Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Aos associados e associadas do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento

Edição nº 1438 - 31 Outubro 2014

Dia 3 próximo, segunda-feira, das 8 às 17h, haverá eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento. Convidamos você para participar deste importante processo eleitoral. 

Na entrevista abaixo, mostramos as propostas da Chapa 2 e justificamos nossa vontade de trabalho e, principalmente, de RENOVAÇÃO que queremos implementar no Sindicato dos Produtores Rurais.  Conheça nossas ideias.

 

Pergunta: Quem é Célio Onésimo (foto)?

Célio: Sou filho de produtores rurais, mineiro de Carmo do Paranaíba. Aqui cheguei no ano de 2001, para trabalhar em propriedade rural adquirida na região da Água Emendada, e que tem como atividade agrícola principal, o café. Tenho 41 anos e sou casado com Vilma Ribeiro Barcelos e temos duas filhas, Vitória, com 13 anos, e Viviane, com 11. 

 

P: Sua formação acadêmica e participação nos trabalhos ligados à agropecuária...

Célio: Inicialmente me formei Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica de Uberlândia, ligada à UFU – Universidade de Uberlândia; e sou também graduado em Administração de Empresas, pela UniAraxá. Fui presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Sacramento, até 2014, e, atual presidente da Associação Comunitária da Divisa. E sempre atuante na participação junto às atividades governamentais do estado e município, nas políticas de desenvolvimento e apoio à agropecuária. 

 

P: Ao assumir sua candidatura, qual a proposta que a Chapa 2 apresenta aos produtores rurais? 

Célio: Estamos assumindo um compromisso de fazer um Sindicato forte onde todos os companheiros, líderes de associações de produtores, em suas respectivas bases comunitárias, possam participar. Portanto, nossa intenção é fazer um Sindicato Democrático, capaz de ouvir e buscar a participação de todos os segmentos ligados às políticas capazes de desenvolver e melhorar a vida do homem do campo. Para isso, buscamos uma mescla de produtores já atuantes e novas lideranças para que possam também objetivar seu próprio espaço e usufruir dele, em prol das lutas sindicais representação dos nossos agricultores, agricultoras e pecuarista enfim, o produtor rural.

 

P: Qual o grande diferencial da Chapa 2?

Célio: Sem dúvida nenhuma é a RENOVAÇÃO, a MUDANÇA. Aliás, foi com esse pensamento, da não concordância com a perpetuação de poderes sem uma renovação de dirigentes, que nós montamos a Chapa 2 Renovação, formada por produtores com muitas ideias, coragem e disposição para colocarmos em prática nossos projetos. 

 

P: Qual o perfil dos membros que compõem a Chapa 2 Renovação?

Célio: Somos 100% de produtores rurais atuantes e em dia com nossas obrigações de associados, e sintonizados com políticas modernas de desenvolvimento e apoio a nossa classe. Contamos com pessoas experientes para nos orientar e, juntos, somaremos experiência e vontade de trabalhar pelo homem do campo e fazermos o melhor pelos produtores de nosso município.

 

P: Eles estão ligados às necessidades dos moradores das comunidades, das fazendas, enfim, são conhecedores dos problemas do campo?

Célio: Sim, os componentes da Chapa 2 Renovação são conhecedores do dia a dia das comunidades, sabem e vivenciam o que os produtores sofrem e muitas vezes, eles próprios sentem na pele essas dificuldades de compra de um medicamento, de um defensivo, adubo, maquinário, a dificuldade para a organização de documentos. 

 

P: Nessa linha, uma das metas da Chapa 2 Renovação é trabalhar pela valorização do homem do campo?

Célio: Sem dúvida alguma. E não apenas pela sua valorização, mas pela valorização de nossos produtos. Todos nós vivenciamos essa triste realidade de levarmos nossos produtos ao mercado e perceber a sua desvalorização. O mercado, infelizmente, não reconhece o verdadeiro valor do esforço do homem ou da mulher do campo. E olha que o produtor rural é responsável por colocar 100% dos alimentos na mesa da população brasileira, representando ainda uma das maiores forças de geração de emprego. Por isso a classe rural precisa de uma representação forte, honesta e sincera. Foi com esse objetivo que lançamos a Chapa 2 Renovação.

 

P: Concluindo, qual sua mensagem final aos associados do Sindicato Rural que vão votar nesta segunda-feira?

Célio: Deixo uma mensagem de solidariedade e compromisso com todos eles. Como eu disse, no início desta entrevista, proponho uma gestão estratégica de fortalecimento e expansão de nosso Sindicato, mas que tenha acima de tudo um conceito de melhoria da vida de cada um dos associados ou associadas e do produtor rural em geral. Entendo que, ser sindicalista vai além das atribuições mínimas. Vou, juntamente com meus colegas de diretoria, se eleito for, arregaçar as mangas e lutar, e brigar se for o caso, pelas melhorias para o homem do campo. Temos que ter a consciência de que o Sindicato sempre vai permanecer e nós diretores vamos passar. Outros virão com novas ideias e novos conceitos. Não é bom que os diretores perpetuem no poder, têm que dar oportunidade a outras pessoas para mostrarem seu trabalho. E trabalho é o que eu e  meus companheiros propomos, mas com inteligência, conhecimento e seriedade que o Sindicato precisa e merece.

Diante do que está acima descrito, nós da Chapa 2 Renovação temos o desejo de implantar junto com parcerias, as seguintes propostas:

 

Propostas de mudanças da Chapa 2 Renovação

.Voltar o serviço do Dentista;

.Contratar um Advogado;

.Contratar mais um contador;

.Adquirir um veículo (carro)para serviços do Sindicato;

.Realização de cursos e palestras;

.Realização de eventos que representam a classe;

.Promoção de torneio leiteiro, feira de animais, exposições de raças, festa agropecuária, e leilões;

.Encontro de produtores da agricultura e pecuária;

.Parceria para armazenamento de grãos;

.Reafirmar e reforçar a parceira com o IMA;

.Reafirmar e reforçar a parceria com a EMATER dando o suporte necessário para que os companheiros desenvolvam o trabalho desejado e almejado para a melhoria e desenvolvimento do homem do campo;

.Reafirmar e reforçar as parcerias com as associações e cooperativas que atuam em nosso município, e buscar outras parcerias, repassando respeito mútuo e total transparência do nosso trabalho, com atendimento olho no olho para entender as necessidades dos agricultores, agricultoras e pecuaristas associados,  dentro dos critérios/normas estabelecidas;

.Fazer campanha para novos associados;

.Melhoria nos planos de saúde;

.Promover campanhas para hospitais do Câncer;

.Aumento das parcerias, Senar, Senac, Faemg, CNA, Universidades, centro de formação técnica e etc.

 

.Dar início à construção do Centro de Eventos em área de 5 hectares do Sindicato.

 

Conheça os membros da Chapa 2 Renovação

Diretoria Administrativa

Presidente: Célio O. Barcelos

Vice Pres: Reginaldo Manzan 

Tesoureiro: João O. Manzan

Secretário: José G. Cintra (Prof. Juca)


Diretoria Suplente 

Luiz Antonio de Santi

Donizete Oliveira Matos

Luiz Eduardo Borsato

Antonio Donizete G. Dias

Conselho Fiscal Efetivo

Silvio Donizete Bizinoto

Florentino Antonio Mota

José Pereira Alves


Conselho Fiscal Suplente

Olavo Batista Cardoso

Aloísio Pires de Melo

 

Sérgio Alves de Rezende