Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Livraria 'Brás Cubas' ganha novas instalações

Edição nº 1133 - 21 Dezembro 2008

A Livraria ' Brás Cubas”, de Mônica Aparecida dos Santos e Marcel Ferro, continua no mesmo endereço, mas está em novas e modernas instalações, tudo para oferecer o melhor aos clientes e amantes de leitura num ambiente agradável, funcional  e bonito, aliado ao atendimento de qualidade e amigável que sempre teve. 

Fundada em abril de 2005, a livraria nasceu meio por a caso, digamos que foi pelo gosto pela leitura que Mônica sempre nutriu e Marcel, representante de editoras e também leitor assíduo e deu certo “as pessoas em Sacramento não tinham acesso a livros, esse acesso era exclusivo de quem viaja muito e vai a livrarias fora, perde, ou melhor ganha tempo, escolhendo livros. Eu mesma, comprava livros fora. Com a livraria disponibilizamos  a possibilidade de a escolher o livro que quer ler. A pessoa vem,  lê a orelha, conhece antecipadamente algo sobre o livro, e não fica fechada a listas que são publicadas pelas grandes revistas ou sugestões de outros. E de repente as pessoas começaram  a responder ao nosso anseio e o espaço ficou pequeno”, confessa Mônica. 

A livraria é para quem gosta de ler e o público leitor é grande e as vendas são boas, em duas faixas etárias crianças e adultos “quando abrimos a livraria, eu pedia livros para eu ler, livros me agradavam, hoje eu tenho um mix maior, os livros são pedidos para atender a quem gosta de ler. E o público infantil é o que está mais crescendo. As crianças olham, mexem, livro foi feito para ser manuseado”, explica Mônica. De acordo Marcel a livraria oferece acesso a mais de 800 editoras nacionais e internacionais “temos acesso rápido a mais de 200 mil títulos. Hoje já não se estoca produtos, os pedidos são comprados na hora”, explica Marcel. 

 

A meta é atingir o público estudantil

A meta de Mônica e Marcel agora é conquistar o público jovem, a classe  estudantil, que é a que menos lê  “não sabemos se é por causa da internet, onde eles pegam os resumos prontos, mas o público estudantil é o que menos lê, por isso com esse novo espaço, queremos fazer um trabalho junto com as escolas, queremos um apoio e uma união maior com as escolas. O professor, por exemplo, está trabalhando determinado tema, porque não sair um pouco da sala de aula e vir para dentro a livraria, trabalhar de forma diferente. Seria um complemento daquilo que o professor está trabalhando na sala de aula. O aluno terá a oportunidade de ver o livro, o assunto de forma diferente. Muitos alunos  não receberam incentivo de leitura, filho de leitor é leitor e estar na livraria é uma forma de despertá-los. Queremos criar uma interação entre jovem estudante com a escola e a livraria”, ressalta Marcel. 

 

Cursos variados será outra opção da Brás Cubas

Outra inovação além do novo espaço serão os cursos ministrados na própria livraria “vamos agregar possibilidades na livraria, o primeiro será o lazer com cultura com aulas de artesanato. O que queremos com isso é criar na população uma vontade de vir à livraria', explica Mônica empolgadíssima mostrando os trabalhos feitos com as técnicas de marmorização em peças de barro, madeira, plástico, envelhecimento, pintura barroca, craquelê, arte francesa, decoupage “temos o espaço próprio e o mesma oportunidade dada aos adultos, será dada também ao público infantil. As alternativas serão muitas para todos”, explica Mônica, que pretende iniciar os cursos no início em janeiro, logo após as festas de final de ano “as pessoas poderão decorar suas casas como seu trabalho. Vamos mudar pra casa nova, assim que estiver pronta e já estou lixando móveis para trabalhá-los”.  Os interessados podem visitar as novas dependências da livraria e já deixar o nome agendado para o cursos de seu interesse. 

A livraria contará também com uma sala de leitura para propiciar encontros d eleitores para conversar sobre os livros lidos “uma pessoa lê um livro não é só pra si, ela quer saber a opinião de outros leitores, tirar conclusões e esse espaço estará disponível nos próximos meses”, declara Marcel, que já adianta que para o próximo ano estará realizando a I FLIS – Feira do Livro de Sacramento. 

 

A livraria é um sonho que deu certo

Para Mônica e Marcel, a livraria é um sonho que deu certo “isso era tudo o que sonhávamos'garantem. 

O estilo do prédio é também um diferencial. De descendência turca, Mônica que é brasileiríssimo, optaram pela arquitetura turca moderna para preservar as origens “gostamos muito de coisas antigas, somos muito de origens, por isso essa idéia bem rústica, tentamos chegar a livraria dentro das bibliotecas antigas. Tudo muito simples, piso rústico, mas aconchegante e complementado com um bom capucino. Papai ficaria feliz se estivesse aqui.”, ressalta Mônica. 

A festa de inauguração do prédio foi sucesso total e muita gente compareceu “pessoas que nunca tinham vindo à livraria, veio e comprou livros. As crianças deliraram... Valeu a pena e está valendo, estamos realizando um sonho nosso e dos outros”, concluem Mônica e Marcel que soa casados há seis anos.