Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Muçum HZ é campeão da III Copa de Mangalarga

Edição n° 1330 - 05 Outubro 2012

Movimentação total no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, no sábado, 29, com a realização da III Copa de Marcha Mangalarga Marchador, evento idealizado pelo criador, Antônio ClaretZandonaide, que teve total apoio da Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador do Triângulo e Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, da qual é um dos diretores. 

Dentre as inúmeras presenças registradas, o presidente da associação, Marcos Valério de Oliveira Ramos, acompanhado do vice-presidente, José Fernando Araújo Pessanha, e da diretora social, Rose Pessanha; e o criador Lioni Gargalhone; do vice presidente da Associação Brasileira dos Criadores  de Mangalarga Marchador, Antônio Sérgio Quadros Barbosa, o prefeito Wesley De Santi de Melo e um grande público amante da raça.  

No final, o tão esperado resultado: os campeões dos campeões.

Grande campeão dos campeões de marcha: Muçum Hz, de Antonio Claret Zandonaide, Sacramento (MG);

Reservado campeão dos campeões: Galeão RRC, do Ricardo Righi de Carvalho, de Taubaté (SP).

Grande campeã das campeãs de marcha: Legítima, do criador Luiz Francisco Pandolfo Schreiner, de Porto Ferreira (SP); 

Reservada campeã das campeãs de marcha: Selva Silvestre, de Marco Valério Oliveira Ramos, de Uberlândia (MG); 


Copa ranqueada atrai muitos criadores
A Copa realizada em Sacramento, ranqueada, que pontua animais para participar da Copa Nacional, é muito prestigiado por criadores devárias cidades mineiras e de outros estados. Na avaliação do presidente Marco Valério, o evento é de suma importância para a região e para os criadores como um todo. “Sacramento já é tradicional com o mangalarga marchador, através do Claret, o pioneiro no município e, um evento dessesvem valorizar a raça e oportunizar aos criadores pontuar seus animais para exposições como a Nacional, cuja participação está condicionada a um ranking obtidos em eventos como este”, disse, agradecendo a hospitalidade dos anfitriões  Claret e Tereza.
“- Eles são muito presentese o evento em Sacramento mais que uma copa de marcha é a retribuição de todos os associados ao Claret e podermos desfrutar da hospitalidade que nos proporcionam aqui. Outro aspecto que podemos ressaltar é a divulgação do nome de Sacramento”, afirma. 
De acordo com o presidente Marco Valério, a Associação é hoje o maior núcleo em extensão, abrangendo o Triângulo, Alto Paranaíbae Noroeste de Minas chegando até Paracatu e também o maior núcleo em promoção de eventos. “São mais de 100 associados no núcleo. Somos os maiores promotores de eventos no país e isso é muito bom, porque a raça tem crescido muito no país e no exterior, para vários fins. E essa é nossa meta, difundir mais e mais a raça e sua importância para os mais variados usos, porque ao contrário do que se pensa,mangalarga marchador não é só animal para exposição, ele é para o trabalho, as lides diárias na fazenda, para o passeio e lazer e até para o tratamento da saúde, a equoterapia”. 
Para Sacchi, animais foram de altíssimo nível
O julgamento dos animais esteve a cargo do juiz Carlos Augusto Cunha Sacchi, que avaliou positivamente a III Copa. 
“Uma excelente copa, a qualidade dos animais foi excepcional e isso mostra o crescimento da raça e do nível dos animais em todo o país. Foram mais de 70 animais e a diferença entre o primeiro e o quinto animal classificado, por exemplo, foram mínimas, dada a alta qualidade dos animais. 
A decisão ficou nosdetalhes e isso é muito bom para o evento, para a cidade, bom para a região e, sobretudo, bom para os criadores, porque agrega valor para os animais. Qualidade chama qualidade e um evento como este aqui vai atrair muitos criadores ainda pelo seu alto nível”, ressaltou. 
Copa de Marcha é um dos 250 eventos oficiais da Associação Brasileira
No Brasil, hoje, há cerca de 12 mil criadores ou proprietários de mangalarga marchador, seis mil estão associados. Os Estados com maior número de associados são Minas Gerais com 1.979; Rio de Janeiro com 848; São Paulo com 432; Bahia com 325 e Espírito Santo com 233.
O vice-presidente da Associação Brasileira, Antônio Sérgio Quadros Barbosa, é outro que avalia positivamente o evento. “A Associação Brasileira é movida por eventos como este, por isso temos que prestigiar e apoiar copas como esta que fomentam a raça. Lembro que quando foi pra fazer a primeira Copa, o Claret me procurou e eu lhe disse para irem frente, que teria todo o apoio”, disse. 
Segundo Barbosa, a Copa de Sacramento é muito concorrida pela localização geográfica da cidade. “Quem dera todas as cidades do nível de Sacramento tivessem pessoas, organizadoras de eventos da raça como o Claret. Isso divulga a raça na região e vários outros lugares”, destacou o diretor, informando que a Associação realiza, anualmente, 250 eventos oficiais, entre eles o de Sacramento, e que tem tudo para realizar uma Exposição Regional.
O vice-presidente fez questão de registrar a participação ativa da companheira de 49 anos de Claret, a esposa Tereza, sempre incansável e que tem o reconhecimento de  todos. “Não posso deixar de dizer que este evento é organizado pela Dona Tereza. Sem ela o Claret não seria ninguém”, disse entre risos dos presentes.  “Pela hospitalidade de Tereza é certo que vamos chegar aqui e encontrar o café, o biscoitinho, o pão de queijo. Quando se fala em Copa de Marcha em Sacramento, todos ficam esperando essa acolhida”, brinca Antônio Sérgio, informando que a raça será tema da Escola de Samba Beija Flor, em 2012. 
Para Antônio Claret, a terceira Copa foi um sucesso. “Foram 73 animais da melhor qualidade julgados aqui hoje. Foi uma Copa de alto nível”, disse, satisfeito com o prestígio, o sucesso e por ter levado quatro prêmios, um deles, o mais cobiçado, o de Grande Campeão dos Campeões, com o cavalo Muçum HZ. 
Prefeito parabeniza e agradece pelo evento na cidade
O prefeito Wesley De Santi de Melo, em entrevista ao ET, elogiou e parabenizou a iniciativa do empresário Claret Zandonaide , destacando a importância do evento para o município.  “Além de divulgar a cidade, uma iniciativa que Claret já faz muito bem e há muitos anos, por todos os eventos que ele participa levando o nome da cidade, a III Copa do Mangalarga Marchador torna-se um momento importante de confraternização entre os criadores e uma oportunidade de as pessoas que têm interesse conhecer melhor a raça”, disse, comentando as limitações na ajuda para evento, impostas pela lei eleitoral.
“- Este ano nosso apoio foi menor que nos anos anteriores em respeito á lei eleitoral, mas o município, de pronto, dentro das possibilidadesestá dando  o apoio. O município não pode se furtar a isso, porque o número de criadores que vem prestigiar a Copa é grande e isso eleva o nome do município, que tem este grande criador que é o Claret,  que tem todo nosso respeito, reconhecimento e agradecimento”, disse.