Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pastoral da Criança: 20 anos em Sacramento

Edição nº 1119 - 21 Setembro de 2008

A Pastoral da Criança, que é um organismo social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade está completou 25 anos de fundação no país e 20 anos, em Sacramento e vem ao longo dos anos mantendo sempre o seu objetivo primordial: a criança. 

Os voluntários da Pastoral da Criança comemoraram os 20 anos de atividades em Sacramento, no dia 31 de agosto,  com uma missa em ação de graças e um jantar de confraternização no salão de festas da Ciju.

Presidida atualmente por Moisés Cunha, a Pastoral da Criança, que é um organismo social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade está completou 25 anos de fundação no país e 20 anos, em Sacramento e vem ao longo dos anos mantendo sempre o seu objetivo primordial: a criança. 

Na cidade, a Pastoral da Criança iniciou em 1988, pela irmã Celina e o padre Jerônimo em toda a paróquia, com a capacitação dos voluntários e os primeiros trabalhos foram realizados nas creches. Já em outubro, o treinamento ocorreu no bairro Perpétuo Socorro e logo as atividades iniciaram no bairro, com assistência a 30 famílias,  com a coordenação de Ines De Santi.

Em 1993, uma reformulação na metodologia de trabalho introduziu a multimistura, dos remédios caseiros e alimentação enriquecida aplicadas com a ajuda de Padre Inácio. Já nesse ano, o atendimento estendia-se para os bairros Sao Geraldo, Sao Braz e Joao XXIII.

Irmã Maria da Graça assume a coordenação da Pastoral em 1996, auxiliada por Maria Madalena Fraga, que dois anos após assume a direção e a cada ano, o atendimento às famílias é crescente até atingir toda a área urbana. A partir de 2000, já na direçao de Angelina Leni Limido, a Pastoral já conta com 30 voluntários efetivos e atinge um índice de excelência de serviço reconhecido pelo Ministério da Saúde. O bairro Cajuru passa a receber atendimento e a Pastoral chega à primeira comunidade Rural Jaguarinha. 

Fernando Alencar assume a coordenação da Pastoral da Criança, que já é declarada  de Utilidade Pública, através de projeto de lei do vereador Luiz Antonio Sinhorelli em 2006. Atualmente Moisés Cunha é o coordenador da Pastoral, que conta com 35 voluntários que realizam atividades nos bairros Perpétuo Socorro, Sao Brás, João XXIII, Cajuru, Maria Rosa e Sao Geraldo,  atendendo mensalmente uma media de 850 crianças, 15 gestantes, totalizando 240 famílias. 

Em todo o Brasil, as ações da Pastoral da Criança são desenvolvidas por voluntários  membros da própria comunidade, que acompanham as famílias assistidas,  orientando-as sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida.

Com uma  atuação de caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias, a Pastoral conseguiu reduzir consideravelmente o índice de mortalidade infantil, além de sensibilizar demais autoridades. Atualmente, mais de 260.000 voluntários acompanham o desenvolvimento de quase 1,8 milhões de crianças de 0 a seis anos e quase 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres, de 4.066 municípios, em todos os estados do país.