Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

34ª Expogal bate novos recordes

Edição nº 1423 - 18 Julho 2014

Entre os dias 9 a 12, o parque de exposições Hugo Rodrigues da Cunha esteve movimentado com a 34º Expogal, que reuniu shows, exposições de bovinos e equinos e, paralelamente realização da 2ª Feicom – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Sacramento, a 9ª Exposição Nacional de Orquídeas e  o 35º Torneio Leiteiro.

 

9ª Exposição de Orquídeas

O Círculo Orquidófilo de Sacramento realizou nos dias 11 e 12, a 9ª Exposição Nacional  de Orquídeas com a participação de 13 cidade e  centenas de plantas expostas e para comercialização,  que encheram de cores e perfumes o espaço reservado à feira. Na avaliação do presidente Antonio Carlo Bizinoto, o evento foi um sucesso. “Muito bonita  a exposição e ficamos surpresos com a participação, a visitação e o alto nível das plantas”.

 Dez categorias de orquídeas foram avaliadas, dentre elas, quatro espécies foram premiadas: botânica, micro, nacional e estrangeira, conforme explica o coordenador da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB), juiz Leomar Gregório Santana, de Araguari. 

 

Foram estas as plantas da exposição: um  Epidendruns, avaliada como raríssima na espécie nacional, de Batatais (SP);  o mérito de cultivo ficou com uma  Monomeria barbata, espécie estrangeira da  cidade de São Roque (SP); uma Cattleya walkeriana, espécie nacional, de Uberaba; Cattleya estrangeira, de Uberaba e, Micro nacional, de Batatais. E um belo  Dendrobium de flores brancas, da sacramentana Andreia Lima Santana,  recebeu o prêmio  Reinaldo Bizinoto, entregue pelo Círculo Orquidófilo de Sacramento.

 

35º Torneio Leiteiro

A 35ª edição do Torneio Leiteiro, que contou com a participação de 20 animais, foi mais uma vez bastante expressiva, na avaliação do coordenador, o empresário rural, Luciano Skaff, superando a média alcançada no ano passado em mais de dois quilos. Foram estes os animais premiados: Vaca ½ Sangue – Alemanha, de José Humberto Ramos; Vaca ¾ Holandês – Malaga – da Agropecuária Maldonado; Novilha Cruzada – Sevilha, da Agropecuária Maldonado; e Vaca Pura – Fundanga, da Agropecuária Malu. Foram distribuídos R$ 20 mil em prêmios do 1º ao 3º lugar, campeã e grande campeã. 

O Torneio Leiteiro 2014 iniciou também uma outra categoria, abrindo o 1º Torneio Gir Leiteiro, com a participação de cinco animais, que produziram 3.024,9 kg de leite em nove ordenhas, uma média de 120,9 kg. “Esta média por si só foi um sucesso, altamente positiva”, avaliou Skaff.

Filho do saudoso médico Milton Skaff, o idealizador do Parque e um dos criadores do Torneio e da Expogal, Luciano traz no sangue a herança deixada pelo pai. E é com paixão que fala do evento. “A cada ano é uma alegria estar aqui trabalhando para dar continuidade num trabalho que começou com papai. São 35 anos de torneios aqui, mas  antes, ele fez três anos de torneios em sua própria chácara, durante a Semana do Ruralista”.

 

De acordo com  Luciano, a Associação dos Criadores de Gado Leiteiro poderá ser reativada na cidade. “Queremos nos organizar e há interesse da Prefeitura em devolver o parque para a associação, portanto estamos nos organizando para reativar e voltarmos ao que era antes. Será um resgate importante para a cidade e para a classe. Isso aqui começou com papai, Natal Zago, Anésio, Orlando Mariano, Argeu e tantos outros que não estão mais aqui, na minha opinião vale a pena tentarmos resgatar a associação ”, ponderou. 

 

Novatos saem na frente do torneio

Dois produtores participaram pela primeira vez do Torneio Leiteiro e saíram na frente. José Humberto Ramos Scalon e Fabiano Maldonado, os proprietários das  grandes campeãs do torneio.

Para Ramos, um dos estreantes e campeão do  Torneio Leiteiro, com a vaca Alemanha (½ sangue), a vaca Fundanga (Pura) e a vaca Argentina, vencedora do 1º Torneio Gir Leiteiro, vale o investimento. “O Torneio Gir Leiteiro é uma novidade e uma nova opção que chega para os produtores, já mostrando resultados que comprovam o êxito do investimento em alta tecnologia É preciso mostrar a capacidade da raça”, afirma, garantindo que essa será a primeira de muitas outras participações.  José Humberto casado com Valéria Skaff. 

 

Fabiano Maldonado também participou pela primeira vez do Torneio, com dois animais premiados: a vaca Málaga (¾ holandês) e a Sevilha (novilha cruzada). Fabiano que é também produtor de batatas no município abre novos investimentos, agora no ramo da pecuária e diz que espera participar de outros torneios. “Deixei a batata para investir na Estância Maldonado e vejo que está valendo a pena. A ideia inicial era vender animais, mas hoje o leite bate de frente com a vendas, temos um resultado muito bom. Está sendo uma  atividade compensadora, mas para isso,   temos que ser produtores de leite. Ser tirador de leite não  compensa, o que compensa é ser empresário do leite,  produzir com qualidade e com tecnologia”. Fabiano Maldonado é casado com Poliana, pais de dois filhos.

 

Conheça as campeãs

Vaca ½ Sangue. Quatro animais produziram 459,1 em nove ordenhas.

1º. Alemanha, de José Humberto Ramos Scalon (Fazenda Malu), com 138,7 kg; 

2º. Argola, de José Arthur Barbosa Afonso, com 121,4 kg;

3º. Castanha,  José Humberto Ramos (Fazenda Dama), com 108,8 kg. 

Vaca ¾ Holandês. Oito vacas produziram 1021, 7 kg em nove ordenhas.

1º. Málaga, de Fabiano Maldonado (Agrop. Maldonado), com 164 kg;

2º. Brahma, de José Humberto Ramos (Faz. Dama), com 146,4 kg;

3º. Caçula, de Lucas Gomide Soares, com 136 kg.

Novilha Cruzada. Quatro animais produziram  481,8 kg em nove ordenhas.

1º. Sevilha, de Poliana Maldonado (Agrop. Maldonado), com 154,9 kg;

2º. Imperatriz, do Condomínio João e Maria, com 150,4 kg; 

3º . Fécula, de Antonio Carlos de Oliveira (Carlinhos Batista), com 88,5 kg.

Vaca Pura. Quatro animais produziram 864,5 kg em nove ordenhas. 

1º. Fundanga, de José HUmbarto Ramos Scalon (Faz. Malu) com 175,6 kg;

2 º. Karine, de Agnaldo e Barão, com 154 kg; 

3º. Paloma, de Lucas Gomes Soares, com 130,6 kg.

Vaca Grande Campeã: Fundanga, de José Humberto Ramos Scalon. 

Novilha Grande Campeã: Sevilha, de Fabiano Maldonado. 

1º Torneio Gir Leiteiro. Cinco animais produziram 197,8 kg em nove ordenhas. 

1º. Argentina, de José Humberto Ramos (Faz. Dama), com 78kg;

2º. Kádia, de Ivan Scalon Cordeiro, com 74,1 kg; 

 

3º. Jaci, de Antonio Carlos de Oliveira (Carlinhos Batista), com 56,1 kg.