Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Uma importante comenda para Jayme Salomão

A egrégia Câmara Municipal de Conquista realizou em data de 17.02.2006, à noite, Sessão Especial para a outorga da "COMENDA DE ORDEM AO MÉRITO LEGISLATIVO ARSÊNIO RODRIGUES DE SOUZA" ao ilustre conterrâneo JAYME SALOMÃO, pessoa que conheço da minha infância, compadre de meus já falecidos pais, com quem vizinhamos por longo tempo àquela época e amigo que muito prezo e respeito, apreço e acatamento estes que tenho a honra e o prazer de estender a todos de sua digna família, destacando que uma de suas distintas e competentes filhas, senhora MARIA EMÍLIA SALOMÃO, ex-Vereadora Presidente da Câmara Municipal, foi integrante da minha equipe de governo quando em Conquista exerci mandato de Prefeito Municipal (1997/2000), tendo prestado ela ao município excelente e destacado trabalho como eficiente ocupante de uma Secretaria Municipal.

A comenda em foco tem por escopo render tributo de reconhecimento às pessoas que tenham prestado serviços relevantes à comunidade, contribuindo com a construção de arcabouço social mais justo, solidário e humano, por isto estimadas e queridas no contexto social, tecido ativo do corpo popular, atores importantes da historia da melhoria da qualidade de vida da cidade, verdadeiros ícones de toda uma sociedade.

Preparei ao ilustre homenageado JAYME SALOMÃO uma pequena e singela saudação, porém fruto do sentimento mais autêntico da verdade e da amizade que nos irmana, e nós dois àquele que empresta seu notável nome à Comenda. No entanto, lamentavelmente, por circunstâncias que aqui não carecem ser expostas, tive inviabilizado o meu comparecimento à augusta Casa do Legislativo Conquistense para participar da solenidade, razão pela qual, com as escusas que apresento ao agraciado e sua família, permito-me dar a publicação pela imprensa o inteiro teor daquele que seria o meu deslustrado pronunciamento, na expectativa de estar suavizando um pouco a minha ausência ao ato e na certeza do merecimento do favorecido pela honraria.

Transcrevo então :

"Meu prezado, honrado e venerando amigo JAYME SALOMÃO.

Comparecer a esta Sessão Magna do Poder Legislativo da nossa Conquista, quando V. Exa. meu velho amigo, está a colher merecida consagração enaltecedora que lhe sei muito especial e grata ao coração e aos sentimentos, por se tratar de COMENDA DE ORDEM AO MÉRITO LEGISLATIVO nimbada com o nome do nosso saudoso e caro amigo comum, Prefeito ARSÊNIO RODRIGUES DE SOUZA, conduz a minha alma e os meus pensamentos aos meus memoráveis tempos de menino, quando há mais de cinqüenta (50) anos residia com meus pais e minhas duas irmãs defronte a então "venda" do JAYMINHO, localizada na rua Dr. Furiati, exatamente onde hoje está a Loja de sua filha MARIA EMÍLIA, porém naquele antigo prédio que ali existia.

Isto, praticamente no início de sua vida de próspero e empreendedor comerciante. Prole integrada apenas pelos filhos JANICE e SEBASTIÃO, bem pequeninos, crianças bonitas, saudáveis e inteligentes, que eu admirava e às vezes com quem brincava.

Até parece que me vejo e me ouço pedindo para minha querida mãe, já na eternidade, dona JANDIRA, posteriormente sua comadre porque veio a ser madrinha de sua filha MARIA APARECIDA (a Tuga), portanto, como que me enxergo e me escuto gritando: "Mãããêêê, me dá "destão" pra eu comprar doce no "Sô" Jayminho!" --- "destão", ora veja, "dez tostões" na popular linguagem e valor usados para a expressão monetária da época.

De lá para cá muita água correu por debaixo da ponte, SALOMÃO. O tempo não pára. Tudo se transforma. Evoluímos, ambos. Mas, como é bom olhar para trás e ver a obra realizada, constatando que V. Exa., meu dileto amigo, aprimorou-se como excelente chefe de numerosa, bonita e bem orientada família; aprimorou-se como cidadão prestante à comunidade, como político sério e honrado, várias vezes integrante de Diretoria de facção partidária, por dois mandatos Vereador com assento nesta augusta Casa, Vice-Prefeito Municipal, participante ativo nas soluções de inúmeros problemas sociais; aprimorou-se como colaborador leal de vários gestores públicos, incluindo o Prefeito "NENZINHO" e eu, a quem sempre emprestou o concurso de sua inteligência, de sua experiência, de sua orientação sábia e de seus nobres ideais de servir ao povo, especialmente as pessoas mais pobres e humildes e quando justas as demandas surgidas.

