Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

‘Mamãe Noel Tica’ presenteia 1.025 crianças

Edição nº 1132 - 14 Dezembro 2008

Maria de Lourdes Bandeira Nalegaca, mais conhecida como Mamãe Noel Tica, chegou essa semana à cidade, para presentear cerca de 1025 crianças de Sacramento, Conquista, Guaxima e, também, para fazer doações aos hospitais, Casa Assistencial Bezerra de Menezes, de Santa Maria; e Pênfico, de Uberaba.

Carregada de presentes transportados em dois caminhões, Tica separa tudo por entidade para começar a distribuição na quinta-feira, 11. Feliz, confessa que mais uma casa será beneficiada na cidade. “Mais uma casa será beneficiada em Sacramento, a caçulinha é a Casa Lar doce Lar, que funciona na Vila Alexandre Simpson”. As crianças ganharão roupas, calçados, brinquedos, guloseimas e produtos de higiene pessoal. 

Os beneficiados são as crianças assistidas pela Casa Vovó Meca, no bairro São Geraldo e a Casa Lar Doce Lar, em Sacramento. Em Conquista, serão presenteadas as crianças da Creche de Emmanuel, que será também beneficiada com móveis e outras doações, totalizando 300 crianças de zero a 10 anos. Também há presentes para 50 crianças de Guaxima, para as crianças de Santa Maria e as assistidas pelo Hospital de Reabilitação Dr. 'Bezerra de Menezes'. E, ainda, produtos de limpeza para o Hospital do Pênfico. 

As crianças maiores de 10 anos que comparecem na hora da distribuição dos presentes ganham bolas. “Tudo é produto de doações, arrecadações feitas na grande São Paulo e alguns voluntários de fora. Encerramos a entrega dos presentes no domingo e começaremos nos preparar para novos presentes para 2009. Agradeço a Deus por todos os que colaboram, a cada ano que passa aumentam os beneficiados, mas aumentam também os colaboradores. Falou-se tanto em crise, mas graças a Deus não tive crise para encher as sacolinhas”, avaliou Tica, sorridente com o resultado de mais um ano. 

Em Sacramento, Tica conta com a ajuda de outras pessoas para organizar os presentes e fazer a distribuição. No momento da reportagem, os voluntários eram o casal Vani e Cleusa Ramos, e Marzinha (Delfimar Cordeiro de Melo). “Residimos em São Paulo durante muitos e muitos anos, mas só conheci a Tica aqui, na distribuição de presentes lá na Santa Maria, onde residimos. É uma grande obra, esse trabalho dela”, confessa Marzinha. 

Tica deixa em cada lugar por onde passa uma marca de esperança, porque todos os beneficiados de zero a dez anos são cadastrados, assim como as gestantes. Depois é só esperar a Mamãe Noel no final do ano seguinte. 

 

A arrecadação

No início de cada ano, Tica distribui entre amigos, uma sacolinha plástica e uma ficha, com informações do nome da criança, idade, número do calçado e roupas e o que deve ser colocado na sacolinha: roupas, calçados, doces, bolachas, salgadinhos, brinquedos e produtos de higiene pessoal. “Cada um adota uma crianças, o doador é o padrinho da crianças, cujo nome consta da ficha, eles enchem a sacolinha e devolvem até 30 de outubro. Eles devolvem a sacolinha cheia e a gente enfeita, coloca laços, isso faz bem”, diz, mostrando as informações que vão na ficha. 

dor”, afirma entre risos de todos. 

  Tica explica que todas as crianças ganham os mesmos presentes, em maior ou menor quantidade. “O que tem numa sacola tem em todas, agora, é claro que o tipo do presente, fica a critério do doador. E é gratificante ver a alegria das crianças abrirem os presentes...”, conclui.