Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Cidade ganha nova psicanalista

Edição nº 1124 - 19 Outubro 2008

Jorcelaine Aparecida dos Santos, a Jô, 31, é sacramentana de nascimento, mas há dez anos deixou a cidade, para concluir o ensino médio, em Franca (SP) onde cursou até o 3º ano de Direito, quando abandonou o curso para formar-se em Técnica em Administração. Seguiu para Ribeirão Preto, para trabalhar, onde iniciou um trabalho social, junto a grupo de jovens evangélicos, de onde veio a idéia de cursar Teologia e, mais tarde, Psicanálise. “Conheci o trabalho desse grupo de jovens, de grande alcance social, e passei a trabalhar com eles. Isso me despertou para o curso de Teologia, segui para São Paulo e ingressei na Faculdade de Educação Teológica de São Paulo - Fatesp. Concluií o curso em 2005 e ingressei na pós graduação, em Psicanálise, curso que estou concluindo e, também, Saúde Mental, no Instituto FioCruz”, explica. 
Antes de retornar a Sacramento, em 2006, Jô esteve no México para realizar um antigo sonho: conhecer as pirâmides Quetzal, de origem asteca. “Meu sonho era conhecer as colônias, a história do povo, a cultura e lá fiquei durante três meses”. Seguidora da psicanálise lacaniana (Jacques-Marie Émile Lacan - Paris, 1901/1981),  Jô está agora na cidade, onde abre nos próximos dias um consultório. “Vou instalar consultório na cidade, mas já estou fazendo alguns trabalhos no Caps, no Instituto Scala e estou com uma grande expectativa na aceitação da população pelo meu trabalho, porque a psicanálise hoje está muito em voga”, disse mais, confessando-se feliz com o retorno a sacramento. “Estou feliz, mas a gente sente um pouco, porque o tempo não parou, os amigos estão casados e já com filhos, a cidade cresceu, a família envelheceu, é um pouco diferente...”
A segunda dos sete filhos do casal, Antonio Manuel dos Santos e Valdete  Aparecida dos Santos, concluiu a entrevista afirmando que retornou a Sacramento para ficar.