Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Judiciário homenageia servidores

Edição nº 1127 - 09 Novembro 2008

Os serventuários da Justiça, Solange Abadia Borges Sisconeto e Milton Gomes de Souza foram homenageados pelo poder Judiciário, na noite dessa quarta-feira, 5, em solenidade realizada no fórum local, às 19h00, com a presença dos juízes Cintia Fonseca Nunes Junqueira de Moraes, diretora do foro, e Alaor Alves de Melo Júnior; promotor José do Egito de Castro Souza, demais servidores, advogados e familiares dos homenageados.

A homenagem, que acontece anualmente, por ocasião do Dia do Servidor, é uma forma de reconhecer o empenho, a dedicação e o relacionamento do funcionário no seu trabalho. A escolha é feita através de eleição direta entre os mais de 30 servidores, sendo escolhidos, um do quadro efetivo da Justiça e outro do quadro terceirizado. Todos votam e podem ser votados. 

Em entrevista ao ET, Solange e Milton confirmaram a satisfação que tiveram ao serem eleitos 'Servidores do Ano'. “Fiquei muito feliz, isso é um reconhecimento pelo trabalho que a gente realiza no dia-a-dia. Acredito que é a minha dedicação que me levou a essa escolha”, afirma Solange. Confessando-se também muito lisonjeado, Milton disse que não acreditou. “Eu não esperava, porque são apenas dois anos de trabalho aqui. Na hora eu não acreditei, mas quando a festa e os abraços se multiplicaram, acreditei e fico muito agradecido. Isso implica em muito mais responsabilidade, porque significa que as pessoas acreditam no nosso trabalho”. 

 

Solange, 10 anos de dedicação e responsabilidade

Solange Abadia Borges Sisconeto há dez anos trabalha no Tribunal de Justiça, mas iniciou o seu trabalho no fórum em 1996, como funcionária do Tribunal Regional Eleitoral. “Iniciei-me, profissionalmente, primeiro no Magistério como professora graduada em Matemática. Em1996 não houve contratação de professor, aí tive que me virar. Surgiu a vaga e fui admitida como serventuária no Eleitoral, no tempo do Douglas Brigagão e do juiz Armando Conceição Vieira Ferro. 

Em 1999, surgiu a oportunidade de Solange ir para o quadro do Tribunal de Justiça. “A partir daí, retornei à faculdade, cursei Direito, fui aprovada no concurso do Tribunal e cá estou”, conta  recordando o início da vida forense. 

Sobre o seu trabalho, Solange não esconde as dificuldades que encontra. “É um trabalho difícil, porque são vários os problemas que chegam e com os quais convivemos aqui. São situações as mais diversas que nos chegam às mãos. O que eu tento fazer é dar agilidade no meu trabalho, porque as maiores reclamações que temos são a respeito da lentidão da Justiça”, recohece.

“Por isso me dedico ao máximo, até com horas extras, não remuneradas, para agilizar, mas sempre tudo dentro do princípio da imparcialidade. Hoje está um pouco mais fácil,. Quando ingressei, o trabalho ainda não era informatizado, era ainda a máquina de escrever e a caneta, a informatização facilitou o nosso trabalho, que, apesar de tudo, considero gratificante”. diz mais.

 

Solange é filha de João Gaspar (in memorian) e Terezinha das Graças Borges. Tem três pais é casada com Osney Sisconeto e, com muito mérito, é Servidora do Ano de 2008. 

 

Milton, segurança com simpatia

Milton Gomes de Souza, 32, funcionário terceirizado, há dois anos presta serviços de segurança à família forense. Natural de Teófilo Otoni, viveu parte da infância em Brasília e, aos 12 anos, órfão de pai e mãe, mudou-se para Sacramento com os irmãos onde reside há 20 anos. 

O trabalho como segurança começou de improviso, em alguns bailes. Antes foi um trabalhador que enfrentava qualquer serviço. Até que cheio de vontade, ingressou no curso de Segurança Profissional e, logo que surgiu a vaga no fórum, candidatou-se apresentando seu currículo. “Aqui no fórum eu tenho que cuidar da segurança pessoal de todos os que aqui trabalham e da segurança do patrimônio, no horário de expediente. Na época, foram muitos currículos, mas o Dr. Alaor falou que não importava o grau de instrução, mas que os candidatos tivessem uma boa formação em defesa pessoal e outras similares. Aí apresentei os currículos, diplomas de participação em campeonatos de Kung Fu, fui aceito e estou muito feliz”, declara. 

Professor de artes marciais, Milton foi campeão mineiro, brasileiro e mundial dessa arte. Garante, entretanto, que as coisas se resolvem no diálogo. Mas se for preciso não vê dificuldades em usar suas técnicas em defesa dos servidores forenses. “Graças a Deus não aconteceu nada grave. E se acontecer, primeiramente a gente tenta resolver na conversa, no diálogo, mas se for preciso, em último caso a gente se defende e defende os outros todos”. 

 

Milton é casado com Karen Tiago Ferreira e, por merecimento, é Servidor do Ano de 2008. 

 

Dra. Cintia recorda os tempos de Escola

Os serventuários da Justiça, Solange abadia Borges Sisconto e Milton Gomes de Souza, eleitos Servidores do Ano pela família forense, após receberem o certificado de Servidores do Ano das mãos dos juízes, Cíntia Fonseca Nunes de Moraes e Alaor Alves de Melo Júnior, foram homenageados pelas autoridades e colegas de trabalho com ramalhetes e mensagens elogiosas por parte dos servidores que meritoriamente os elegeram. 

A Diretora do Foro, juíza Cíntia Fonseca, ao saudar os homenageados recordou, ao falar de Solange, dos tempos de banco escolar na Escola Coronel José Afonso de Almeida, do sofrimento da servidora ao perder o pai, João Gaspar, aos 12 anos, da sua luta para superar tudo e, no trabalho, enalteceu sua dedicação. Para Milton, igualmente, destacou a sua dedicação, seu valor e sua importância para o bom andamento da segurança no local de trabalho,  declarando  o respeito que nutre por cada um.

Elogios não faltaram, também, por parte do juiz Alaor Jr., do promotor José do Egito e do vereador Bruno Cordeiro que ora representava o presidente da câmara, Aristocles Borges da Matta. 

Solange agradeceu as homenagens e reafirmou o seu compromisso de responsabilidade, lisura e imparcialidade no trabalho. 

 

Milton, por sua vez, falou de sua satisfação ao estar no fórum e reafirmou os eu compromisso e respeito pelas autoridades e a vontade de aprender mais e mais. 

 

Autoridades e colegas elogiam Solange e Milton

Solange ouviu a mensagem proferida pela colega Maira Gerolin Leone Borges, que a enalteceu dizendo: “Solange, uma mulher de garra, de espírito forte, extremamente responsável, lutadora, porém doce, sincera e honesta com seus afazeres e com aqueles que se achegam procurando um apalavra amiga. Dedicada a tudo o que faz , fazendo com perfeição, desempenhando todas as tarefas com zelo e dedicação”.

Maira concluiu recordando o escritor, Antonie Saint-Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas...”

À serventuária Janaína Nayara Barra coube a homenagem a Milton, um dos mais novos funcionários do fórum.

Após destacar aspectos da vida de Milton desde a infância em Brasília até a chegada a Sacramento há 20 anos, o seu talento nas artes marciais, Janaína disse: 

- “Servidor prestimoso (...) pensando não apenas nas quantidades ou volumes, mas sobremodo, nas vidas das pessoas que representam aquele s feitos ou lides. Fato comprovado por sua indubitável preocupação com idosos e crianças que ansiosamente aguardam audiências ou o marejar de seus olhos ao presenciar os reencontros de presos/sentenciados com seus familiares nesses corredores”. 

Disse mais: “E, como não raras vezes já conversamos sobre isso, elogiável se faz a visão tão humana que um simples vigia, como muitos assim o qualificam, tem das funções essenciais da Justiça e do próprio Judiciário no contexto social”.

 

Sobre tudo o que Milton representa, Janaína concluiu a sua homenagem frisando “como bem ensina Habermas: “Justiça não existe sem solidariedade.”