Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ABCZ lança marca do Programa de Melhoramento Genético Zebuíno (PMGZ)

Edição nº 1585 - 25 de Agosto de 2017

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou nessa terça-feira 22, a marca PMGZ, Programa de  Melhoramento Genético Zebuíno,  durante a Expogenética. Para o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges,  a Expogenética 2017, ficará na história. “A força do nosso PMGZ agora tem marca. Uma marca forte como o nosso programa”, destacou o presidente,  lembrando que o PMGZ é o maior programa de melhoramento genético do mundo e conta com mais de 1.900 criadores participantes do PMGZ Corte e mais de 370 no PMGZ Leite.

 

A marca do PMGZ, de acordo com o presidente, ajudará no reconhecimento dos animais superiores. “Todos já reconhecem um animal PO, marcado com o caranguejo da ABCZ. Agora, o animal registrado com bom desempenho no PMGZ ganhará também essa outra marca, facilitando a identificação do zebu superior capaz de fazer a diferença numa seleção”. 

 A marca do PMGZ tem formato de Z (de zebu) e, ao centro, o desenho lembra um DNA e o símbolo de infinito, demonstrando as possibilidades infinitas que o melhoramento genético oferece. Durante o lançamento, foram marcados animais de todas as raças participantes : Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã.