Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fabiana Marques: uma nova opção em Ortodontia

Edição nº 1125 - 26 Outubro 2008

Fabiana que é filha de Gaspar Marques e Marly Cordeiro Marques, concluiu o curso de Odontologia pela Universidade de Uberaba – Uniube em 1999, logo iniciando sua vida profissional, na parte clínica, em Sacramento e Pirassununga (SP), onde mantém consultório com a irmã Bethânia e o cunhado, Eugênio Marangoni. Após formada, Fabiana não ficou só na parte clínica, especializou-se em Ortodontia, pela Unesp de Araraquara (SP). Suas vindas a Sacramento têm, além da ortodontia, uma motivação especial. Aproveita para matar a saudade da terrinha e das titias, Ceres e Abadia Marques, o irmãos Jarbas e Mônica e muitos amigos. 

A sacramentana Fabiana Cordeiro Marques, 35, especialista em Ortodontia,  está agora atendendo em  Sacramento. Para falar um pouco sobre sua especialidade recebeu o ET.

ET - O que é a ortodontia?

Fabiana - A ortodontia é uma especialidade odontológica que se preocupa com o estudo do crescimento do complexo cranio-facial, do desenvolvimento da oclusão e do tratamento das anormalidades dento faciais. Especialidade odontológica que estuda a oclusão dentária tendo como objetivo que o adulto atinja o melhor em forma, função e estética dentofacial.

ET - Em qual idade pode-se fazer o tratamento ortodôntico?

Fabiana - A ortodontia pode ser indicada em todas as idades embora durante o crescimento esteja mais indicada.  Podemos dividir a ortodontia em fases: Preventiva: indicada para impedir a instalação de uma má oclusão, é a ação de preservar a integridade da oclusão normal em um tempo precoce; Interceptativa: quando impedimos a progressão de uma má oclusão; corretiva: a correção da má oclusão propriamente dita;

ortodontia cirúrgica: correção de alterações esqueléticas em pacientes adultos.

ET - Como o paciente fica sabendo que precisa usar aparelho ortodôntico?

Fabiana - Alguns pacientes recebem uma orientação inicial pelo seu dentista, sendo então encaminhado ao ortodontista. Outras vezes em decorrência de hábitos nocivos, tais como chupeta, mamadeira, sucção de dedos, respiração bucal, deglutição atípica e outros, deixam evidentes esta necessidade ortodôntica. Em muitos casos a  percepção estética do próprio paciente ou da família levam no a procurar tratamento.

ET - Quais os exames necessários para iniciar o tratamento? 

Fabiana - Inicialmente é realizada uma avaliação pelo ortodontista que irá solicitar a documentação ortodôntica, que consiste de algumas radiografias, fotos e modelos em gesso para se realizar o planejamento.

ET - Em quanto tempo se realiza um tratamento ortodôntico?

Fabiana - Variável em função da discrepância dentaria, esquelética e funcional. Em alguns casos a solução é mais rápida. É importante ressaltar que em crianças contamos com o crescimento craniofacial que favorece o tratamento ortodôntico, por exemplo, a remoção de um hábito nocivo em muitos casos previne uma má oclusão.

ET - Em seu ponto de vista quais as contribuições da ortodontia?

Fabiana - Principalmente estética e funcional. Não podemos deixar de ressaltar que dentes mal posicionados dificultam a higienização,favorecendo o surgimento de doenças  periodontais,cáries, e possíveis perdas dentais.

 Fabiana Marques Cordeiro atende no Centro Odontológico Especializado – COE,  anexo à Clinica de Dr. Bereta, na rua Silva Jardim, nº 39. Telefones: 3351-1270/ 3351-1273.