Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Vence o prazo para o fim da queima da cana

Edição nº 1449 - 23 Janeiro 2015

O setor sucroalcooleiro deve, a partir de 2015, cumprir o acordo firmado em Protocolo de Intenções Agrossocioambiental,  assinado em 2008 com o governo do Estado, para eliminação da queima da cana de açúcar até o fim de 2014 em áreas com declividade abaixo de 12%, isto é, em  locais em que é possível promover a colheita mecanizada.  

Com o fim do período estipulado, o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, diz que o Protocolo já vem sendo cumprido e que, atualmente,  apenas 3% da cana de açúcar plantada no Estado é colhida através de queimadas.

Na época do assinatura do Protocolo, a previsão  para 2014 no Estado, era de  58 usinas, com uma moagem de 100 milhões de toneladas de cana e produção de 5,5 bilhões de litros de etanol e de 3,4 milhões de toneladas de açúcar, com geração de quase 50 mil empregos diretos. Além da eliminação da queima da cana, outras ações de proteção ao meio ambiente foram determinadas em Minas Gerais, como metas para a redução do desmatamento, do consumo de carvão vegetal, recuperação e preservação das margens das estradas e das nascentes de água.