Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

116ª subseção da OAB realiza XII Simpósio Jurídico

Edição nº 1125 - 26 Outubro 2008

A 116ª subseção da OAB de Sacramento realizou, dia 17 último, no salão Dr. Paulo da Graça Lima, Paço Municipal, o XII Simpósio Jurídico. Autoridades da OAB mineira e de Sacramento prestigiaram o já consagrado encontro. Ao abrir a sessão, a presidenta da OAB loca, Dora Cerchi, destacou a importância dos simpósios realizados em Sacramento. “Este XII Simpósio é uma solenidade cuja natureza de sua significação é das que calam de forma indelével no espírito e tocam bem de perto nossa sensibilidade, permanecendo para sempre gravada em nosso coração. Por isso, hoje, fazendo uma breve retrospecção, vislumbramos que foram cada Simpósio, dias de saudosas lembranças, onde dominaram o importante aprendizado jurídico, o calor humano, a amizade sincera, a dedicação, o respeito mútuo e a confraternização da classe, sem distinção de hierarquia entre os ilustres convidados participantes: advogados, promotores, juízes, desembargadores e autoridades constituídas”, afirmou.

Prosseguindo, a presidente conclamou aqueles que lutam em defesa das instituições democráticas. “Em época tão conturbada como a nossa, é preciso que haja sempre alguém que reconheça os altos valores morais e espirituais que ainda sustentam as instituições democráticas, no seu real e verdadeiro sentido, importância e significação”, disse, destacando o sacramentano Sergio Rezende, presidente do TJMG. “Nesta esteira, a OAB, e dentre outras, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, hoje honrosa e orgulhosamente, representado por nosso querido amigo e conterrâneo, Desembargador Sérgio Antonio Resende, órgão do Terceiro Poder do Estado, é um exemplo vivo desta sustentação”. 

 

Presenças 

Vice-presidente da OAB/MG, Luis Cláudio da Silva Chaves, representando o presidente, Raimundo Cândido Júnior; Luiz Fernando Valladão Nogueira, Diretor Financeiro da Seccional da OAB de Minas Gerais; Adriano Cardoso Silva, Presidente da OAB/Jovem da Seccional da OAB de Minas Gerais; Juarez Ribeiro Venites, representante do prefeito Joaquim Rosa Pinheiro; juiz Alaor Alves de Melo Jr., representando a Juíza e Diretora do Foro, Cíntia Nunes Fonseca Junqueira de Moraes; promotor José do Egito de Castro Sousa; Caires Lincon Mateus Borges, representando o presidente da Câmara, Aristócles Borges da Matta; Helena Delamônica, representante da Caixa de Assistência dos Advogados; Eduardo Augusto Jardim representante dos Conselheiros Seccionais da OAB/MG; Eliseu Marques de Oliveira, representante das OAB da região; Ivone Regina Silva, conselheira da OAB/MG; advogados, com destaque para Jamil Salim Leme, decano dos advogados de Sacramento, homenageado no Simpósio.

 

Participaram também do Simpósito, os acadêmicos de Direito nas Faculdades de Uberaba, Araxá e Franca; os neo-advogados, Anna Maria de Nogueira Carvalho e José Carlos de Carvalho Filho, João Paulo de Melo Borges Maria Fernanda da Silva Rodrigues e Sandro Donizette dos Santos, com seus paraninfos, respectivamente, Anna Edina de Nogueira Carvalho, Jayne Portela (representando, Cícero Francisco de Paula) Antonio Libânio da Rocha, Ivone Regina Silva. 

 

Cidade ganha cinco novos advogados

Os jovens Anna Maria de Nogueira Carvalho e José Carlos de Carvalho Filho, João Paulo de Melo Borges, Maria Fernanda da Silva Rodrigues, Sandro Donizette dos Santos, são os novos advogados sacramentanos, que receberam suas carteiras durante o Simpósio, após o juramento proferido por Sandro Donizetti dos Santos. 

 

A presidenta da 116ª subseção, Dora Cerchi, saudou os neo-advogados afirmando-lhes que estão enriquecendo o quadro da OAB.  “na luta pela Justiça, mister se faz, não olvidar que o Direito progride na medida em que se humaniza e que uma ordem social justa, só é obtida pelo amparo aos débeis e aos miseráveis. É preciso, pois, acreditar na força divina, que nos conduz a cada momento, dando-nos a satisfação do dever cumprido, o lenitivo do pranto como perdão, a bênção da alegria como glória, porque ela se adoça de amor. Assim, desejo de todo coração, felicidades e muito sucesso a todos vocês! A 116ª Subseção da OAB de Sacramento, sente-se honrada e gratificada pelos novos defensores do Direito inscritos, enriquecendo seu quadro de advogados, em busca da Justiça, da liberdade e da cidadania. Sejam pois, muito bem-vindos à nossa Subseção!”, afirmou Dora.

 

Ivone Regina saúda novos advogados

Sejam probos, sejam honrados, sejam dignos, sejam éticos.