Como é gratificante constatar que V. Exa., passado o tempo, aprimorou-se como homem que sempre exemplificou o amor pela terra que lhe serviu de berço, bem como de seus familiares, e onde construiu sua proveitosa e conspícua vida e edificou sua notável e invejável história de cidadão decente e honrado.

Enfim, como me rejubilo de folhear as páginas do livro de sua abençoada vida e poder verificar que JAYME SALOMÃO sempre foi fiel e leal parceiro daqueles que sonharam com uma Conquista de maior tranqüilidade social, mais alegre e mais festiva, com oportunidade de trabalho, renda, moradia, assistência médica, remédio, saneamento básico e, sobretudo, escola para todos, de qualquer camada social, compreendendo que a Educação é fundamental para o resgate da nossa cidadania, possibilitando mesmo aos mais simples e desafortunados viverem felizes, superando as agruras da vida.

Por tudo isto, se como disse o poeta e moralista suíço, ARIEL, toda instituição é a "sombra alongada" de um homem, V. Exa. meu ilustre amigo SALOMÃO, quanto às instituições da Família, deste Parlamento Municipal e da Sociedade Conquistense como um todo, é e sempre foi, e sempre será, o "alongamento" da edificante imagem da retidão, da competência, da honradez, da dignidade, do trabalho sério e honesto, da valorização e prevalência do homem sobre quaisquer interesses escusos e inconfessáveis, impondo-se ao respeito, admiração e reconhecimento unânime do Poder mais representativo do nosso povo --- o egrégio Poder Legislativo Conquistense, que lhe confere, por iniciativa do nobre Vereador REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA , este galardão que é a significativa COMENDA DE ORDEM AO MÉRITO LEGISLATIVO que tem como legenda o Prefeito "ARSÊNIO RODRIGUES DE SOUZA", nosso inesquecível amigo e companheiro, pai do ilustre, atuante e referido Vereador REGINALDO, político digno da história e da memória de seu progenitor.

Faço com prazer este registro, meu caro SALOMÃO, não apenas para exaltar a sua singular e virtuosa personalidade de HOMEM DE BEM, mas ainda para realçar que os vínculos de amizade que nos unem e as nossas famílias o que muito me dignifica não são de hoje, nem passageiros ou efêmeros, e os conservo com real alegria, como patrimônio inestimável e inalienável.

De outro lado, o respeitabilíssimo nome do Prefeito "NENZINHO" está sólido e indissoluvelmente ligado não apenas à sua, bem como à minha vida de homem público, como Vereador então com cadeira nesta mesma e colenda Casa, como Promotor de Justiça e posteriormente Prefeito Municipal.

Quando Advogado e Vereador fiz-lhe, ao NENZINHO, embora responsável, firme e implacável oposição fiscalizadora, já que pertencia à época a outra corrente política.
Tornando-me Promotor de Justiça pude conhecer-lhe melhor, constatando que o NENZINHO era um homem humilde, generoso, correto, sensível, conciliador, cuja personalidade admirável de homem inteligente e bem intencionado eu até então desconhecia de verdade, na sua abrangência.

Naquela época o Ministério Público de Minas Gerais não tinha a autonomia administrativa e política que constitucionalmente possui na atualidade. Assim, a vinda de um Promotor de Justiça para a cidade, muito embora aprovado em concurso público de títulos e provas, dependia de aprovação do Político local correligionário do Governador do Estado, que escolhia um dos candidatos interessados à nomeação, remoção ou promoção dentre aqueles integrantes de uma lista de três, feita pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado.

Pois bem, eu era então Promotor de Justiça da comarca de Estrela do Sul, isto em 1979, quando vagou aqui o cargo com a saída, por promoção, de Sua Exa. o DD. Promotor de Justiça DR. MOACIR LOPES SANTANA. Com isto, embora eu tivesse sido ferrenho adversário político do "NENZINHO", com quem portanto não mantinha a mínima relação de amizade, convidou-me ele para que me candidatasse a vir preencher o cargo nesta comarca, dizendo-me que ninguém melhor do que eu para ele apoiar, pois se tratava de um filho da terra e muito competente, no que via tranqüilidade para a sociedade conquistense aceitasse eu o seu convite e me tornasse titular do cargo.

Na época cheguei a comentar, sensibilizado, com o meu compadre HAREF WAZIR, grande amigo e companheiro também de saudosa memória, que o "Nenzinho" estava me surpreendendo; que pelo gesto e razões apresentadas ele me parecia pessoa da qual deveríamos aproximar, pois bem intencionado com os interesses e o destino de Conquista, inclusive nesta área tão importante e delicada que é a Justiça.

Daí nasceu a minha amizade com a pessoa do "NENZINHO", que se tornou grande e sempre foi cultivada com muita sinceridade por ambas as partes, estendida a todos os seus distintos familiares.

