Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ET News

Edição nº 1124 - 19 Outubro 2008

Virlânia desapareceu no Domingo

Virlânia Augusta de Lima, 27, desapareceu no domingo, 12, após sair de casa no bairro Maracanã, às 6h20 da manhã para tomar o ônibus a dez metros de sua casa. Ia para o estágio no Hospital escola e desapareceu. Na segunda-feira a bolsa usada por Virlânia foi encontrada próximo ao córrego da av. Filomena Cartafina. Por terra, as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros concentraram as buscas no córrego e nas matas na cidade. Na terça-feira, a partir das 6h00 da manhã outras três equipes começaram uma varredura no rio Grande, em Jet Ski. Por volta das 15h00, um corpo foi avistado por um trabalhador, boiando no rio, próximo à Usina de Igarapava. Era o corpo da jovem estudante.

Virlânia tinha amarradas no pescoço duas marretas e uma roldana (carretilha), mas de acordo com a polícia, a jovem morreu de traumatismo craniano. O corpo foi identificado por um colega de faculdade e encaminhado para o IML de Ituverava, sendo liberado na terça-feira à noite.  

 

De acordo com o delegado Heli Andrade que acompanha o caso de perto desde o registro do desaparecimento da jovem, no domingo, os apetrechos no pescoço teriam sido usados para o corpo se manter no fundo do rio. Na margem do rio foram encontradas marcas de pneus e de que alguma coisa que foi arrastada, provavelmente o corpo da jovem A polícia trabalha com várias hipóteses para explicar o caso e acredita que a vítima foi morta no local. Andrade descartou um eventual latrocínio e trabalha agora com a hipótese de um crime passional.  A polícia investiga um suspeito, mas ninguém foi indiciado ainda. 


Horário de Verão Começa neste Domingo

O Horário de Verão começa à zero hora deste domingo, 19 e termina à zero hora de 15 de fevereiro de 2009. Os relógios devem ser adiantados em uma hora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal. Essa é a 38ª edição do Horário de verão e terá a duração de 119 dias, sete a menos que no ano passado. 

O novo horário objetiva reduzir a demanda máxima do Sistema Interligado Nacional –SIN, no horário de pico, entre 18h e 22h. Segundo o engenheiro de operação do sistema Wilson Fernandes Lage, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a mudança de comportamento dos consumidores, associada ao retardo do início da utilização de iluminação artificial, reduz o consumo nos horários de pico. “Nos meses de verão, a iluminação solar se estende por um tempo maior, com o sol nascendo antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho”, destaca o engenheiro. Ele acrescenta que a luz do dia será melhor aproveitada e a utilização de energia será, conseqüentemente, menor.

 

A economia equivale a 30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro, com 66 municípios.   De acordo com Wilson Fernandes, durante todo o período da 38ª edição do Horário de Verão, espera-se economia de até 0,5% no consumo de energia, o que representa cerca de 32 MW médios ou até 91mil MWh. Esse montante é suficiente para abastecer, durante um mês, duas cidades do porte de Sete Lagoas e Uberaba, que juntas têm uma população estimada de 500 mil habitantes. “Para o consumidor residencial, a economia se dará com a menor utilização da iluminação artificial, o que significa uma redução de até 5% no consumo mensal de energia”, conclui.

 

Lixões: Copam chama cidades para licenciamento

A Câmara Normativa Recursal – CNR, do Conselho Estadual de Política Ambiental –Copam, aprovou no dia 8 minuta de Deliberação Normativa (DN), que convoca ao licenciamento ambiental municípios com população entre 20 e 30 mil habitantes. De acordo com a norma, os municípios convocados têm até 30 de agosto de 2009 para formalizarem a Licença de Instalação (LI) e até 31 de setembro de 2010 para Licença de Operação (LO). Municípios que já possuem LI concedida têm até 31 de dezembro de 2009 para formalizarem a LO.    

Segundo o gerente de Saneamento Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam, Guilherme Silvino, com a convocação desses municípios, o objetivo é que cerca de 75% da população urbana de Minas Gerais seja beneficiada com o tratamento e disposição adequada do lixo.  Os municípios que possuem entre 20 e 30 mil habitantes são responsáveis por aproximadamente 6% do total de resíduos sólidos urbanos gerados no Estado. 

 

 O gerente Silvino também destaca que a nova DN instrui os municípios a darem preferência à constituição de consórcios, sistema que já é utilizado em algumas regiões de Estado e que é menos impactante para o meio ambiente.