Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

“O Estado do Triângulo”, o grande jornal dos sacramentanos está fazendo heroicamente, 40 anos!

Edição nº 1126 - 01 Novembro 2008

Em meu nome e da instituição que tenho orgulho e a honra insigne de ser inscrita, a SECCIONAL DA OAB DE MINAS GERAIS, parabenizo o jornal “O ESTADO DO TRIÂNGULO” pelos seus 40 anos, como instrumento na busca da verdade pela informação, pelos confrontos das interpretações e pela força de formar opiniões, decidindo rumos para o funcionamento de nossa sociedade.

40 anos de jornalismo do Estado do Triângulo, com o compromisso sustentado pelo comprometimento denotado de toda a equipe que compôs e compõe a sua história, escrevendo à luz de valores que são pilares de sustentação do direito, da justiça, da verdade e da paz. 

40 anos de ET, sempre em defesa da democracia e da liberdade de imprensa, cuja árdua trajetória de sucessos ao longo destes anos, o fez conquistar a cada semana, maior número de leitores; por modernizar-se e acompanhar as evoluções tecnológicas, marcando presença também na mídia on-line. 

40 anos de ET, de pioneirismo e da inovação que marcaram sua trajetória; pelo exercício da qualidade; pelo envolvimento total com seus leitores e pelo compromisso inarredável com os interesses de nossa comunidade. E por isto, reconhecido por sua tradição, imparcialidade e profissionalismo.

40 anos de ET, comprometidos com histórias verdadeiras, as quais não escaparam datas e fatos, através da narrativa sem medo da emoção, de exemplos do envolvimento do jornal na vida dos sacramentanos, a ponto de influenciar em seus destinos.

40 anos de ET, divulgando política, economia, educação, cultura, tendências, variedades e atualidades, transformando fatos em matérias e notícias em histórias fantásticas e notáveis.

40 anos de ET, lutando sempre pela liberdade de expressão, transparência e direito à informação justa e igualitária, porque sabe que é assim que se constrói uma sociedade em prol da defesa do Estado Democrático de Direito, conforme disse o Papa Bento XVI, no Documento de Aparecida:

 “todo jornal tem que garantir aos leitores o bem primário da informação e assegurar a livre circulação dos intentos pelo bem dos ideais da solidariedade e da justiça social”.

Por tudo isto, o jornal “O Estado do Triângulo” sabe que só chegou aos 40 anos, porque através de seu inteligente, vocacionado e idealista jornalista Walmor Júlio Silva, foi capaz de conquistar o apoio, confiança e credibilidade de seus queridos conterrâneos.

Pela sua coragem de lutar e sofrer, pelo seu verdadeiro espírito de fé e de amor ao jornalismo, sobrepondo-se a todos os empecilhos, injúrias, difamações, críticas e injustiças, durante toda a sua caminhada.

Porém, tudo sobrepujou, porque no seu coração e em sua alma, estão intrínsecos todos os princípios e ideais básicos que definem a sua verdadeira personalidade:

Deus, Justiça E Paz Social.

Porque a paz é o fruto da justiça e Deus é a fonte da justiça e da paz.

Pois, estou certa de que o futuro lhe fará justiça, quando a perspectiva do tempo eliminar distorções episódicas que a história não registra ao modelar a memória dos homens em sua real estatura, inteligência, dignidade, honradez e, sobretudo, humildade. 

Assim, nada mais nobre, nada mais elevado, nada mais digno e justo, que a invocação de parabenizar e premiar àquele que é o grande baluarte do jornal “O Estado do Triângulo”, meu querido irmão Walmor Júlio Silva.  

Votos extensivos à sua eficiente, honrada, digna e ética, equipe de trabalho, Flaviane, Maria Elena, Ruth e Maria Ângela. 

Ivone Regina Silva