Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

AgroZap e Bayer realizam Dia de Campo

Edição nº 1506 - 26 de Fevereiro de 2016

A AgroZap e a Bayer CropScience realizaram nessa terça-feira 23 um Dia de Campo sobre a cultura da soja. Três temas foram desenvolvidos, os dois primeiros na fazenda Santa Isabel, dos irmãos, Edilson e Edson José de Sordi, (Irmãos Coragem), produtores de batata, cebola e soja, dentre outros, neste município, abordando os temas: 'Apresentação do portfolio Bayer', proferido pelo engenheiro agrônomo,  Fernando Gadotti; o segundo, 'Cultivares de soja Bayer plantados na área', abordado  por Alessandro Passos, representante técnico de vendas de sementes (RTV Seeds), da Bayer. E, à noite, no Curral Bar, encerramento do Dia de Campo com a palestra, 'Eficiência de Fungicidas', tema proferido pelo Prof. Luiz Henrique Carregal, pesquisador e um dos proprietários Agro Carregal. A noite terminou em confraternização ao som de Vinícius Violeiro.

De acordo com o representante Bayer na região, Jonas Romano Neto, o objetivo do encontro foi apresentar aos produtores da região e clientes da AgroZap as inovações nos produtos Bayer, resultados das novas pesquisas em biotecnologias em sementes de soja.
“- Depois de uma parada, a Bayer retomou às pesquisas a partir de 2010 e voltou forte com sementes de alta produtividade, que se adaptam muito bem nessa região”, explicou Romano, destacando os resultados do Dia de Campo.
“- Os Irmãos Coragem, nossos clientes e da AgroZap, que usaram tanto as sementes quanto o portfolio Bayer, isto é, a plantação é 100% Bayer, desde o tratamento das sementes até a última aplicação de fungicida, esperam agora pela colheita com uma expectativa muito boa, de uma alta produtividade. E esse dia de campo foi para comprovar a alta eficiência dos produtos”, afirmou otimista, reconhecendo que a agricultura é o carro chefe da economia do país.
Para Tiago Siqueira Garcia, um dos sócios e gestor administrativo da Agro Zap/Sacramento, atividades como o Dia de Campo representam uma resposta da empresa para os produtores do município e a oportunidade de mostrar à classe as novidades do mercado e os bons resultados advindos.
“- Edilson e Edson, os Irmãos Coragem fizeram toda a lavoura conosco,  com excelentes resultados e uma expectativa de altíssima produção e isso serve de modelo, de exemplo da qualidade dos produtos que oferecemos”, ressaltou.
 A Agro Zap, distribuidora autorizada Bayer na região, tem a  matriz em Uberaba e   duas filiais, a de  Santa Juliana e a de  Sacramento, que completa um ano no mês de junho.
Ainda de acordo com Siqueira, os produtores estão se aperfeiçoando cada vez mais, investindo em alta tecnologia em busca de alta produtividade e tudo favorecendo por conta do clima.
‘‘- Com certeza, teremos uma produtividade diferenciada dos últimos três ano, por conta do clima que foi bem favorável. A agricultura, que está prevendo uma ótima expectativa de safra, sem dúvida, vai representar uma das salvações dessa crise vivida pelo país”, afirmou, otimista.
  Para o RTV Luciano Caetano de Souza, a importância de um projeto como o Dia de Campo está na capacitação e atualização dos produtores em relação às novidades em termos de biotecnologia, que são a sojas intactas e os resultados dos fungicidas Bayer.
“- São inovações que os produtores de grãos estão recebendo sobre novos cultivares, proteção de cultivo e orientações sobre todos os fungicidas do mercado”, resumiu.


Professor exalta eficiência de fungicidas

À noite, no Curral Bar, encerramento do Dia de Campo, palestra proferida pelo Prof. Luiz Henrique Carregal (foto), mostrando através de imagens a eficiência dos fungicidas, manejo e experiências bem sucedidas.
Em entrevista ao ET, Luiz Henrique explicou que, “o produtor tem de estar sempre ligado às novidades de mercado, às novas tecnologias e manejo, para aproveitar ao máximo a eficiência do produto. Mal aplicado ou no momento errado, ele vai ter pouco ou nenhum resultado. O importante dessas palestras é mostrar que  muitos produtores esperam acontecer a doença para fazer o tratamento, isto é,  não investem na prevenção”, afirmou, ressaltando que esse manejo consiste em buscar novas alternativas de plantio  com diferentes variedades.
“- São vários fatores que levam à doença da lavoura e há solução – afirmou Carregal, mostrando através de imagens, exemplos práticos que evidenciam o desequilíbrio nas áreas de cultivo.
“- Por exemplo, o cultivo de uma única cultivar de soja em grandes áreas é prejudicial, porque a uniformidade genética favorece o patógeno e, quanto maior o desequilíbrio das áreas, maiores serão as perdas oriundas por doenças e, também, a dependência de defensivos agrícolas. O uso de um mesmo produto por muito tempo não é aconselhável, ou seja, são muitos os fatores”, informou mais o professor Carregal.
Graduado  em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, onde também cursou mestrado na área de  Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (2002), Luiz Carregal é professor da Universidade de Rio Verde e tem vasta experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nas áreas de  controle químico, soja, milho, manejo integrado, bion e resistência induzida e resistência de fungos a fungicidas.