A advogada Ivone Regina Silva paraninfa do advogado Sandro, no discurso de saudação, discorreu sobre a prática advocatícia, o convívio diário, a postura e os reveses do dia-a-dia. “A minha mensagem de esperança frente à longa e árdua empreitada que ora iniciam nas sutilezas das doutrinas, jurídicas, na interpretação dos códigos que irão habilitá-los a atuar no domínio do Direito, conscientes das sérias e graves responsabilidades da aplicação das normas legais, bem como na solução dos conflitos que normalmente surgem no convívio social. No qual, a colheita de louros será esporádica, além de exigir constante dedicação e perseverança. Portanto, caros bacharéis, se vislumbrarem atentamente a militância de um advogado no seu convívio diário, constatarão que, a profissão do advogado,é uma luta permanente: luta para defender uma pessoa ou um direito, luta para fazer respeitar um princípio, luta para desmascarar uma impostura, luta por vezes, para atacar um potentado que abusa de seu poderio”, frisou.

 

A conselheira concluiu fazendo um apelo: “minha última palavra a todos, é um apelo e não um conselho, pois nunca é demais repetir o que já deixei a outros bacharéis que receberam suas carteiras através da nossa Subseção da OAB de Sacramento: sejam probos, sejam honrados, sejam dignos, sejam éticos. Acrisolando, assim, nossa profissão da verdadeira advocacia. Defendendo-a, engrandecendo-a e limpando-a com os seus exemplos de verdadeiros e dignos advogados, e advogadas de todos os quistos que a corroem e enfraquecem, do lodo que a macula. Pois, se isto conseguirem realizar, com certeza, estarão adornando a profissão que ora pretendem exercer, como as mais belas coroas e na linguagem imortal de Carnelutti, estarão concorrendo para que os homens compreendam que o Direito os ajudam a percorrer sua fatigante jornada no caminho que ascende da terra ao céu! Sejam felizes e muito sucesso! .”


Decano Jamil Leme recebe homenagem

O advogado Jamil Salim Leme é um dos símbolos da advocacia na cidade, são mais de 40 anos na profissão. A presidenta Dora Cerchi na sua homenagem afirmou que Jamil é um símbolo do Direito. “Neste XII Simpósio Jurídico, solenidade maior dos advogados inscritos em nossa Subseção, queremos também homenagear um dos verdadeiros símbolos do Direito, que representa a estirpe de juristas, condizentes com a mais orgulhosa tradição jurídica de nossas Minas Gerais, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Homenagearemos, pois, o advogado e a advogada, na pessoa de nosso insígne e eminente decano dos advogados de Sacramento, Dr. Jamil Salim Leme, que se realça na luta de uma vida inteira dedicada, há mais de 40 anos, ao aperfeiçoamento do Direito e das leis que representa. Exaltando sempre, a nobre e árdua missão do advogado, na prática dos que lhe são privativos e no exercício do múnus que o transfigura em arauto da palavra, servidor do direito e homem da Justiça. Elegendo assim, a Justiça como eixo da democracia. E o judiciário e advocacia, como pontos de apoio desse eixo. Eis que, “Só pertence ao homem aquilo que ele é capaz de conseguir. E apenas, enquanto for capaz de conservá-lo.”

 

Mensagem especial, o adcvogado JamilSalim Leme recebeu do advogado Vice-Presidente da OAB Mineira, Luis Cláudio da Silva Chaves, logo após a presidenta Dora Cerchi entregou-lhe o troféu de decano. E coube a Jamil encerrar o XII Simpósio Jurídico, com emocionado e eloquente agradecimento. 

 

Palestras tematizam reformas no CPC e OAB Jovem

Luiz Fernando Valladão Nogueira, Diretor Financeiro da Seccional da OAB de Minas Gerais, após proferir importante e brilhante palestra abordando o tema: “As Recentes Reformas do CPC e o Exercício da Advocacia”, seguido de Adriano Cardoso Silva, Presidente da OAB Jovem da Seccional da OAB de Minas Gerais, proferindo a palestra, “O funcionamento da OAB Jovem”. Ambos foram homenageados pela OAB local recebendo uma lembrança entregues pelos advogados, Marco Antonio Cerchi Ferreira e Geórgia de Melo Borges.

 

Homenagem a Dr. Jamil Salim Leme

Dr. Jamil forjou sua fértil consciência jurídica na década de 60, no Foro da Comarca de Sacramento.

Sobressaiu-se na profissão como autêntico militante do Direito, mantendo destacada inteligência e operante posição nas lides criminais e cíveis nas Comarcas de 1ª e 2ª Entrâncias e nos Tribunais.  Jamais se desvinculou da causa pública como político, advogado e Delegado da OAB de Sacramento, atuando em cada uma dessas atividades, com grande experiência, cultura jurídica e irradiante simpatia, que o fizeram merecedor da estima, admiração e respeito de seus concidadãos, colegas, Promotores, Juízes e Desembargadores . Sempre se destacou como profissional de grande visão, de personalidade altaneira, coerente e perspicaz.

Habituado ao espírito de disciplina, de amor ao Direito, ao sentimento do respeito e à observação do dever, realizou dignamente, o mais nobre e o transcendente apostolado sobre a terra: ser verdadeiro e digno advogado! 

Merecendo, pois, como DECANO DOS ADVOGADOS DE SACRAMENTO-MG, justa e meritoriamente, a homenagem da 116ª Subseção da OAB e da Seccional da OAB – Seção Minas Gerais.

Sacramento, 17 de outubro de 2008.

Dra. Dora Cerchi 

Presidente da 116ª Subseção da OAB de Sacramento

Dr. Raimundo Cândido Júnior 

Presidente da Seccional da OAB/MG