Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Redentorista Pe. Joércio é nomeado bispo de Coari

O missionário redentorista, Pe. Joércio Gonçalves Pereira, foi nomeado bispo da prelazia de Coari (AM), pelo papa Bento XVI. A ordenação episcopal de Dom Joércio aconteceu dia 25 de fevereiro, no Santuário Nacional de Aparecida. No mesmo dia, em Caratinga (MG), foi também ordenado, Dom Paulo Mendes Peixoto.

Dom Joércio é redentorista

Dom Joércio foi ordenado bispo no dia 25 e no dia 26, data em que completou 23 anos de vida sacerdotal tomou posse como bispo coadjutor da Prelasia de Coari (AM).
Aos 54 anos, Dom Joércio, além dos estudos para a formação sacerdotal, obteve o título de Mestre em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e, regressando ao Brasil, ocupou vários cargos no Governo Provincial da Província Redentorista de São Paulo e ultimamente era o reitor do Santuário.

Durante a ordenação episcopal, no dia 25 de fevereiro, dom Aluísio Locheister, arcebispo emérito de Aparecida, destacou "dom Joércio, como Maria, recebeu o chamado de Deus, para ser Seu instrumento junto ao povo de Coari. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas, não é como um mercenário que quando o lobo chega ele foge...", frisou.

Dom Joércio, após a ordenação agradeceu as orações de todos e o chamado de Deus. Dirigindo-se à família redentorista agradeceu e disse "sou grato à Congregação Redentorista, sou grato a Santo Afonso, o nosso fundador e quero ser bispo não saindo da congregação, não saindo da província de São Paulo, mas quero ser bispo enviado pela Congregação e pela província de São Paulo", disse. Finalizando, pediu: "Rezem por mim, para que eu não seja um bispo de qualquer jeito, rezem por mim, para que eu seja um bispo do jeito de Jesus".
A celebração da ordenação episcopal encerrou com a bênção de Nossa Senhora Aparecida, que foi levada ao centro do Santuário, num andor com o formato de vitória-régia, a planta símbolo do Amazonas e dom Joércio proferiu a bênção, acompanhado pelos demais bispos e dezenas de sacerdotes presentes.

A prelazia de Coari

Dom Joércio foi empossado no dia 26 de fevereiro como bispo coadjutor da Prelazia de Coari (AM), situada no centro do Estado do Amazonas. A prelazia foi criada no dia 13 de julho de 1963 pelo Papa Paulo VI e confiada à Congregação do Santíssimo Redentor. Seu primeiro bispo foi Dom Mário Roberto Emmer Anglim e o atual é Dom Gutemberg Freire Régis, ambos redentoristas. Dom Joércio será, portanto, o terceiro bispo redentorista na história da Prelazia, que tem 202.626 habitantes segundo dados do IBGE de 2001. A população está distribuída em 7 municípios, com seis paróquias e três áreas missionárias, que contam com seis padres diocesanos e dez redentoristas.