Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Drª Célia quer parcerias entre as cidades

Edição nº 1124 - 19 Outubro 2008

A ginecologista, Célia Menezes de Melo, radicada na Chácara “Vó Dila”, na região da Santa Maria, desde 2004, foi eleita vereadora pela primeira vez em Conquista, com a segunda maior votação, 240 votos, contra 241 dados ao mais votado, Silvinho Canassa. O que levou Célia a candidatar-se foi a vontade de ajudar a resolver alguns problemas prementes na vizinha cidade. “Percebi que um dos graves problemas de Conquista era a questão da saúde, aí passei a fazer um trabalho voluntário de atendimento ginecológico ambulatorial na Santa Maria, para as mulheres e adolescentes de Conquista e Sacramento, nas terças e quartas-feiras. Mas, estava ficando difícil com a questão do transporte para trazer as pacientes, assim, depois de três anos de atendimento aqui, passei a atender em Conquista, na Casa Assistencial São Vicente de Paulo. Mas Conquista precisa de muito mais na saúde básica”, explica Célia, que faz um trabalho de grande alcance social, pois visa atender às pessoas carentes e que têm dificuldade de atendimento, além de às causas ambientais, junto com o filho engenheiro Rodolfo Menezes de Melo, radicado em Campinas (SP).

Para Célia, o seu trabalho não é o ideal. “Meu trabalho é um projeto voluntário, mas o ideal é organizar a comunidade para que ela tenha esse atendimento por direito. Meu marido, Adolfo Menezes de Melo, tinha uma experiência muito grande de trabalho social, desenvolvido em Marília (SP), até premiado internacionalmente, que gostaríamos de implantar em Conquista, mas começamos a esbarrar sempre nas questões políticas” - disse. 

 

Volta às origens era um sonho antigo

Célia nasceu em são Paulo, mas foi criada na Santa Maria, assim como o marido Adolfo, 70, também médico pediatra e psiquiatra, impossibilitado de exercer as funções desde 2002, por problemas de saúde. 

Neta de Leopoldina Geovanna de Araújo e Jovino Gonçalves de Araújo, os últimos moradores do casarão da Santa Maria, hoje transformado no Centro Cultural 'Leopoldina Geovanna de Araújo', Célia sempre passava as férias na comunidade. “Sempre tive uma ligação muito grande com a fazenda e meu marido, que é meu primo, nasceu aqui, só que o conheci em São Paulo. Ele cursando medicina e eu também. Começamos a namorar, nos casamos e tínhamos um projeto de vida de retornarmos para a fazenda”, lembra. 

 

“Ficávamos tristes de ver a Conquista e a Guaxima tão queridas da nossa infância acabando, porque conhecemos Conquista com 30 mil habitantes. Decidimos que voltaríamos pra fazer alguma coisa pela cidade, sentíamos que tínhamos obrigação de voltar e devolver o que a região nos deu em forma de trabalho. Só que as coisas não acontecem como a gente planeja. Adolfo adoeceu em 2002, passou a ter uma vida vegetativa e hoje estou fazendo o trabalho por nós dois”, conta, em sua bela casa na Santa Maria. 

 

A política para buscar soluções

Nesses quatro anos na região, além do trabalho voluntário de atendimento médico, Célia e um grupo de amigos tentaram desenvolver algumas ações. Uma delas foi a implementação do turismo em Conquista através do Centro Cultural Leopoldina Geovanna de Araújo.

“Esbarrou na questão política e não foi pra frente. Outro, foi o 'Projeto Lajeado', que caminhou bem, atingiu alguns objetivos, mas ainda não saiu, por questões também políticas. Aí pensei, alguém tem que entrar na política pra gente poder avançar, e decidi entrar. Tive convites para ser vice-prefeita, mas optei por ser vereadora”, explica Célia, que fez um trabalho bem heterodoxo.”Entrei com um trabalho educativo”, conta. 

Célia, que tinha apenas quatro votos na região onde mora, (os demais votam em Sacramento) começou a campanha, exatamente no dia 8 de julho, panfletando a cidade e visitando casa a casa, junto com o cunhado, Carlos Mariano de Melo, da cidade de conquista e de Guaxima. “Dividimos Conquista em setores e fazíamos reuniões de rua em rua, discutindo política, explicando a importância da política, a corrupção, as funções de prefeito e vereador, e, sobretudo, questionando com as pessoas por que as pessoas dão tanta coisa na época de eleições. Falamos sobre a compra de votos. Falamos sobre os direitos sociais e isso foi muito bem aceito, não recebi nenhum pedido de nada na campanha. Para mim, se não tivesse sido eleita, só o trabalho que fizemos teria valido a pena e valeu. Estarei vereadora a partir do próximo ano”, conta, acrescentando que sua maior despesa foi com combustível. 

 

Conquista tem 19 seções e Célia obteve uma média de 13 votos em cada uma, somando 240 votos.

 

As propostas de Dra. Célia

Eleita pelo Partido Verde – PV, o mesmo da prefeita Vera Guardieiro, Célia quer parcerias, em especial na cidade, entre Conquista e Sacramento. “Pretendo buscar parcerias, primeiro num trabalho conjunto entre Prefeitura e Câmara, para organizar a comunidade conquistense, porque um grande número da população se transformou em pedintes, que estão o dia inteiro na prefeitura e porque os projetos sociais são fornecidos como favores”.

Sua primeira proposta é cadastrar toda a população, através de um perfil sócio-econômico e conhecer suas necessidades. Segundo, gerar frentes de trabalho. 

 

“O fornecimento de bens para a população deverá ser trocada por trabalho na comunidade. Prefeitura e Câmara têm condições de harmoniosamente atacar os principais problemas da cidade. E pretendo estar em comissões de saúde, meio ambiente, além é claro de continuar com o atendimento médico que retomei no dia 7, após os três meses de exigência legal”, explica. 

 

Parcerias entre Conquista e Sacramento

A expectativa de Célia é grande, além, é claro, da grande vontade de trabalhar e deseja a unidade política tanto em Conquista, como em Sacramento e a união das duas cidades como parceiras. “Desejo que haja muita união dentro de Conquista e de Sacramento e união entre os dois municípios. Precisamos estar unidos para resolver problemas comuns e que haja vontade e determinação, que sejam colocados em prática os compromissos que assumimos com a população: de trabalho, de respeito, de facilitação do desenvolvimento. Desejo que esse seja o objetivo maior de todos os novos governantes. Conquista é uma cidade pequena, com 6 mil habitantes e precisa ter o atendimento básico de saúde, na cidade e através de parcerias com Sacramento e Uberaba, para os atendimentos mais complexos”, conclui.