Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Câmara outorga cinco títulos de cidadania

Edição nº 1185 - 25 Dezembro 2009

Muitos são os que escolhem Sacramento para viver, implantar seus negócios, criar os seus filhos, nutrindo pela cidade um carinho tal, como se filho legítimo fossem. Reconhecidos por esse sentimento já filial, a Câmara Municipal, como legítima instituição representativa do povo desta terra, formaliza com o título de cidadania esse reconhecimento. E, de braços abertos, a cidade os recebe, cantando a cantiga já popular: “...Vem ser feliz uma só momento/ vem morar em Sacramento”. Foram agraciados com o título de Cidadãos Honorários de Sacramento:

 

Anna Edina 

 

Por indicação de Danilo Gonçalves Silva, torna-se cidadã sacramentana, Anna Edina de Nogueira Carvalho, pelo profícuo trabalho junto ao marido, o delegado José Carlos de Carvalho, de saudosa memória, em 2006, de desprendimento, abnegação e respeito ao próximo.  Após perda do companheiro com quem viveu durante 27 anos, Ana Edina optou por continuar na cidade e continuar a sua caminhada, como advogada ao lado dos filhos.  

Anna Edina atua também no  Rotary Clube desempenhando com eficiência, competência e grandeza de espírito todas as suas atribuições. Como exemplo de mulher destemida e prestimosa, Ana Edina vai deixando na cidade a sua marca, quer seja na OAB, no Rotary e no dia a dia da vida social, conquistando a todos com a sua atenção, abnegação e generosidade que dispensa a todos.

Edina é natural de Araçuaí (MG) e chegou a Sacramento nos idos de 1993. Tem dois filhos, Ana Maria e José Carlos. 

 

Joel Vilela

 

O médico veterinário, Joel Vilela de Moura Leite, 51,  torna-se sacramentano por indicação do vereador Alex Bovi. Foi um amor à primeira vista. Primeiro A esposa Bebel Araújo, depois à cidade, ainda mais o amor também nutrido à cidade pelos filhos Natal e Gabriel. De coração, diz ele, já é sacramentano há muitos anos. Mas aqui chegou mesmo nos últimos cinco anos e decidiu arregaçar as mangas para ajudar a cidade, principalmente, no seu campo social-filantrópico. 

Pessoa engajada e de caráter e conduta ilibada, Joel logo conquistou amigos e amigos pelo trabalho filantrópico que iniciou. Admitido no Rotary Clube logo mostrou a que veio, sobretudo com as doações de cadeiras de roda para entidades, dentre outras. No ano rotário 2008/2009 foi presidente com uma profícua gestão, desenvolvendo grandes projetos, um deles, os projetos de trabalhos com os presos da cadeia local em parceria com a Casa da Amizade, então presidida por sua mulher a dentista Isabel Cristina, favorecendo assim a ressocialização dos detentos. 

Natural de Alfenas (MG), a cidade de coração o recebeu com sua família na certeza de que ganhou mais que um filho, ganhou um cidadão que contribui e muito com os vários segmentos sociais. 

 

Juiz Alaor 

 

O ex-juiz de Direito da comarca, Alves de Melo Júnior, hoje juiz em Betim, na grande BH, torna-se sacramentano por indicação do vereador Luiz Sinhoreli. Natural de Araguari, Alaor permaneceu em Sacramento por seis anos com a família, a esposa Isabel de Fátima Mundim Silva Melo e as filhas, Mariana e Natália.

Nesse tempo, o juiz Alaor, além de viver um clima de companheirismo no fórum com os servidores, advogados, Ministério Público, autoridades civis e militares pôde ver consolidados  alguns sonhos com a ajuda e apoio dos demais segmentos, tais como a instalação da 2ª Vara, a construção do novo prédio forense, uma promessa do desembargador sacramentano, Sergio Antônio de Rezende, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

Inovando, trouxe para a cidade, os programas “Conhecendo o Judiciário”, que elevou inúmeras informações à sociedade, sobretudo aos estudantes. Também o programa 'Novos rumos na execução da pena', que culminou, graças também aos esforços de outros segmentos, com a assinatura de convênio com a Seds para a construção da APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. 

 

Deputado Paulo Piau

 

O engenheiro agrônomo e deputado federal, Paulo Piau de Nogueira, 56, natural de Patos de Minas, recebeu o título de Cidadão Honorário de Sacramento por indicação do vereador Marcelino Marra. Um dos deputados da bancada ruralista, filiado hoje ao PMDB, Piau tem uma longa e profícua trajetória política. São três mandatos consecutivos, desde que foi eleito para o seu primeiro mandato, em 1995.

Ao longo desses 14 anos de atividade parlamentar, Paulo Piau trouxe vários benefícios para a cidade, dentre eles, recursos para reforma do Lar São Vicente de Paulo, recursos para reforma do telhado do Cerea, ampliação da Escola Municipal da comunidade de sete Voltas, mata burros para a região de Quenta Sol, tanque de resfriamento de leite para os produtores rurais de Quenta Sol, recursos para a avenida Ana Cândida de Oliveira, trabalhou para a liberação de recursos para a compra de uma Kombi, para a casa do Menor Rosa da Mata e um veiculo para a CIJU São Vicente de Paulo, dentre outros.  Para o próximo ano, emendas parlamentares deverão garantir mais recursos para a cidade.

 

Tenente Vicente

 

O Sub Ten. PM Vicente Rodrigues da Silva Filho, 67, torna-se sacramentano por iniciativa do vereador José Américo de Oliveira. Aqui um filho que, verdadeiramente, adotou a cidade como mãe, desde quando aqui chegou para comandar o pelotão local, em 1986, cargo que ocupou até aposentar-se em junho de 1991. E, ao invés de regressar a sua Belo Horizonte, aqui 'assentou praça'. 

Hoje, Oficial da Reserva,  ingressou na Polícia Militar,  após servir o Exército no 12º RI em 1960/1962, integrando o Corpo e Paz da ONU, em Port Said, no canal de Suez. Na Polícia Militar ocupou vários cargos como Delegado Regional de Vigilância Rural, no noroeste mineiro, serviu no QG da PMMG, no Batalhão de Transito, no 5º Batalhão e no 18º, que ajudou a fundar, além de atuar em várias cidades como policial  militar, antes de vir para Sacramento. 

Na cidade, hoje, Tenente Vicente presta serviço voluntário para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC e ao Conselho Comunitário de Defesa Social, além de ser membro atuante no bairro onde reside,  por duas vezes foi o presidente da Associação Comunitária do Bairro Alto Santa Cruz. Destaque também para o seu lado escritor, poeta, contista, cronista e critico e jornalístico, editor do jornal popular 'O Formigão'. 

Tenente Vicente é pai de três filhos do primeiro casamento e, da união com Alda Freitas de Souza, tem o filho  Thiago e as enteadas, Kelly e Kênia.