja e no convívio com os irmãos novos que nos fazem muito felizes, pois são gente boa e amiga, com as quais esperamos, no outro cinqüentenário, juntos compartilhar”, disse, agradecendo, particularmente, ao venerável Celso Sebastião Almeida, aos familiares, amigos e visitantes. 

Concluiu Edson Pícolo , mais uma vez agradecendo: ‘‘Muito feliz deixo aqui os meus sinceros agradecimento, sem ter o mérito da homenagem a mim oferecida. Que o Grande Arquiteto do Universo  nos abençoe a todos”.