Creio, meu caro SALOMÃO apesar de nunca ter me dito isto --, que V. Exa. teve decisiva influência naquela questão da minha vinda para Conquista como Promotor de Justiça, já que sempre foi o principal amigo e conselheiro dele "Nenzinho", integrante de um pequeno e seleto grupo de homens de bem com os quais ele compartilhava as decisões de Chefe Político, formado por Filogônio Pereira (o Filó dentista), Paulo Assunção Valentino, Romeu Machado de Castro, Pedro Barra Neto (o Dunduca), entre outros, todos meus queridos amigos de saudosa memória, além de vários amigos comuns, graças à Deus vivos o gozando boa saúde, como, por exemplo, Laurival Bisinoto, Francisco Zago Filho, Olegário Bisinoto e tantos mais.

Quando o "Nenzinho" buscava pela primeira vez sua eleição para o terceiro mandato de Prefeito Municipal, cujo ano não me recordo, não tendo sucesso nas urnas, decepcionado, pretendeu mudar-se de Conquista. Lembro-me que estava como Juiz de Direito titular da comarca de Campina Verde e aqui vindo visitar como de costume minha velha mãe, na condição de conquistense e seu particular amigo e não na qualidade de Magistrado, participei de uma comitiva integrada por alguns poucos amigos, SALOMÃO à frente, com o propósito de convencer ao NENZINHO de que todos tínhamos a certeza de que, no futuro, pelo mérito seu como administrador público e como pessoa humana, o seu terceiro Governo Municipal era questão de tempo, viria, bastava tão-só esperar, não tinha porquê precipitar, Conquista e o seu povo precisariam dele novamente no comando do Poder Executivo --- o que realmente veio a acontecer no ano de 1988, tendo sido eleito para o quatriênio 1989/1992, cujo mandato lamentavelmente não se completou, interrompido por seu infausto falecimento inesperado em 1991, consternando toda a cidade, o município e esta região, assumindo o cargo de Prefeito Municipal o seu Vice, nosso companheiro e ilustre amigo LAURIVAL BIZINOTTO.

Sempre representando o grupo político do nosso singular Prefeito "NENZINHO" , já aposentado como Juiz de Direito em 1989, disputei três eleições para o nobilitante cargo que ele exercera de forma tão brilhante, sagrando-me, juntamente com seus familiares e fiéis amigos --- SALOMÃO à frente ---, vencedor em um dos pleitos, e assim tive a glória de cumprir o mandato de Prefeito Municipal de Conquista referente ao quatriênio 1997/2000, sempre procurando honrar a sua tradição, mas sem nem de longe me aproximar da fulgurante e esplendorosa atuação dele NENZINHO.

Ora, consoante já escrevi alhures, o "NENZINHO", administrador público incomparável, político sensível e probo, líder corajoso e abnegado, simples e de caráter adamantino, limpo, daqueles que fazem da luta política inspiração do desejo de servir, Prefeito Municipal eleito por três vezes, é um grande orgulho da nossa gente, devendo ser reconhecido como um divisor de águas na história política da terra, podendo-se afirmar, sem medo de errar, que há uma Conquista de antes e uma Conquista de depois dele, pois a sua marca pessoal e administrativa por certo será insuperável ! E esta Conquista insuplantável, em todos os aspectos de pequena cidade do interior, meu nobre amigo e como costumo dizer, meu estimado decano do nosso grupo político de então, JAYME SALOMÃO, é esta Conquista que V. Exa. ajudou, com denodo e dedicação, o notável Prefeito ARSÊNIO RODRIGUES DE SOUZA a construir com ingentes esforços.

Estribado nestes fatos, amparado nesta história e em razão destas razões é que, com emoção e ufania, compareço a esta justa solenidade, onde o Poder Legislativo de Conquista homenageia uma das figuras mais exponenciais da sua sociedade contemporânea, outorgando-lhe uma COMENDA tão especial por levar o nome de ARSÊNIO RODRIGUES DE SOUZA, o nosso "Nenzinho", pranteado ainda nos dias atuais.

Receba, digno amigo decano JAYME SALOMÃO, com a minha emoção e a minha alegria, o meu fraternal abraço de autênticas felicitações, com os meus sinceros e cordiais votos de bem-estar pessoal e muitos anos de vida, harmonia e venturas, ao lado de sua distinta esposa senhora TEREZINHA, a nossa querida amiga Dona TITÍ, e todos os seus demais honrados familiares.

Parabéns ao nobre Vereador REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA, bem como a toda a Edilidade Conquistense, por esta justa homenagem em boa hora tributada a JAYME SALOMÃO .
Tenho dito.".

Rui da Matta Costa, juiz de Direito
Aposentado e ex-prefeito de Conquista