Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Presidente da Câmara e Pároco de Sacramento recebem medalhas JK em Diamantina


Pároco Levi Fidélis Marques e o presidente da Câmara Bruno Cordeiro, respectivamente.

O presidente da Câmara Municipal de Sacramento, Bruno Scalon Cordeiro, e o pároco da cidade, Pe. Levi Fidélis Marques, receberam nessa terça-feira, 12, em Diamantina, a Medalha JK. Criada pelo governo mineiro há dez anos, a Medalha tem como objetivo, premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestam ou tenham prestado serviços relevantes à coletividade e contribuído para o crescimento das instituições políticas e governamentais, bem como para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País. Tem como patrono o ex-presidente, que nasceu em Diamantina, há 104 anos, e foi sucesso em recente mini-série realizada pela rede Globo.

Presidida pelo governador Aécio Neves, a solenidade que marcou a entrega da Medalha JK ao presidente da Câmara, Bruno Scalon Cordeiro, e ao pároco, Pe. Levi Fidelis Marques, contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauri Torres; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hugo Bengtosson; a filha de Juscelino, Maria Estela Kubistcheck, além de inúmeras autoridades. O evento aconteceu no dia do aniversário do ex-presidente e marcou os 30 anos de sua morte, ocorrida em agosto de 76, e os 50 anos de sua posse.

Bruno, que é bacharel em direito, recebeu a comenda das mãos do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Hugo Bengtsson, integrante do Conselho da Medalha. Pe. Levi é natural de Itamogi/MG, e responde pela paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento há dez anos Receberam também a Medalha JK, o deputado estadual Fahim Sawan, o desembargador do TJ, Unias Silva, a médica Zilda Arns, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, Carmem Lúcia Antunes Rocha, Eros Grau, deputados federais, estaduais, e várias outras personalidades do cenário político e social brasileiro.

A medalha JK foi recebida com emoção especial por Bruno Cordeiro, já que o ex-presidente, além de um grande estadista, mantinha laços de amizade com sua família.
“Foi muito emocionante porque, além do que ele representou à política nacional, foi amigo do meu avô, João Cordeiro a quem tenho como um ídolo. Os dois fizeram medicina juntos na UFMG e se encontraram também na política: meu avô na Prefeitura de Sacramento e JK governado Minas Gerais'', ressaltou o presidente da Câmara.