Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Vacinação contra febre aftosa começa no dia 1º

Edição nº 1125 - 26 Outubro 2008

Atenção, produtores rurais: a campanha de vacinação contra a febre aftosa inicia no dia 1º de novembro. A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, é a de que sejam imunizados cerca de 5,3 milhões de bovinos nas idades até 24 meses, em 154 mil propriedades rurais distribuídas por 325 municípios localizados nas regiões do Alto Paranaíba, Noroeste, Sul, Sudoeste de Minas e Triângulo Mineiro, que fazem parte do Circuito Pecuário Centro-Oeste.

Em Sacramento, o veterinário chefe do IMA, Eurípedes Antonio Esposito, já está fazendo o alerta aos pecuaristas, da necessidade e importância da vacinação do rebanho, destacando que Sacramento pertence ao Circuito Centro –Oeste, que é zona livre de febre aftosa com vacinação, mas ressalta a necessidade da conscientização, pois havendo caso de febre aftosa, o gado é sacrificado e enterrado na propriedade, que permanece interditada ao trânsito de animais, perdendo também o produtor responsável o direito de receber do órgão o GTA, Guia de Trânsito de Animais – GTA.


Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença contagiosa causada por um vírus de rápida multiplicação que provoca grandes prejuízos sociais e econômicos aos pecuaristas. Um animal contaminado pode atacar outros animais domésticos e se espalhar por outras propriedades. Os principais sintomas da febre aftosa são aftas na língua e na boca dos animais que babam muito. Bolhas nas tetas e cascos, que estouram, formando feridas. 

Esposito ressalta a responsabilidade de cada pecuarista. “Ele mesmo deve comprar as vacinas no comércio e proceder a vacinação. Se um animal no Estado se contaminar com a febre aftosa é o bastante para que a exportação de carne e derivados e outros produtos alimentícios seja suspensa, levando também prejuízo aos estados vizinhos. Desde 1996 não ocorre nenhum caso de febre aftosa no Estado. Hoje somos zona livre da doença com vacinação e temos que zelar por isso,. A responsabilidade é de cada um e só a vacina pode prevenir”, alerta. A campanha da vacinação começa no dia 1º e vai até o dia 30 de novembro.