Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Santana e Ed Criam ONG Voltada Para A Saúde


"De Mãos Dadas” é uma nova ONG que nasce em Sacramento reunindo, a princípio, profissionais da saúde, mas que ampliará o seu leque de voluntários. Liderada pelos profissionais, o médico Haroldo Santana e o enfermeiro Edward Meirelles (Ed), a Ong dará continuidade a um trabalho iniciado na zona rural do município em 2003 e futuramente se estenderá aos bairros da cidade.
"De Mãos Dadas", além de ser o nome fantasia do Instituto de Pesquisa e Ação Social é também título do informativo da ONG, cujo primeiro número circulou no mês de setembro. Explica o médico, Haroldo Santana, que é um trabalho voluntário. “Vamos desenvolver algumas coisas que já fizemos antes, abrangendo várias áreas. Vamos visitar frequentemente a zona rural levando orientações, filmes educativos e cursos. É uma mediação de outras instituições públicas, não necessariamente municipal e o pessoal da zona rural”, explica, afirmando que futuramente pretendem implementar o trabalho na cidade.

A ONG "De Mãos Dadas" teve início com um Informativo direcionado às comunidades rurais e uma tiragem de 600 exemplares.“É um informativo que faz uma lincagem entre as comunidades que são isoladas e distantes. São notícias das comunidades, dicas de saúde e direitos da população. Também vamos publicar a Agenda da Saúde, que fizemos há algum tempo com o objetivo de descobrir o que o povo da área rural quer. É um trabalho que já foi publicado em Brasília, Belo Horizonte e agora publicamos a primeira Agenda da Saúde, da comunidade do Quenta Sol. Fizemos Agenda em quase todas as comunidades, só não deu tempo de fazer a dos Vitorinos, e todas com um resultado muito bom”, diz.

Exemplificando, Haroldo cita a questão da água do Bananal, que foi resolvida. “Começou com essa Agenda. A água era imprópria para consumo, era um problema antigo da comunidade e as discussões com o SAAE para resolver o problema começaram com o Agenda Saúde. Foram quatro reuniões com a autarquia, mas logo saímos. Outro problema resolvido foi o do esgoto na comunidade de Jaguarinha. Lá a Agenda da Saúde levou a comunidade a reativar a Associação Comunitária, a nossa ultima reunião na Jaguarinha foi a eleição da diretoria da comunidade. Então, esse jornal vai voltar e com certeza vai prestar bons serviços, porque uma comunidade fica sabendo o que acontece na outra, as festas, até fotos, pontos turísticos, etc... É um vinculo que as comunidades vão criando...”, afirma.

O primeiro número do jornal "De Mãos Dadas" circulou no último final de semana do mês de setembro na zona rural. No editorial os profissionais Haroldo Santana e Edward Meirelles (Ed) informam os objetivos na coluna: Quem somos? “Formamos uma Ong para dar continuidade ao trabalho junto às comunidades rurais resgatando idéias e valores do projeto Vivência Rural e estendendo-o para os bairros da cidade. Idéias como solidariedade, cidadania e ética no trato da coisa publica”.

Para o médico Haroldo Santana, que em breve terá um consultório na cidade, o primeiro passo foi dado para implementar a ONG “está nascendo uma ONG que está dando os primeiros passos...”, finaliza. Contatos para maiores informações, anúncios e matérias no informativo: ou [email protected] .