Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Universitários da UFU visitam Haras Zandonaide

Edição nº 1131 - 07 Dezembro 2008

O Haras Zandonaide recebeu a visita do professor João Batista Ferreira dos Santos e 15 alunos concluintes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. 

O objetivo, conforme explica o professor, é para que os alunos conheçam o que tem de bom na raça de cavalos mangalarga marchador. “Visitamos várias localidades, em vários haras com diferentes raças. Aqui, eles têm contato com a raça, o andamento e a história do mangalarga, com Claret Zandonaide, que é um dos grandes criadores do país”, Justifica. 

Para os alunos, a aula in loco só tende a somar os conhecimentos adquiridos. “A veterinária nasceu em função do cavalo e está em voga. O mangalarga marchador é uma raça mineira. Lidar com cavalo é prática, menos de cinco anos a pessoa não conhece um cavalo. No próximo ano eles estarão no décimo período, na fase de estágio e poderão aproveitar”, explica o professor João Batista, ao lado do proprietário do Haras, Antonio Claret Zandonaide, que colocou a fazenda à disposição dos futuros estagiários. 

“- Já recebemos estagiários da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com esse mesmo objetivo, assim como da UFU, inclusive com estagiários aqui na fazenda, o que para nós é uma satisfação. Se é bom para o currículo dos alunos, também é para o Haras recebê-los e poder contribuir para a sua formação, sem contar que divulgam o nome do Haras”, reconheceu.

Claret explicou para a imprensa e os estudantes sobre o andamento dos animais, a postura... “Tem um grupo que sabe montar bem. É preciso ter postura, a posição dos braços para segurar as rédeas, a colocação dos pés no estribo, tudo é importante. Uma boa postura é bom para a animal e para o cavaleiros e isso só aprende com a prática”, garante.

Em nome da turma, falou o jovem Felipe Souza Pires. “Já trabalhei com o cavalo Quarto de Milha, mas é a primeira vez que tenho contato com animais da raça mangalarga marchador e gostei. É um animal dócil, com excelente andadura e para nós essa aproximação é extremamente importante no currículo. O local é muito agradável com excelentes animais”, diz, ressaltando a paixão da turma por animais. Um saboroso almoço encerrou a visita.