Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Brait recebe homenagem da 5ª Cia PM

Edição nº 1183 - 11 Dezembro 2009

Ao completar três anos de instalação, dia 9 último, a 5ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito   Rodoviário, homenageou  policiais que se destacaram profissionalmente em suas atividades no ano em curso.

Dentre os homenageados do ano, o Sub Ten Celso Brait, da cidade de Sacramento/MG recebeu o Certificado de Destaque Profissional Operacional, em virtude da projeção de seus atos, que engrandecem e dignificam ainda mais seu conceito perante a comunidade local e regional, sobtretudo, conjugando esforços para enaltecer o prestígio da Polícia Militar de Minas Gerais.

Brait dedicou a conquista a todos os policiais que trabalham sob seu comando, pois entende que a participação dos seus colegas foi imprescindível para que o Grupo da PM Ambiental de Sacramento pudesse alcançar relevante destaque local e regional.

O homenageado recebeu a honraria das mãos do Coronel Flávio Aparecido Romualdo de Aquino, DD Cmt da 5ª RPM.

A 5ª Cia MAT com sede em Uberaba/MG foi criada através da Resolução nº 3.881, de 06/09/06, publicada no BEPM nº 005, de 12/09/06, articulada em sete Pelotões, sediados nos municípios de Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama, e subordinada diretamente ao comando da 5ª Região da PM, também sediada em Uberaba/MG. 

O 4º Grupo de Polícia Militar Meio Ambiente de Sacramento está subordinado diretamente ao 5º Pelotão de Araxá/MG.

A Unidade é hoje comandada pelo Tenente Coronel Isauro Alves dos Reis Neto, conta com efetivo de 187 policiais mlitares, tem responsabilidade territorial em 30 municípios mineiros com uma extensão de 40.600 Km2 de área terrestre e 2.214 Km2 de áreas inundadas, bem como uma malha viária de 1.585,700 Km entre rodovias estaduais e federais delegadas.

A criação da 5ª Cia MAT teve por objetivo melhorar, ainda mais, a resposta da PM nos seus diversos segmentos de atuação, como a orientação e fiscalização ambiental, visando a conservação e preservação do meio ambiente de forma sustentável, e na educação, fiscalização e orientação no trânsito.