Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Zeca, de Delta é cruelmente assassinado


Um crime hediondo, com requintes de crueldade, revoltou a população da pequena Delta (MG), município à beira do rio Grande, a 50 Km de Sacramento. O padre diocesano e pároco, José Carlos Cearense, 44, carinhosamente conhecido como Pe. Zeca (foto), foi cruelmente assassinado por marginais, no quarto da paróquia, anexo à Igreja, por volta das 22h00, do dia 8 último. O seu corpo foi encontrado pela empregada doméstica, Maria Rodrigues Bezerra Ferreira, 39, às 8h00 do dia seguinte, quando chegou para trabalhar. Pe. Zeca foi encontrado caído, com o corpo retalhado por faca, com profundo cortes por toda extensão do corpo, com dois grandes cortes, um no tórax e outro ao lado, por onde os bandidos colocaram, ao lado do coração, um vidro de perfume.

As investigações levam o delegado Joaquim José Pedersen de Queiroz, que preside o inquérito, a relacionar o assassinato com outro crime ocorrido na cidade há dez dias, quando dois homens foram mortos em circunstâncias muito parecidas e abandonados no meio da rua. Uma dessas vítimas, segundo o delegado, esteve com Pe. Zeca de madrugada para se confessar, quando também teria entregue sua arma para o padre.

O bispo da diocese, Dom Aloísio Roque Oppermann interrompeu a viagem que fazia a Itaici, para o encontro da CNBB, para celebrar uma missa de corpo presente naquela cidade, a qual contou com cerca de 35 sacerdotes da região e mais de 500 fiéis. Logo após, o seu corpo foi trasladado para Araxá, cidade natal de Pe. Zeca, e velado durante toda a noite, até o seu sepultamento, que ocorreu às 10h00 dessa quinta-feira, 10.