Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

‘Olhares sobre o Desemboque’

Edição nº 1125 - 26 Outubro 2008

Leila Paim Tiago lançou seu olhar sobre o negro, força do trabalho no Desemboque. “Ao afro-descendentes que residiram no Desemboque, contribuíram para a história. Eles construíram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, como escravos ajudaram no garimpo, ajudaram criar famílias e constituíram suas próprias famílias que deixaram a sua marca nessa história, que é a nossa história.”

 Sônia Iara Aparecida Gonçalves, artista do ponto-cruz, bordadeira que faz toalhas de lavabo, de mão, com motivos do Desemboque. “Faço toalhas de lavabo e resolvi desenhar pontos turísticos da cidade, normalmente feitos em madeira e cerâmica, por que não em tecido? E agora resolvi expor as toalhas”. 

Ozana Alves de Almeida Mendes faz miniaturas da sineira, um dos pontos de referência do Desemboque. “São trabalhos feitos com duratex, pedra e bisqui, que são lembranças de Sacramento. Há doze anos trabalho com bisqui, mas essa é a primeira vez que faço replicas da sineira”.

Marilese de Almeida Pacheco mais uma vez participou do Espaço Cultural com uma belíssima obra, um retrato de uma das referencias históricas do Desemboque, o Professor Vicente (Vicente Hermógenes de Araújo Lima). “Estou numa nova fase de minha arte, retratando pessoas do município e comecei com o Prof. Vicente, que é o contador de histórias, um grande conhecedor da história do Desemboque, ele é parte da história do Desemboque. E outros sacramentanos históricos serão retratados”.

Mas quem estava mesmo feliz com a exposição era a garotada, muitos pela primeira vez apresentando a sua arte em um espaço cultural. Cada uma mais empolgada que a outra. Se essa turminha continuar com essa formação, com certeza saberá preservar o nosso patrimônio.

A exposição estará aberta até o dia 21 de novembro, no horário das 8h00 às 17h00.