Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento será destaque no Viação Cipó

Edição nº 1133 - 21 Dezembro 2008

O parque turístico sacramentano, com sua história bicentenária representada pelo Desemboque, suas cachoeiras, serras, matas, rios e lagos e estações antigas da 'Maria Fumaça', todo esse acervo cultural e artístico vai se transformar num belo documentário do jornalista Otávio de Toleto, apresentador do programa, 'Viação Cipó', da TV Alterosa, que vai ao ar no primeiro ou segundo domingo de fevereiro, às 11h00. O objetivo, segundo Toleto, ouvido pelo ET é “mostrar as belezas das Gerais e a nossa mineiridade”. 

No ar há cinco anos, Toleto já visitou com sua equipe 280 cidades mineiras. “Andamos pelas Minas Gerais mostrando o turismo, as belezas naturais, culturais, a história, o artesanato, a culinária, arte”, justifica. Falando sobre o porquê do nome 'Viação Cipó', justifica: “Ao criarmos o nome, pensamos em 'viação', um carro de transporte, e 'cipó', uma que alastra-se, vai de um lado para o outro. E temos a musica de abertura do programa, composta por Luiz Nelson e Luiz Neto , cantada por Toninho Horta”, explica. 

Otávio Toleto acompanha as gravações de todos os programas “a nossa diferença com ao concorrência é que eu estou em todos os lugares, converso com as pessoas, vivencio cada coisa que vai ao ar. E fico sempre surpreso, porque em cada cidade que chegamos descobrimos coisas maravilhosas”, declara. 

Em Sacramento foram filmados o Palácio das Artes, que funciona na antiga estação dos bondes, as ruínas da estação do Cipó, a antiga ponte de Jaguara, cachoeiras, lagos, artesanatos, usina Cajuru, Desemboque. A equipe permaneceu em Sacramento de quarta a sexta feira e de acordo com Toleto a produção do programa é independente “não tem participação de prefeituras, às vezes algumas prefeitura contratam o programa, mas a maioria, como esse que estamos gravando aqui, e independente. As prefeituras nos auxiliam fornecendo uma pessoa para nos acompanhar, fazer as entrevistas. O nosso programa é apolítico e é exclusivamente de Minas Gerais, porque o lema da TV alterosa é “a TV que o mineiro vê”, “A TV que o mineiro faz”.

Otávio Toleto, além de jornalista é pós graduado em História com especialização em História de Minas Gerais. 

O programa “Viação Cipó” vai ao ar aos domingos, das 10h00 às 11h00 e às quintas-feiras, numa reprise compacta às 14h00. o programa de Sacramento está previsto para ir ao ar, no terceiro ou quarto domingo de fevereiro.