Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Seca em Sacramento preocupa produtores

Edição nº 1449 - 23 Janeiro 2015

A forte seca que assola Sacramento e região vem preocupando sobremaneira os produtores rurais e autoridades do setor, pois perdas já foram registradas no município, conforme explica o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Hermógenes Vicente Ribeiro.

“- A situação é grave e preocupante, porque estamos com um período longo sem chuvas e num momento de formação em que as lavouras  precisam dela: lavouras de milho, soja, batata  e, também as  pastagens. A falta de chuvas tem afetado todo  nosso meio rural e todas as culturas.  As próprias minas e nascentes,  vemos, estão sentindo a seca”, afirma, destacando que as chuvas no período começaram tarde e agora vem esse veranico. “Há regiões no município que não chove há mais de 20 dias. Não dá pra saber ainda qual é o prejuízo, mas já houve perda, teremos que esperar, porque se começar a chover há lavouras que podem ainda recuperar alguma coisa e não será perda total”, analisa.

Sobre as providências a serem tomadas nessas situações, Hermógenes alerta que “aquele produtor que recorreu a financiamentos, deve, imediatamente, entrar em contato com os técnicos que acompanham as lavouras para fazer o laudo da situação no momento, identificar as perdas até agora. Ele não pode colher para depois acionar o seguro ou os bancos. As providências têm que ser tomadas agora, de imediato, para ter os laudos  em mãos, da situação hoje, fazer um laudo do passo a passo para as providências futuras”.


Desmatamento: causa principal da seca

Estudos apontam que uma das principais causas da falta de chuva é o desmatamento, inclusive, o desmatamento na Amazônia  seria um dos responsáveis pela diminuição das chuvas no sudeste. Falando especificamente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, regiões ricas em cerrados,  Sacramento tinha um bioma muito diversificado, com grande parte de cerrado. As chuvas eram regulares, um clima muito mais ameno até mesmo no verão. Asfaltaram a cidade, cortaram suas árvores e não plantaram outras e o desmatamento acabou com o cerrado na zona rural. E no Congresso, a bancada ruralista impediu a aprovação de um Código Florestal que protegesse mais a natureza. Hermógenes destaca que não é só o desmatamento, o responsável pelas transformações climáticas. “O  problema é mundial. “São vários os fatores. A Embrapa  afirma que o Brasil possui mais de 60% de suas áreas preservadas, enquanto noutros países detonaram tudo. Quando se fala daqui, a nossa situação não é diferente da que ocorre no resto do país, mas com certeza temos, sim,  que ter a consciência de estar preservando e nada melhor que o  produtor saber disso, por exemplo para preservar e conservar suas nascentes d'água. Mas a responsabilidade não é só do produtor rural, é da sociedade em geral, enquanto o produtor preserva suas nascentes, na cidade joga-se lixo, esgoto, poluentes e outras impurezas e aí... A água que chega antes da cidade , teria que ser a mesma que sai da cidade, mas infelizmente não é, por isso, a responsabilidade é de todos”.