Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

‘Mamãe Noel Tica’ é cidadã sacramentana

Edição nº 1183 - 11 Dezembro 2009

Maria de Lourdes de Lima, a 'Mamãe Noel Tica', 67, recebe nesta sexta-feira, na Casa do Pão, o título de Cidadã Honorária de Sacramento, outorgado pela Câmara Municipal, por indicação do vereador e presidente da Câmara, Carlos Alberto Cerchi, em reconhecimento ao trabalho filantrópico e social que realiza anualmente, em Sacramento, beneficiando crianças, pessoas portadoras de necessidades, idosos e gestantes, com a doação de presentes de natal. 

Durante este final de semana, Tica estará visitando o Hospital 'Dr. Bezerra de Menezes', na Fazenda Santa Maria, na Casa do Pão, no bairro Alto Santa Cruz e Creche 'Vó Meca', no bairro São Geraldo. A obra de Tica estende-se também à cidade de Conquista e à comunidade de Guaxima, onde esteve no início desta semana. 

A paulistana, Maria de Lourdes Lima, mais conhecida por Tica, recebe nesta sexta-feira, o título de Cidadão Honorária de Sacramento, em solenidade festiva, realizada na Casa do Pão, com a presença de autoridades, familiares e amigos, que reconhecem a justa homenagem a essa mulher que dá exemplo de desprendimento e doação. Tica foi Personalidade do Ano de 2008, homenagem deste jornal, prestada desde 1976, a cidadãos e cidadãs que realizam pela cidade relevantes serviços. 

O ideal de servir, Tica herdou-o dos pais Sebastiana e Oscar, que a traziam a Sacramento quando faziam doações para construção do Lar de Eurípedes. Tica tinha apenas 12 anos, quando conheceu as crianças internas e tia Amália. As crianças tornaram-se o xodó de Tica. A semente estava plantada no coração de Tica. 

O tempo passou, Tica cresceu ao lado dos irmãos Oswaldo e Rute e se tornou uma bela mulher, que conquistou o coração de Alexandre Nalegaca, com quem se casou em 1961, cujo amor e companheirismo perduram até os dias atuais ao lado dos filhos Rosemeire, Rosane e Rosangela, que lhes deram genros e sete netos. 

À medida que crescia, as vindas a Sacramento escassearam e só voltaram a acontecer após 1962, quando Tica, já casada volta a reencontrar amigos alguns de saudosas memórias, como Ataliba Cunha e outros como Heigorina Cunha, Nizinha. Mas naquele tempo, Tica sequer pensava que o ideal de servir permanecia adormecido em seu coração. 

O despertar do ideal aflorou em meados da década de 1980 e Tica começou a angariar presentes entre os amigos para distribuí-los a crianças carentes na grande São Paulo, até que por ocasião do 1º de Maio de 1992, Tica e Alexandre viajam a Sacramento para as comemorações do aniversário de Eurípedes Barsanulfo. 

Entusiasmada com tudo o que viu, nasceria ali, em conversa com alguns amigos,  a ideia das 'Sacolinhas de Jesus'. Naquele mesmo ano foi feita a primeira distribuição, sem a presença da idealizadora do projeto.  

Mas no ano seguinte, com a sua filha Rosana e netos, Tica veio à cidade para a distribuição, época em que reencontrou uma das crianças do Lar de Eurípedes, dos idos 1954, a sua grande amiga Cleusa Rosa Ramos e muitas outras. 

Era o ano de 1994, desde então, há 15 anos, Tica vem a Sacramento a cada final de ano distribuir entre as famílias carentes da cidade o seu presente de Natal. 

Também os membros da família foram se doando ao lado de Tica, hoje toda a família: Tica, Alexandre, Rosemeire, Rosana, Rosangela, os genros Marcos e Cláudio e os netos têm participado da festa da 'Mamãe Noel' na cidade, distribuindo a 'Sacolinha de Jesus'.

Aliás, ela traz muito mais que brinquedos, calçados e roupas, traz bênçãos, amor, alegria, esperança e, sobretudo, a crença de um mundo mais igual e a certeza de que Jesus nasceu para todos. 

Retornando a São Paulo feliz e gratificada com cada sorriso recebido, Tica recomeça sua obra de arrecadação de brinquedos e roupas no início do ano, conseguindo padrinhos, que 'adotam' uma criança com até 11 anos, pessoas portadoras de necessidades e/ou gestantes. A partir de outubro começará a reunir os presentes e vai até dezembro enchendo, não um trenó, mas uma carreta, que carrega milhares de sacolinhas de que serão mais uma vez distribuídas em Conquista, Guaxima, Santa Maria e em Sacramento.