Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Roberto Crema lança novo livro



“Normose: a patologia da normalidade” é o título do novo livro do psicólogo e antropólogo sacramentano, Roberto de Souza Crema, juntamente com o doutor em Psicologia, Pierre Weil e o filósofo Jean-Yves Leloup.

Para os autores, “normose significa estar estagnado, retido, seja numa imagem, seja num sintoma. A tarefa, então, consiste em dar um passo a mais”. E dizem mais, “o normótico é aquele que não se preparou para responder à pergunta essencial que todos teremos de enfrentar no momento derradeiro da passagem desta existência: Você foi você mesmo? O que fez com os talentos que lhe confiamos?. Segundo os autores, “com a normose se manifestando em todos os campos da nossa vida, somos normóticos quando possuímos opiniões, atitudes, comportamentos e hábitos considerados normais, mas que, numa concepção doentia, não ocasionam mudanças positivas para nossa evolução.”

Em linguagem acessível e simples, Normose: a Patologia da Normalidade, afirmam os autores, “proporciona a consciência dessa realidade, gerando o auto-conhecimento e a necessidade de superar conceitos em busca da plenitude do nosso ser.”

Com 234 páginas, o livro, publicado pela Editora Verus, é dividido em quatro capítulos: “Normose, a anomalias da normalidade”, “O universo da normose”, “Da normose à plenitude” e “Normose religiosa e a terapia do amor”. Cada capítulo traz escritos de cada um dos autores, bem como perguntas analisadas por cada um. No final da obra, o leitor encontra além de notas preciosas, o referencial bibliográfico e sugestões de leitura.

Os autores

Jean-Yves Leloup é filósofo, padre ortodoxo e conferencista internacional. PhD em Psicologia Transpessoal, doutor em Teologia pela Universidade de Estrasburgo, na França, professor na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Fundador da Universidade Holística Internacional de Áris, orientador do Colégio Internacional dos Terapeutas e autor de dezenas de livros.
Pierre Weil é doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, presidente da Fundação Cidade da Paz e Reitor da Unipaz. É um trabalhador pela paz, por isso recebeu em 2001, o Prêmio Unesco de Educação para Paz, o Prêmio Verdes Américas e foi. indicado para o Prêmio Nobel da Paz, em 2003. Weil é autor de mais de 50 livros.

Roberto Crema é psicólogo e antropólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas, analista transacional didata, criador do enfoque da Síntese Transacional. Mentor da Formação Holística de Base da Universidade Holística Internacional de Brasília - Unipaz. Diretor da Holos Brasil. Educador, membro honorário da Associação Luso-Brasileira de Transpessoal- Alubrat, Fellowship da Findhorn Foundation, da Escócia, vice-reitor da Unipaz e autor de 20 livros, no campo da psicologia e da espiritualidade.